segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vôo do tiger

Não é nenhuma noticia e nem nada demais eu só quero mesmo compartilhar com voces aqui o vôo do meu pequeno tiger no domingo na quinta do jacó - Setor Elétricos, já que agora a quinta se divide em 2 áreas, uma propícia para os aviões a combustão e o nosso bom e velho campinho para os elétricos. Agora vamos ao vídeo:


Plantas: Batwing



É isso mesmo o que voce viu, a planta do avião do batman, ou seja, praticamente um morcego. É ótimo para quem quer um vôo diferente. Esse é um post para o professor Mesaque que já possuiu um morcegão e agora criou um novo morcegão a partir de um Ipanema mais brabo. Então nada melhor do que fazer logo então o batwing.

Para baixar a planta clique aqui.

Monitoramento de baterias LiPo

Um dispositivo muito interessante e útil é utilizado pelos pilotos de elétricos para monitorar a carga das baterias de LiPo de várias células (há um modelinho específico para cada tipo de bateria em número de células), e ainda emitindo um som de alerta de fim de carga, além de um led na cor azul para indicar carga "boa", passando para outro led vermelho indicando final de carga.

São utilizados nos modelos elétricos, mas é uma excelente opção para monitorarmos as cargas das baterias dos "grandões", tipo Rx, IE's, bomba de fumaça.

É encontrado com preço muito bom na Hobby King.

Basta soldar o conector que vem com o aparato nos fios preto e vermelho e ligá-lo no plug de equalização de células da bateria, um fio em cada extremidade, respeitando-se, evidentemente, a polaridade da bateria e a cor dos fios do monitor.

É claro que isso não substitui a carga antes do final de semana de voos.

E nem deve ser considerada a utilização de equipamentos de origem duvidosa (servos, Rx, baterias, Tx...) em aeros de motores combustão, principalmente nas pequenas aeronaves, como é o caso dos aeros com motorização de 50cc para cima.

Nesses, o equipamento de bordo é de suma importância para garantir a tranquilidade do Piloto, além da segurança no voo.

Tucano de Fábio Fita Barbosa

Finalmente o inventor e aviador Fábio Fita Barbosa terminou seu pequeno Tucano T-27 de isopor revestido em laminado de madeira, versão menor elétrica, o inventor fez sua re-estréia sem erros e sem defeitos.

Fábio não poderia estar mais feliz primeiro por que o pequeno Tucano estava com o CG equilibrado sem necessidade de pedras, baterias no lado de fora ou chumbadas.


Olhe só o segundo vôo.



Vejam só a alegria do Fábio posando com seu bem sucedido Tucaninho.

Olha a felicidade do garoto.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Espanta cão voa na quinta do jacó

O famoso para-motor carinhosamente apelidado de espanta cão (imaginem por que...) voou com sucesso na quinta do jacó já foi o segundo vôo na nova área de pousos e decolagens da zona proibida onde a turma do combustão voou muito hoje. Veja as imagens:




Causos de Titico: Show

Pra quem pensa que Titico Fala Pouco é somente humor vai agora um vídeo mostrando que não é bem assim não Titico também é perícia e arrojo, veja no episódio de hoje da nossa série Causos de Titico: Show.



Agora estamos falando de Titico né? tinha que ter uma lenhazinha no final hehehehe

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Causos de Titico: O Poema

Mais um vídeo de nossa série preferida, Causos de Titico, episódio de hoje: O Poema.

Vejam nosso aviador declamando um um lindo (?) Poema de sua autoria assistam...



"amor, não olha pra mim que eu tô todo cagado..." 
kkkkkkkkkkkkk

Como encontrar o CG de um aeromodelo

Cada aeromodelo tem um CG correto, este é o ponto onde o aeromodelo tem seu equilibrio corretamente. Se você tiver construído a partir de um planta, então o CG deve ser marcado no planta. Se você comprou um avião ARF ou RTF, em seguida, no manual de instruções do fabricante deve dizer onde está o CG para esse modelo específico.

Um aeromodelo mal equilibrado, na melhor das hipóteses, vai ser difícil de controlar, e isso é especialmente verdadeiro para os aviões com peso de cauda. Na pior das hipóteses, o avião vai cair dentro de segundos!
 
Uma forma de equilibrar os aviões RC

Treinadores de asa alta são os mais fáceis de ser equilíbrado, e se for o seu primeiro avião, então este é provavelmente o caso.

Obviamente, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o centro de gravidade correto, de acordo com o planta ou manual. Em geral, regra geral, o GC será de cerca de um terço da corda da asa (largura) volta a partir do bordo de ataque.

