Cada aeromodelo tem um CG correto, este é o ponto onde o aeromodelo tem seu equilibrio corretamente. Se você tiver construído a partir de um planta, então o CG deve ser marcado no planta. Se você comprou um avião ARF ou RTF, em seguida, no manual de instruções do fabricante deve dizer onde está o CG para esse modelo específico.
Um aeromodelo mal equilibrado, na melhor das hipóteses, vai ser difícil de controlar, e isso é especialmente verdadeiro para os aviões com peso de cauda. Na pior das hipóteses, o avião vai cair dentro de segundos!
Um aeromodelo mal equilibrado, na melhor das hipóteses, vai ser difícil de controlar, e isso é especialmente verdadeiro para os aviões com peso de cauda. Na pior das hipóteses, o avião vai cair dentro de segundos!
Uma forma de equilibrar os aviões RC
Treinadores de asa alta são os mais fáceis de ser equilíbrado, e se for o seu primeiro avião, então este é provavelmente o caso.
Obviamente, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o centro de gravidade correto, de acordo com o planta ou manual. Em geral, regra geral, o GC será de cerca de um terço da corda da asa (largura) volta a partir do bordo de ataque.
Coloque as pontas de seus dedos médios sob cada asa, na linha do CG, um par de centímetros para fora da fuselagem. Levante cuidadosamente o avião para que ele esteja livre de qualquer superfície, e deixá-lo solto em seus dedos.
Um avião corretamente balanceado será ou nível, ou ter o nariz apontando ligeiramente para baixo. Se a cauda ficar mais baixa é porque o aeromodelo está com peso de cauda e você precisa fazer algo a respeito.
Se o ajuste não estiver no centro "CG 'correto, a primeira coisa a fazer é tentar mover a bateria ou a qualquer das partes de RC quer mais para a frente ou mais para trás no interior do avião. Ao fazer isso, você está ajustando o equilíbrio, sem adição de peso extra ao modelo sob a forma de lastro.
O motor / bateria do receptor é de longe a melhor coisa a se mover, porque é o item mais pesado e vai ter o maior efeito com a menor quantidade de movimentos. Cuidadosamente tentar reposicioná-la frente ou de ré, cuidadosamente verificando o equilíbrio do avião depois que você moveu. Quando estiver satisfeito com o novo equilíbrio, certifique-se que a bateria está segura e não vai passar de sua nova posição.
Se você não poder reposicionar nada, o que é sempre uma possibilidade em aviões RTF, você pode ter de acrescentar peso tanto no nariz ou a cauda do avião para corrigir o CG. É preciso lembrar, porém, que a reação de adicionar peso morto para um modelo que nunca é bom - quanto menos peso em um avião, melhor que ele voa. Então, se você precisa adicionar peso para corrigir o CG, você precisa adicionar o mínimo possível.
Como equilibrar o seu avião de RC para Rolagem "ROLL"
Este é um saldo muitas vezes esquecido, muitas vezes, e de uma forma não é particularmente importante. Mas um avião de RC que tem um lado mais pesado do que o outro tem uma tendência natural para rolar e girar para o lado mais pesado, tornando sua vida um pouco mais difícil.
Treinadores de asa alta são os mais fáceis de ser equilíbrado, e se for o seu primeiro avião, então este é provavelmente o caso.
Obviamente, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o centro de gravidade correto, de acordo com o planta ou manual. Em geral, regra geral, o GC será de cerca de um terço da corda da asa (largura) volta a partir do bordo de ataque.
Coloque as pontas de seus dedos médios sob cada asa, na linha do CG, um par de centímetros para fora da fuselagem. Levante cuidadosamente o avião para que ele esteja livre de qualquer superfície, e deixá-lo solto em seus dedos.
Um avião corretamente balanceado será ou nível, ou ter o nariz apontando ligeiramente para baixo. Se a cauda ficar mais baixa é porque o aeromodelo está com peso de cauda e você precisa fazer algo a respeito.
