quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acrobacias: Curva chata, oito cubano e stall turn

CURVA CHATA

Numa curva à esquerda a asa direita deve estar mais baixa
Looping
Esta manobra é pouco conhecida, pelo menos eu a vi pouquíssimas vezes sendo executada por alguém. Comece como em uma curva normal, incline o modelo e calce-o com o profundor. Depois disso vá aplicando leme ao contrário da curva e compensando o efeito de rolagem com os ailerons. O objetivo é fazer as voltas de modo que a asa de fora fique mais baixa em relação à asa de dentro da curva. Vá apertando a curva o máximo que puder.







OITO CUBANO

Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e cabre para repetir a manobra. Lembre-se sempre de diminuir o motor ou até mesmo deixa-lo na lenta quando coloca-lo em mergulho. Colocar um modelo a pleno motor num mergulho quase sempre transforma o nosso belo avião em kit novamente.

oito cubano


STALL TURN

Essa manobra é o "stall turn with options", uma manobra da Gama FAI-F3A. Considero esta, uma manobra muito importante, pois aprendemos a ter o controle do leme do avião. A partir desta manobra ganhamos experiência para utilizar o leme, para então fazermos roll de quatro pontos, faca, corrigir pousos em um dia com vento utilizando leme, etc.
 
Se você já tem prática em fazer o "stall turn” (curva estolada), não vai ter dificuldade para realizar esta manobra. Vá até uma altura razoável, então, quando o avião estiver em um vôo reto na horizontal, de preferência próximo à cabeceira da pista (não em sua frente), dê toda potência e suba o avião, iniciando uma vertical; no meio da subida adicione aileron para qualquer um dos lados, até que o avião fique de costas para você. Quando ele estiver perdendo força tire o motor e dê leme (se preferir tire o motor depois de adicionado o leme), até que ele inicie uma decida; na metade da decida adicione aileron para um dos lados até que ele fique na posição oposta à que se encontrava, (a fim de que você veja a parte superior e não mais o dorso), por fim quando já tiver descido o suficiente, (quando chegar à altura de início da manobra) adicione profundor até ficar em um vôo na horizontal.
 
Nesta manobra é necessário atenção, pois no momento do estol os comandos do leme estarão invertidos. Ex: se você der leme para esquerda, verá o avião caindo para direita e vice-versa.

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