Coloque as pontas de seus dedos médios sob cada asa, na linha do CG, um par de centímetros para fora da fuselagem. Levante cuidadosamente o avião para que ele esteja livre de qualquer superfície, e deixá-lo solto em seus dedos.

Um avião corretamente balanceado será ou nível, ou ter o nariz apontando ligeiramente para baixo. Se  a cauda ficar mais baixa é porque o aeromodelo está com peso de cauda e você precisa fazer algo a respeito.



Se o ajuste não estiver no centro "CG 'correto, a primeira coisa a fazer é tentar mover a bateria ou a qualquer das partes de RC quer mais para a frente ou mais para trás no interior do avião. Ao fazer isso, você está ajustando o equilíbrio, sem adição de peso extra ao modelo sob a forma de lastro.

O motor / bateria do receptor é de longe a melhor coisa a se mover, porque é o item mais pesado e vai ter o maior efeito com a menor quantidade de movimentos. Cuidadosamente tentar reposicioná-la frente ou de ré, cuidadosamente verificando o equilíbrio do avião depois que você moveu. Quando estiver satisfeito com o novo equilíbrio, certifique-se que a bateria está segura e não vai passar de sua nova posição.

Se você não poder reposicionar nada, o que é sempre uma possibilidade em aviões RTF, você pode ter de acrescentar peso tanto no nariz ou a cauda do avião para corrigir o CG. É preciso lembrar, porém, que a reação de adicionar peso morto para um modelo que nunca é bom - quanto menos peso em um avião, melhor que ele voa. Então, se você precisa adicionar peso para corrigir o CG, você precisa adicionar o mínimo possível.

Como equilibrar o seu avião de RC para Rolagem "ROLL"
Este é um saldo muitas vezes esquecido, muitas vezes, e de uma forma não é particularmente importante. Mas um avião de RC que tem um lado mais pesado do que o outro tem uma tendência natural para rolar e girar para o lado mais pesado, tornando sua vida um pouco mais difícil.

No entanto, o equilíbrio da rolagem não é quase tão importante como o equilíbrio mencionamos acima. A menos que algo está seriamente errado, o avião não vai sair do controle, apenas porque uma das asas é ligeiramente mais pesado que o outro! E as chances são que você pode corrigir quaisquer rolagem indesejados com o aileron trim, se houver.

Mas para equilibrar o avião de rolar, simplesmente lace um cordao em torno do eixo da hélice, entre o girador da fuselagem e, em seguida, alguns em torno da parte traseira da fuselagem, tão perto da cauda, como você pode observar. Levante o avião para cima e deixá-lo solto - ver se ele quer rolar para um lado ou outro. Se isso acontecer, então você precisa adicionar alguns pequenos pesos para a ponta da asa na parte superior.

Adicione apenas o suficiente para fazer o avião cair de nível, quando visto de frente. Gravando os pesos para a ponta da asa é um método fácil, embora você pode querer tomar o cuidado de colocá-las na ponta da asa e tampa sobre eles para escondê-los.

Para aviões com asas de isopor, empurrando um prego pequeno calibre ou pino do painel em que o isopor é uma ótima maneira de adicionar algum peso necessário, e é facilmente escondidas com tinta branca ou caneta.





Então, você tem dois métodos fáceis de equilibrar aviões rc. Como já mencionado, o equilíbrio da frente é muito crítico, se quiser manter seu plano em uma única peça, o saldo nominal não é tão crítica, mas vale a pena se você tiver o tempo.

Um avião corretamente equilibrado será sempre mais fácil e seguro para voar, e não vai precisar tanto de corte no transmissor.
 
Ou... em último caso voce sempre pode recorrer a um profissional em procurar CG como nosso colega inventor e aviador Fábio Fita Barbosa.
 
Veja o estilo do nosso testador de CG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Red Bull Air Race

Vejam só esse vídeo de uma das estapas da Red Bull Air Race, para se ter ideía do sufoco, sangue frio e habilidade de se evitar uma tragédia.

Transporte alternativo para gigantes

Já postamos duas matérias com esse tema, mas uma dúvida ficou no ar... E como seria um transporte alternativo para um gigante?? É pessoal... Vale tudo por amor ao hobby.

Notem a cara de Tô me lixando, eu quero é voar! rsrsrsr
 Transportar gigantes em pickups ou carretinhas é para os fracos! Quero ver é fazer isso... kkkkkkkkk

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Causos de Titico: Cão Peste

Mas um vídeo da série "Causos de Titico", episódio de hoje: Cão Peste.


"Como é o nome daquela bosta que é o nome de dois cão?"
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Montando uma oficina em casa

chaves de fenda
Quem pratica aeromodelismo necessita de algumas ferramentas básicas e algumas outras não tão básicas assim.

