terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Avião de iniciação

Modelo ideal para iniciar, treinador Ipanema
Para quem pretende iniciar no aeromodelismo sempre bate uma dúvida, que modelo devo comprar? A pessoa ver em sites e revistas modelos bonitos principalmente warbirds e se encantam e dizem "-É esse que eu quero!", só que elas não imaginam que devem iniciar com aviões bem mais simples e modestos como um treinador de isopor.

O aeromodelismo na sua vertente do voo telecomandado (rádio-controle) não tem pré-requisitos. Necessita de uma visão espacial boa, mas não necessariamente excepcional, de uma destreza manual boa e de uma dose essa sim excepcional de bom senso e de sentido de responsabilidade.

Como começar:

Leitura de Revistas
RCM Magazine (USA); Modele Magazine (França); Modelismo em Noticias (Brasil); AutoModelismo (Portugal); entre outras.

Livros
Learning to Flight - I (RCM Magazine); entre outros.

Artigos
FAQ (Respostas às perguntas mais Habituais); entre outros.

Apoios
Clubes ou modelistas mais experientes.
Modelo treinador asa alta

Estes são os pontos de partida para uma iniciação bem sucedida ao aeromodelismo. É difícil e em geral não compensador tentar começar (totalmente) isolado.

Em qualquer dos casos aqui vai um "Manual do Principiante Isolado".

Avião de Iniciação:

 Aviao
  • Quase pronto a voar ("Almost Ready to Flight");
  • Asa Alta;
  • Perfil da asa plano-convexo;
  • Asa com diedro;
  • Trem de aterrissagem triciclo.
 Avião/Motor
  1. porte pequeno
  • envergadura entre 1.0m e 1.2m;
  • Motor entre elétrico com força de empuxo de 800g a 1.700g.
  • Motor confiável e barato.
Radio
  • no minimo umtransmissor FM 4 canais (recomendado 2.4GHz);
  • servos normais.

combustivel glow
Para quem escolhe iniciar ja em um combustao, além deste material torna-se necessário comprar o combustível, por exemplo, uma mistura de 80% de alcool metílico e 20% de óleo de rícino chamado glow, um cachimbo (ni-starter), isto é, uma bateria com aplicador próprio para fornecer a energia à vela necessária na altura do arranque do motor, além de outro material que embora não imprescindível tornará a vida muito mais simples.



Vejamos o porquê destas opções.

  1. Quase pronto a voar ("Almost Ready to Fly") - todos, ou quase todos os fabricantes actuais de aeromodelos propôem conjuntos já montados, ficando para o aeromodelista a tarefa de colocação do conjunto de telecomando (receptor, bateria, servos e ligações às superfícies móveis). A grande vantagem de um avião deste tipo é que limita os erros de construção que um principiante pode fazer, um avião mal construído nunca será um bom avião - "quem torto nasce tarde ou nunca se endireita". Além disso é muito mais rápido de construir.
  2. Feio - não é uma condição necessária mas, se houver problemas (leia-se desastre) ninguém fica com muita pena, ou seja, nunca se apegue ao seu primeiro aeromodelo.
  3. Asa alta com diedro - O diedro (ver "The Explanations of the Dihedral" é o ângulo que as duas semi-asas têm entre si. O objecto é ter um avião estável e com capacidade de auto-recuperação. Um avião de asa baixa e sem diedro após um comando de viragem (desestabilização) não retomará sozinho a posição de equilíbrio, um avião de asa alta e com diedro tenderá para a posição de equilíbrio.
  4. Perfil plano-convexo - é o perfil que dá mais sustentação para uma dada área alar. Ou seja o avião necessita de menos velocidade para se manter no ar, a sua velocidade de perda será menor do que em asas com prefis biconvexos e como tal dá uma pilotagem mais fácil.
  5. Trem de aterragem triciclo - Ou seja uma roda no nariz do avião e duas sob as asas. Este tipo de trem de aterragem facilita as descolagens e aterragens muito mais do que o trem de aterragem convencional (duas rodas nas asas e uma roda na cauda do avião).
  6. Radio FM de 4 canais ou 2.4GHz - Novamente o objectivo é comprar barato. Se tem a certeza que está no aeromodelismo para ficar talvez seja melhor comprar um radio (ver "Introduction to Radio Control Systems") melhor, 6 a 8 canais, programável, PCM, memorização de modelos, etc. Este último tipo de telecomando tanto serve para o princípio como permite uma posterior "progressão na carreira".
  7. Comprar um livro com indicações ou um simulador de voo - Nos anúncios das revistas da especialidade encontra-se, em geral, as indicações necessárias. A revista RCM Modeller publica una série de livros muito interessante, nomeadamente a série "Learning to Fly I" e II. O volume I tem tudo o que é necessário saber para uma iniciação ao aeromodelismo. A série de artigos que estão na secção correspondente são também uma boa referência. Os simuladores de voo também são uma aproximação possível. Novamente encontra nas revistas da especialidade todas as indicações necessárias.
  8. Encontrar um local - Os aviões radiocontrolados tem um "raio de ação" que está mais dependente das nossas capacidade visuais do que do alcance dos telecomandos. Um quadrado descampado com 2Km de lado e com uma pista (leia-se pedaço de chão liso) rectangular de 100m por 15m é o ideal. Evitar toda a proximidade de casas, estradas movimentadas e de uma forma geral de construções e pessoas.
  9. Aquisição do material - as revistas da especialidade são talvez o local ideal para procurar, lá encontram-se imensas indicações sobre casas comerciais. Outra possibilidade são as casas de venda por correio, novamente procure indicações nas revistas da especialidade, ou veja sites na internet, proponho aqui por exemplo, sites como www.hobbyking.comwww.hobbydelivery.com.br
    Uma última indicação - Tente encontrar um aeromodelista mais experiente na sua zona.

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