terça-feira, 5 de abril de 2011

Como fazer um cortador de isopor


cortador vendido em lojas
Temos recebido pedidos principalmente vindos dos novos aspiras de um post que ensina como se faz um aeromodelo pra iniciantes. Para se iniciar recomendamos um modelo de isopor pequeno treinador, eu mesmo iniciei com um pequeno Ipanema feito de isopor e depron, que nada mais é que um tipo de isopor mais denso). Para se construir então os aeros deve-se primeiro aprender a manipular a principal matéria prima o isopor.

A manipulação é composta basicamente de duas etapas, o corte e o lixamento, neste artigo vou tratar primeiro da parte referente ao corte, para se efetuar os cortes no isopor deve-se usar uma ferramenta chamada Cortador de Isopor, hoje em dia já temos cortadores prontos à venda em livrarias  e lojas onde se vende isopor, o tipo de isopor recomendado para a fabricação de aviões é o P3.

Há também os modelos feitos em casa, estes são a grande maioria dos pequenos hangares espalhados pelo país nas garagens dos aeromodelistas e é a respeito destes modelo que falaremos aqui.

Os cortadores de isopor são basicamente uma resistência elétrica em forma de um arco (tipo arco e flecha mesmo ou um berimbau para os baianos rs), eles são compostos por 3 partes distintas:
  • Arco de madeira
  • Fio metálico bem fino
  • Fonte elétrica
cortador caseiro

Com o fio esticado no arco ligamos as duas extremidades nos pólos positivo e negativo da fonte elétrica, um tipo de fonte muito boa para isto são as fonte de computadores 12 volts, pode ser do tipo AT ou ATX, algumas pessoas utilizam também dimmer para controlar a temperatura, outra forma de se controlar a temperatura do cortador é variando o tamanho da corda lembrando que quanto maior a corda menor a temperatura do fio de corte, uma medida muito boa é 50cm, para se variar o comprimento pode-se usar o artifício de ligar a fonte à corda através de garras do tipo jacaré e se ajusta a distância movendo as garras através do fio até se chegar na temperatura desejada.

Para voce mesmo fabricar seu cortador irá precisar dos seguintes materiais:
  • pequeno sarrafo de madeira ou vabo de vassoura
  • opcionalmente para um melhor acabamento um pedaço de ferro de construção de 3mm ou 4.2mm
  • 2 metros de fio de niquel-cromo n. 27 ou 28, pode-se usar também a corda mais fina de violão ou guitarra
  • 1 fonte de computador ou dimmer de 250w.
  • Fio  ou cabo flexível de 2.5mm2
  • plug de tomada comum 10A.
As instruções detalhadas para a construção do cortador podem ser encontradas no site da E-voo ou se preferir voce pode assistir os vídeos abaixo.


Fontes: e-voo e toywing.

16 comentários:

  1. tambem dá sem fonte eletrica?

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que sem fonte elétrica vc consiga cortar.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que sem fonte elétrica vc consiga cortar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Dá sim, veja esse video que fiz um usando fonte de celular e fio de bombril, funciona tambem com 4 pilhas das grandes tipo A.
    http://www.youtube.com/watch?v=JnRRaHtll6k&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  6. Ola boa noite tudo bem sou artesã e faço artes em eva e uso muito o isopor , em busca na net acabei encontrando seu site , gostaria de saber se eu poderia copiar uma foto e o link para poder postar em meu blog , pois é muito interessante e de grande ultilidade , desde já eu agradeço e muito obrigada por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
  7. À vontade, Wanessa, pode postar sem problemas, basta citar a a fonte e pode divulgar da forma q desejar, estamos aqui pra compartilhar experiencias!

    ResponderExcluir
  8. OLA...A TODOS.. QUERO SABER SE FUNCIONA O CORTADOR DIRETO COM DIMMER, OU SEJA SEM TRANSFORMADOR E QUAL TIPO DO MATERIAL NESTE CASO..
    OBRIGADO
    REGINALDO
    pu1rcf@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. OLA...A TODOS.. QUERO SABER SE FUNCIONA O CORTADOR DIRETO COM DIMMER, OU SEJA SEM TRANSFORMADOR E QUAL TIPO DO MATERIAL NESTE CASO..
    OBRIGADO
    REGINALDO
    pu1rcf@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. cara to fazendo um aparelho com 18 metros de fio niquel cromo bitola 25, não sei como fazer os calculos do dimmer, votagem e amperagem necessária. A resistencia ohms do fio é de 7 ohms/metro

    ResponderExcluir
  11. Ola boa noite gostaria de saber onde posso usar comprando o níquel cromo, ou se posso isaar um fio de cobre da aqueles bem fininhos.tipo flexdivel desenrolado um filzinho.kkkk isso não é pedir muito né Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. ola o dimmer posso usar um de 600w?

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de complementar meu post: http://www.isopor.net.br/2013/03/como-fazer-um-cortador-de-isopor_10.html

    usando informações dessa sua postagem... ok?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Ai sim agora posso fabricar meu primeiro aero modelo. muito obrigado parceiro

    ResponderExcluir
  15. Já fiz o meu assim que peguei a dica fui no meu cantinho dos trecos e garimpei tudoe já usei o cortador 👍

    ResponderExcluir

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...