No que tange a manutenção, o aeromodelo é muito semelhante a um avião de verdade, precisa ser constantemente examinado, revisado e consertado. Depois de um dia de vôo é quase impossível que não existam acertos para fazer no aeromodelo, ou regular o motor, ou colar uma peça, ou regular comandos, apertar retentores...

As ferramentas básicas, indispensáveis a todo aeromodelista são as seguintes: três chaves de fenda (pequena, média e grande), três chaves de fenda philips (pequena, média e grande), chaves hallen ( todos tamanhos pequenas - polegada e milimétrica), alicate, alicate de ponta, alicate de corte, lixa de madeira (números 60, 100, 200), suporte de plástico (vendido nas ferragens) ou de madeira para lixas (feito em casa), chaves de fenda polegada e milimétrica (todos tamanhos pequenos), tesouras, réguas de metal (30 cm, 60 cm e 1 metro), esquadro, colas bonder e epóxi, estilete e jogo de lâminas.
torno de mesa

chaves allen
Se você for um aeromodelista daqueles mais exigentes, ou que adora comprar ferramentas (um hábito comum este de certas pessoas que ficam alucinadas dentro de uma ferragem, ou que gosta de trabalhar na oficina, que gosta de construir aeromodelos (o que é extremamente prazeroso pois que nada melhor do que pilotar o aeromodelo que a gente mesmo construiu), então, mais algumas ferramentas podem ser adquiridas.
Alicate de bico

Essas ferramentas são as seguintes (sugerindo essa ordem para aquisição): dremel, torno, lixadeira treme-treme, furadeira, parafusadeira elétrica, soprador, ferrinho para entelar, serra tico-tico manual, serra de disco, serra tico-tico de bancada e arco de serra para ferro.

Por primeiro a Dremel, um mini-torno, uma maquininha fantástica, a qual podem ser acoplados mais de 40 acessórios diferentes, desde pequenas puas até lixadeiras, escariadores, discos diversos de corte, etc... Prefira as que são ligadas na luz (pois as que funcionam com bateria tem pouca potência) e que possuem controle de velocidade. Uma boa Dremel custa em torno de U$ 100,00.

Um torno é bastante útil para firmar peças que necessitam ser trabalhadas.

A lixadeira treme-treme possui bastante utilidade. Se vc quiser lixar com mais velocidade certas peças de madeira adquira também uma máquina sensacional fabricada pela Ferrari que custa em torno de U$ 100,00, é uma lixadeira de esteira que funciona acomplando-se a furadeira.

A parafusadeira elétrica a que nos referimos é aquela com bateria recarregável. É útil inclusive no campo.
conjunto de chaves

O soprador (vendido nas lojas de modelismo) é igual a um secador de cabelo, só que capaz de produzir o dobro de calor e serve para esticar o aeroplast ou monokote. O ferrinho (também vendido nas lojas de modelismo) é um pequeno ferro de passar utilizado na entelagem do aeromodelo.

As demais ferramentas voce conhece.
Dremel

A lixadeira treme-treme, a furadeira e a tico-tico, desde que sua intenção não seja construir aeromodelos em larga escala, podem ser as da linha hobby (não profissional).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Avião de iniciação

Modelo ideal para iniciar, treinador Ipanema
Para quem pretende iniciar no aeromodelismo sempre bate uma dúvida, que modelo devo comprar? A pessoa ver em sites e revistas modelos bonitos principalmente warbirds e se encantam e dizem "-É esse que eu quero!", só que elas não imaginam que devem iniciar com aviões bem mais simples e modestos como um treinador de isopor.

O aeromodelismo na sua vertente do voo telecomandado (rádio-controle) não tem pré-requisitos. Necessita de uma visão espacial boa, mas não necessariamente excepcional, de uma destreza manual boa e de uma dose essa sim excepcional de bom senso e de sentido de responsabilidade.

Como começar:

Leitura de Revistas
RCM Magazine (USA); Modele Magazine (França); Modelismo em Noticias (Brasil); AutoModelismo (Portugal); entre outras.

Livros
Learning to Flight - I (RCM Magazine); entre outros.

Artigos
FAQ (Respostas às perguntas mais Habituais); entre outros.

Apoios
Clubes ou modelistas mais experientes.
Modelo treinador asa alta

Estes são os pontos de partida para uma iniciação bem sucedida ao aeromodelismo. É difícil e em geral não compensador tentar começar (totalmente) isolado.

Em qualquer dos casos aqui vai um "Manual do Principiante Isolado".