Se o ajuste não estiver no centro "CG 'correto, a primeira coisa a fazer é tentar mover a bateria ou a qualquer das partes de RC quer mais para a frente ou mais para trás no interior do avião. Ao fazer isso, você está ajustando o equilíbrio, sem adição de peso extra ao modelo sob a forma de lastro.
O motor / bateria do receptor é de longe a melhor coisa a se mover, porque é o item mais pesado e vai ter o maior efeito com a menor quantidade de movimentos. Cuidadosamente tentar reposicioná-la frente ou de ré, cuidadosamente verificando o equilíbrio do avião depois que você moveu. Quando estiver satisfeito com o novo equilíbrio, certifique-se que a bateria está segura e não vai passar de sua nova posição.
Se você não poder reposicionar nada, o que é sempre uma possibilidade em aviões RTF, você pode ter de acrescentar peso tanto no nariz ou a cauda do avião para corrigir o CG. É preciso lembrar, porém, que a reação de adicionar peso morto para um modelo que nunca é bom - quanto menos peso em um avião, melhor que ele voa. Então, se você precisa adicionar peso para corrigir o CG, você precisa adicionar o mínimo possível.
Como equilibrar o seu avião de RC para Rolagem "ROLL"
Este é um saldo muitas vezes esquecido, muitas vezes, e de uma forma não é particularmente importante. Mas um avião de RC que tem um lado mais pesado do que o outro tem uma tendência natural para rolar e girar para o lado mais pesado, tornando sua vida um pouco mais difícil.
No entanto, o equilíbrio da rolagem não é quase tão importante como o equilíbrio mencionamos acima. A menos que algo está seriamente errado, o avião não vai sair do controle, apenas porque uma das asas é ligeiramente mais pesado que o outro! E as chances são que você pode corrigir quaisquer rolagem indesejados com o aileron trim, se houver.
Mas para equilibrar o avião de rolar, simplesmente lace um cordao em torno do eixo da hélice, entre o girador da fuselagem e, em seguida, alguns em torno da parte traseira da fuselagem, tão perto da cauda, como você pode observar. Levante o avião para cima e deixá-lo solto - ver se ele quer rolar para um lado ou outro. Se isso acontecer, então você precisa adicionar alguns pequenos pesos para a ponta da asa na parte superior.
Adicione apenas o suficiente para fazer o avião cair de nível, quando visto de frente. Gravando os pesos para a ponta da asa é um método fácil, embora você pode querer tomar o cuidado de colocá-las na ponta da asa e tampa sobre eles para escondê-los.
Para aviões com asas de isopor, empurrando um prego pequeno calibre ou pino do painel em que o isopor é uma ótima maneira de adicionar algum peso necessário, e é facilmente escondidas com tinta branca ou caneta.
Então, você tem dois métodos fáceis de equilibrar aviões rc. Como já mencionado, o equilíbrio da frente é muito crítico, se quiser manter seu plano em uma única peça, o saldo nominal não é tão crítica, mas vale a pena se você tiver o tempo.
Um avião corretamente equilibrado será sempre mais fácil e seguro para voar, e não vai precisar tanto de corte no transmissor.
Ou... em último caso voce sempre pode recorrer a um profissional em procurar CG como nosso colega inventor e aviador Fábio Fita Barbosa.
Veja o estilo do nosso testador de CG |
obrigado amigo ajudou muito seu tutorial!
ResponderExcluirboa tarde ... como faço para achar o cg de um extra 330l da peak model? pela recomendaçao de 1/3 da asa de ataque esta dando cg de nariz. mais quando voa ele esta de calda. Alguem tem algum manual desse aero?
ResponderExcluirpede para alexandro maia ,que ele resolve pra vc.kkkkk
Excluirboa tarde ... como faço para achar o cg de um extra 330l da peak model? pela recomendaçao de 1/3 da asa de ataque esta dando cg de nariz. mais quando voa ele esta de calda. Alguem tem algum manual desse aero?
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