Avião de Iniciação:

 Aviao
  • Quase pronto a voar ("Almost Ready to Flight");
  • Asa Alta;
  • Perfil da asa plano-convexo;
  • Asa com diedro;
  • Trem de aterrissagem triciclo.
 Avião/Motor
  1. porte pequeno
  • envergadura entre 1.0m e 1.2m;
  • Motor entre elétrico com força de empuxo de 800g a 1.700g.
  • Motor confiável e barato.
Radio
  • no minimo umtransmissor FM 4 canais (recomendado 2.4GHz);
  • servos normais.

combustivel glow
Para quem escolhe iniciar ja em um combustao, além deste material torna-se necessário comprar o combustível, por exemplo, uma mistura de 80% de alcool metílico e 20% de óleo de rícino chamado glow, um cachimbo (ni-starter), isto é, uma bateria com aplicador próprio para fornecer a energia à vela necessária na altura do arranque do motor, além de outro material que embora não imprescindível tornará a vida muito mais simples.



Vejamos o porquê destas opções.

  1. Quase pronto a voar ("Almost Ready to Fly") - todos, ou quase todos os fabricantes actuais de aeromodelos propôem conjuntos já montados, ficando para o aeromodelista a tarefa de colocação do conjunto de telecomando (receptor, bateria, servos e ligações às superfícies móveis). A grande vantagem de um avião deste tipo é que limita os erros de construção que um principiante pode fazer, um avião mal construído nunca será um bom avião - "quem torto nasce tarde ou nunca se endireita". Além disso é muito mais rápido de construir.
  2. Feio - não é uma condição necessária mas, se houver problemas (leia-se desastre) ninguém fica com muita pena, ou seja, nunca se apegue ao seu primeiro aeromodelo.
  3. Asa alta com diedro - O diedro (ver "The Explanations of the Dihedral" é o ângulo que as duas semi-asas têm entre si. O objecto é ter um avião estável e com capacidade de auto-recuperação. Um avião de asa baixa e sem diedro após um comando de viragem (desestabilização) não retomará sozinho a posição de equilíbrio, um avião de asa alta e com diedro tenderá para a posição de equilíbrio.
  4. Perfil plano-convexo - é o perfil que dá mais sustentação para uma dada área alar. Ou seja o avião necessita de menos velocidade para se manter no ar, a sua velocidade de perda será menor do que em asas com prefis biconvexos e como tal dá uma pilotagem mais fácil.
  5. Trem de aterragem triciclo - Ou seja uma roda no nariz do avião e duas sob as asas. Este tipo de trem de aterragem facilita as descolagens e aterragens muito mais do que o trem de aterragem convencional (duas rodas nas asas e uma roda na cauda do avião).
  6. Radio FM de 4 canais ou 2.4GHz - Novamente o objectivo é comprar barato. Se tem a certeza que está no aeromodelismo para ficar talvez seja melhor comprar um radio (ver "Introduction to Radio Control Systems") melhor, 6 a 8 canais, programável, PCM, memorização de modelos, etc. Este último tipo de telecomando tanto serve para o princípio como permite uma posterior "progressão na carreira".
  7. Comprar um livro com indicações ou um simulador de voo - Nos anúncios das revistas da especialidade encontra-se, em geral, as indicações necessárias. A revista RCM Modeller publica una série de livros muito interessante, nomeadamente a série "Learning to Fly I" e II. O volume I tem tudo o que é necessário saber para uma iniciação ao aeromodelismo. A série de artigos que estão na secção correspondente são também uma boa referência. Os simuladores de voo também são uma aproximação possível. Novamente encontra nas revistas da especialidade todas as indicações necessárias.
  8. Encontrar um local - Os aviões radiocontrolados tem um "raio de ação" que está mais dependente das nossas capacidade visuais do que do alcance dos telecomandos. Um quadrado descampado com 2Km de lado e com uma pista (leia-se pedaço de chão liso) rectangular de 100m por 15m é o ideal. Evitar toda a proximidade de casas, estradas movimentadas e de uma forma geral de construções e pessoas.
  9. Aquisição do material - as revistas da especialidade são talvez o local ideal para procurar, lá encontram-se imensas indicações sobre casas comerciais. Outra possibilidade são as casas de venda por correio, novamente procure indicações nas revistas da especialidade, ou veja sites na internet, proponho aqui por exemplo, sites como www.hobbyking.comwww.hobbydelivery.com.br
    Uma última indicação - Tente encontrar um aeromodelista mais experiente na sua zona.

    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

    Os bastidores de uma matéria

    Não somos o video show mas vamos mostrar algumas cenas dos bastidores de uma reportagem, por exemplo pra quem viu o majestoso vôo do tucano do fábio não imagina as dificuldades que apareceram antes do majestoso vôo, abaixo algumas cenas disso...


    Vejam como dá trabalho para toda uma equipe a preparação da máquina para alçar vôo.


    No final a desmobilização de todo equipamento, é dá trabalho mesmo.

    domingo, 23 de janeiro de 2011

    O dia de vôo

    Hoje o dia foi bem movimentado, começamos com um vôo na quinta do jacó so com a companhia do Alan Cenarium, depois uma passada na beira rio onde voamos um pouco, logo depois uma queda com meu Tiger novo e que ja foi pro saco, olhem só o resultado.


    O motivo da queda não vou citar aqui porque pelo visto minha palavra não vale muito nesse caso.

    A tarde na quinta do jacó muito combate e muitos vôos hoje o aviador de guerra Reginaldo Vidraça derrubou mesmo meu Tiger já empenado. hehehe
    Mas a grande novidade do dia foi a apresentação do projeto secreto de Fábio Barbosa, um Super Tucano T-27 de isopor e revestido de madeira e que voou surpreendente bem apesar do tremendo peso de calda corrigido com uma pedra e a bateria 2200mah. Vejam o vídeo do vôo aqui a abaixo.




    Depois e gastar umas quatro baterias Fábio ainda quis fazer um vôo já a noitinha e derrubou o tucano na quinta, o pilto disse que não vai recuperar e sim fazer logo outro em sua oficina (acho que tenho que fazer o mesmo tambem rs), mesmo assim o inventor se disse muito satisfeito e aprovado.

    Aproveitando a chance vamos adiantar uma noticia, esse tucaninho elétrico tratava-se na verdade de um ensaio de um novo maior e melhor Tucano a combustão que está ainda em fase de desenvolvimento, tudo não passava de uma experiência para descobrir o CG do modelo entelado em madeira.
    Após uma bem sucedida bateria de testes é hora de aprontar as coisas e ir pra casa.

    sábado, 22 de janeiro de 2011

    Pouso Michael Jackson

    Voce ja ouviu falar disso? Pois é, eu tambem não... Mas o nosso cinegrafista  Fábio  Barbosa flagrou um pouso desses feito pelo comandante Daniel Souza, olhem só esse vídeo e notem a pose de Fábio Borges que ele faz ao mostrar total domínio sobre seu Calmato.


    "Olha pra cá gatona..."

    Causos de Titico

    Vamos iniciar uma série de posts em homenagem ao nossso aviador Titico Fala Pouco, os Causos de Titico onde ele conta suas histórias e estórias.

    No episódio de hoje teremos Titico lendo um manual de um kit em chinês vindo diretamente da Hobby King, vejam como ele não só lê, mas ensina como utilizar.


    REGULAGENS DE MOTORES INSTALADOS

    Motor 2 tempos, glow com problemas de funcionamento.

    Algumas observações sobre esse incoveniente que tanto nos aborrece e atrapalha um divertido e relaxante final de semana de vôo!

    A primeira coisa que se deve ter em mente é que o princípio básico de funcionamento de um motor 2 tempos é que, no primeiro tempo ele aspira o ar e combustível pelo carburador (pistão descendo no cilindro) que dosa a mistura ar+combustível para, em seguida, comprimir essa mistura ao máximo na câmara e provocar uma detonação (2° tempo) no composto que, por sua vez, empurra o pistão para baixo e assim se segue na sequencia; aspira/detona – aspira/detona...

    Pois bem, no motor gasolina, no momento exato da detonação, a vela recebe uma descarga altíssima de energia que a faz soltar uma faísca entre os eletrodos. Nesse momento ocorre a explosão.

    Já nos motores glow, a partir do primeiro momento em que o motor funciona (colocando-se o “Ni” na vela) o filamento aquece permanecendo “aceso” nas demais detonações proporcionando o funcionamento regular do motor.
    Ni-starter


    A invenção dessa “vela” (glow plug) possibilitou um desenvolvimento fantástico no aeromodelismo por conta de facilitar a miniaturização dos motores, assim como reduzir consideravelmente o peso e custo de fabricação.

    Entretanto, o princípio de funcionamento das velas é o mesmo de um “sabonete”, ainda que mal comparado.

    Quando nova a vela tem seu filamento na espessura ideal. A medida que vai sendo usada ela vai liberando partículas de seus elementos de composição que lha vão tornando “envelhecida”.

    Muitas das vezes, uma vela, ainda que esteja “acendendo”, pode não proporcionar um bom funcionamento do motor, por conta de estar fraca.

    Uma vela adequadamente usada, segundo o tamanho do motor, possibilita um melhor funcionamento do mesmo: 
    Vela


    OS #A3, para motores até .42;

    OS #A8, para motores de .45 a .61;

    OS #A5, para motores de .90 para cima.

    Estando em ordem a vela e o combustível, que, de preferência não deverá ser muito velho, e carregado que esteja o “Ni”, o procedimento básico de regulagem se dá da seguinte maneira:

    a) fechar a agulha de alta totalmente, porém sem arrochar para não danificar a sede;

    b) abrir cerca de 3 voltas completas e ligar o motor;

    c) ele funcionará mais “gordo” por conta da mistura estar com mais combustível que ar;

    d) mantendo-se a borboleta do carburador totalmente aberta, fecha-se a agulha de alta vagarosamente, até que o motor dê seu rendimento total de forma homogênea. A partir de então, volta-se dois “clic’s” nessa agulha para que ela não se torne pobre em vôo;

    Um erro normal de se acontecer é o Piloto afinar em demasia o motor e então, por excesso de aquecimento ou mesmo mistura pobre demais, acaba por apagar em vôo.

    O ideal é manter sempre a mistura levemente rica. Isso facilita a lubrificação e resfriamento do motor o que, sem dúvida, proporcionará um funcionamento regular e maior longevidade da máquina.

    Essa é a afinação da máxima.

    A afinação da lenta, se dá, regra geral, da seguinte forma:

    a) mantenha a marcha lenta por alguns segundos;

    b) acelere bruscamente;

    c) se o motor acelerar “engasgando”, vá fechando a agulha de lenta (sentido horário) em minúsculas voltas e repetindo sempre a aceleração brusca até que ele responda instantâneamente;

    d) se, ao contrário, o motor apagar, abra a agulha da mesma forma, ou seja, em minúsculas voltas, até que ele responda de forma ideal.

    Lembre-se sempre de usar hélices compatíveis com os motores e que elas estejam balanceadas.

    Percebam que essas dicas são para motores já amaciados, que estejam devidamente instalados nos aeros e que estão dando “problemas”.



    Fonte : Aerofanaticos

    FPV no pantanal

    Conforme eu tinha prometido na quinta do jacó, vou postar aqui o vídeo mais louco que eu já vi com FPV, trata-se de um vôo numa fazenda no pantanal, o cara faz gol passa por dentro de uma varanda da sede da fazenda, passa por dentro de uma árvore o.O, toca o gado e ainda atropela um jacaré! Isso mesmo, um jacaré.

    Vale a pena cada segundo, um show de imagens e talento.


    sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

    Era uma vez o loop do grego

    (Falha de São Paulo)

    Tudo acontece por volta das 18:25 horas desta nublada sexta-feira, 21 de janeiro de 2011, na Quinta do Jacó (ZONA PROIBIDA).
    Cruzavam os céus cinzentos os famosos acrobatas Reginaldo Vidraça, Fabinho 3D (isso mesmo), Augusto Filipe e ninguém menos que o magnata grego Demósthenes, recém-recuperado do trauma Extra 300 Hobby Delivery.
    De repente ouve-se o experiente aeronauta anunciar a realização da dificílima manobra denominada loop, cuja acrobacia consiste, basicamente, em fazer uma volta de 360 graus na vertical descendente em alta velocidade.
    Nesse momento um silêncio sepulcral cala a multidão perplexa. Até mesmo um conhecido mineirinho falastrão, que costuma dar pitaco nas imediações do circuito aéreo falando insistentemente "cê tá bão", fecha a matraca.
    Os olhos da galera fitam os céus, focando o Tiger do grego, já na iminência da tão aguardada desafiante peripécia.
    De repente, em fração de segundos o inesperado. Ao imprimir velocidade incompatível com a manobra que pretendia fazer ao sabor de um mergulho sem precedente, o talentoso aeromodelista simplesmente não consegue cabrar (subir) o avião, perde o controle e se espatifa no solo... Inacreditável!
    O barulho ensurdecedor das sirenes do Corpo de Bombeiros e o corre corre de ambulâncias indicam a gravidade do acidente aéreo.
    Imediatamente a equipe de apoio da Infraero isola o local enquanto o perito da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), professor Mesaque, inicia todos os procedimentos de praxe, a fim de identificar as causas do sinistro.
    Às 20 horas, o perito anuncia que o violento acidente aéreo foi resultado de "barbeiragem" do piloto...

    Regulagem do carburador


    Em uma conversa hoje na quinta do jacó a respeito de motores a combustão e o por quê de eles apagarem com facilidade em alguns casos surgiu a questão da regulagem do carburador então resolvi dar uma olhada neste assunto e resolvi postar aqui algumas  dicas que eu encontrei, vamos lá a elas.

    Acelere tudo (abrindo toda garganta do carburador) e encontre o ponto na agulha da alta em que o motor atinge maior rotação (geralmente 1 volta e meia ou duas voltas na agulha). Depois que você encontrar o ponto em que o motor atinge a maior aceleração abra a agulha 1/4 de volta (você notará que a rotação baixará um pouco). Este é o ponto ideal da alta rotação, ou seja, seu motor está levemente afogado. Levemente afogado para que trabalhe com mistura rica, para que não aqueça demais. Depois que você regulou a agulha da alta é hora de mexer na agulha ou parafuso da baixa. A agulha da baixa existem dois tipos dependendo da marca e o modelo do motor. Tem a agulha que se você abrir ela vai diminuir a entrada de combustível (enriquecendo a mistura - motor Thunder Tiger 46 por exemplo). 

    Vamos adiante: fechando a garganta vá até a menor rotação antes de o motor apagar. Feito isso, nesse nível de rotação em que está o motor, você tem que descobrir se o motorestá trabalhando com mistura pobre ou rica na baixa rotação, sendo que o ideal é que ele fique com a mistura muito levemente rica (com ocorre na alta).

    quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

    Super Herói controle remoto



    Eis aqui um projeto que daria o que falar nos céus da Quinta do Jacó, um aeromodelo totalmente diferente de tudo que você já viu ou imaginou... Um super herói voador controle remoto!


    Trata-se de um aeromodelo perfilado de depron em formato de uma pessoa, isso mesmo, uma pessoa... voando como se fosse um legítimo super herói, ou mais pra uma alma penada voando sobre o cemitério ao lado de nosso campo de pousos e decolagens. hehehehe



    É incrível como o aero realmente engana em pleno voo, parece mesmo um ser humano que burla a gravidade e tudo isso rádio controlado, ele foi inventado pelo grande (ou maluco) Greg Tanous, ele faz isso com versões que usam 1 ou 2 motores elétricos brushless e servos como qualquer avião normal só a planta e alguns acessórios que diferem, como lâmpadas de neon e tintas que brilham no escuro (por isso acho que se parece mais com uma alma penada rs).



    Vejam o vídeo e fiquem surpresos assim como eu. Quem quiser comprar o seu, ou até a planta é só ir no site dele, o rcsuperhero.com, tem várias opcões e tamanhos.






    Acrobacias: Curva chata, oito cubano e stall turn

    CURVA CHATA

    Numa curva à esquerda a asa direita deve estar mais baixa
    Looping
    Esta manobra é pouco conhecida, pelo menos eu a vi pouquíssimas vezes sendo executada por alguém. Comece como em uma curva normal, incline o modelo e calce-o com o profundor. Depois disso vá aplicando leme ao contrário da curva e compensando o efeito de rolagem com os ailerons. O objetivo é fazer as voltas de modo que a asa de fora fique mais baixa em relação à asa de dentro da curva. Vá apertando a curva o máximo que puder.







    OITO CUBANO

    Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e cabre para repetir a manobra. Lembre-se sempre de diminuir o motor ou até mesmo deixa-lo na lenta quando coloca-lo em mergulho. Colocar um modelo a pleno motor num mergulho quase sempre transforma o nosso belo avião em kit novamente.

    oito cubano


    STALL TURN

    Essa manobra é o "stall turn with options", uma manobra da Gama FAI-F3A. Considero esta, uma manobra muito importante, pois aprendemos a ter o controle do leme do avião. A partir desta manobra ganhamos experiência para utilizar o leme, para então fazermos roll de quatro pontos, faca, corrigir pousos em um dia com vento utilizando leme, etc.
     
    Se você já tem prática em fazer o "stall turn” (curva estolada), não vai ter dificuldade para realizar esta manobra. Vá até uma altura razoável, então, quando o avião estiver em um vôo reto na horizontal, de preferência próximo à cabeceira da pista (não em sua frente), dê toda potência e suba o avião, iniciando uma vertical; no meio da subida adicione aileron para qualquer um dos lados, até que o avião fique de costas para você. Quando ele estiver perdendo força tire o motor e dê leme (se preferir tire o motor depois de adicionado o leme), até que ele inicie uma decida; na metade da decida adicione aileron para um dos lados até que ele fique na posição oposta à que se encontrava, (a fim de que você veja a parte superior e não mais o dorso), por fim quando já tiver descido o suficiente, (quando chegar à altura de início da manobra) adicione profundor até ficar em um vôo na horizontal.
     
    Nesta manobra é necessário atenção, pois no momento do estol os comandos do leme estarão invertidos. Ex: se você der leme para esquerda, verá o avião caindo para direita e vice-versa.

    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

    LANÇAMENTO DA KYOSHO...

    Como fazer um cowl

    Passando pelo fórum da E-vôo vi um post interessante, como fazer um cowl, vou resumir aqui em algumas fotos e um vídeo, os proprietários dos hangares já sabem como fazer, por isso esse post é mais dedicado a nós, pobres mortais, que ainda não montamos os aviões.







     

    O primeiro passo é recompor o cowl com fita adesiva.



    Feita esta etapa o próximo passo é fazer o molde com gesso.


    Com o molde feito agora teremos que corrigir as imperfeições com lixa e/ou massa corrida.






    Com o molde pronto e lixado, de porte de um soprador (ou secador de cabelo) agora é só seguir as instruções do vídeo.


    Esta dica foi dada pelo Edgard membro do fórum da E-vôo. Para ver todos os detalhes visite lá no post dele.

    Madeira Balsa

    Você já teve a curiosidade de saber como é a árvore Balsa???
     Pois agora você vai matar sua curiosidade!!!

     Preparamos para você quase tudo sobre a balsa. Desde especificações, nomes científicos até fotos e desenhos, confira!

    Balsa Ecuador Lumber Corp.Um Volume de Balsa, do tamanho de um grosso tronco de árvore, é tão leve que pode ser carregado facilmente ao ombro por um homem.
    Um Volume de Balsa, do tamanho de um grosso tronco de árvore, é tão leve que pode ser carregado facilmente ao ombro por um homem.

            BALSA: é a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça. As espécies mais pesadas de pau-de-balsa pesam cerca de 320kg/m³. A balsa é leve porque o ar ocupa suas células quando a madeira seca. O pau-de-balsa produz grandes flores cor de marfim em forma de taça (veja foto), elas dão origem aos frutos e sementes.
            A palavra pau-de-balsa é derivada do nome da embarcação chamada balsa. As populações dos países tropicais usam seu tronco para construir balsas e jangadas. O pau-de-balsa é encontrado do sul do México ao norte da Venezuela e ao longo da costa oeste da América do Sul até a Bolívia. Grandes quantidades de balsa são cortadas no Equador, o maior produtor mundial é a Costa Rica.
            Nas Antilhas, a balsa é conhecida como a cortiça-das-antilhas.
            A balsa tem um brilho e uma textura acetinados. A madeira vai do branco ao creme levemente rosado nas partes centrais do tronco.
            A balsa é utilizada para fazer aeromodelos e alguns tipos de embarcações, carrocerias de caminhões, barcos salva-vidas e bóias. Também é usada como material isolante nas incubadoras e em carros e caminhões frigoríficos.
    Classificação Científica: O pau-de-balsa pertence à família da sumaúma, Bombacaceae. Está classificado no gênero Ochroma Pyramidale, espécie O. Iagopus.
    Enciclopédia DELTA UNIVERSAL, volume 2

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    Desenho de uma Árvore, Fruto, Folha e Flor de Balsa.
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    Uma floresta de Balsa.
    Crescimento: Depois de plantada a muda, em alguns meses atinge 2,4 m de altura, em 2 anos pouco mais de 6m, em 5 anos já esta com cerca de 20m de altura e mais de 50cm de diâmetro, e quando atingem a maturidade podem medir 30m de altura e 70cm de diâmetro com 9 anos de idade. Técnicas avançadas são usadas em todas as fases para ajudar no crescimento.
    Enciclopédia GROLIER MULTIMEDIA 1995.

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    Homem no meio de um bosque de Balsa
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    Foto de uma Flor de balsa
    Propriedades e Aplicações: As propriedades de madeira de balsa são muito parecidas com as da cortiça; é muito usada comercialmente, por causa de suas qualidades isolantes contra calor ou frio, por sua alta capacidade de flutuar sobre a água  e sua capacidade por enfraquecer som ou vibrações mecânicas. É intensamente usada para brinquedos, para maquetes e aeromodelos é claro.
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    Duas amostras de chapas de Balsa e uma de cedro.
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    Amostra de uma chapa de balsa.
    Conhecida também como: Balsa (Na América Latina em geral), Corcho (Mexico), Gatillo (Nicaragua), Enea , Pung (Costa Rica), Lana (Panama), Palo de balsa (Peru), Tami (Bolivia).
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    Amostra de Balsa vista pelo microscópio
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    As celulas são dispostas como um favo de mel
    Fato Histórico: Em 1947 o antropólogo Thor HEYERDAHL foi ao Peru, construiu uma jangada com troncos de balsa, e com cinco companheiros, foi velejando do porto de Callao pelo Oceano Pacífico até as Ilhas de Tuamotu no Pacífico Sul.
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