domingo, 2 de janeiro de 2011

ESPECIAL: EMB-202 Ipanema da Embraer, história e planta


Titico Fala Pouco e seu Ipanema
É com imenso prazer que vou contar um pouco da história de um avião que é muito especial pra mim porque foi o meu primeiro aeromodelo um EMB-202 Ipanema, meu saudoso General Lee, este post é dedicado ao grande aviador Titico Fala Pouco por ser o único aviador de nossa cidade que nunca muda de modelo, ele SEMPRE voa com um Ipanema!

Rodando pela internet ontem li a notícia que a Embraer entregou duas aeronaves Ipanema à FAB… O Ipanema é uma aeronave que eu admiro por ser robusta, econômica e versátil.

Falando em economia, desde 2004 essa aeronave é a unica no mundo homologada de fábrica para voar com AV-Alcool fazendo com que o custo de manter e operar essa aeronave diminua muito.
Para se ter uma idéia da versatilidade da aeronave, TUG(reboque de planadores), aeronave de pulverisação agrícola, combate a incêndios são algumas de suas utilização no país.


O Ipanema é um monoposto e monoplano de asa baixa. Sua fuselagem é toda construída com tubos metálicos de aço especial, que absorve impactos em caso de colisão, e os painéis externos são de fácil remoção para limpeza. O Ipanema possui ainda, ar-condicionado, indicação visual da quantidade de produtos no hopper e sistema de pulverização eletrostática. 



 
 
É impulsionado por um conjunto motopropulsor formado pelo motor lycoming IO-540-K1J5, de 320HP para álcool e de 300HP para gasolina a 2700RPM e hélice tripá Hartzell de velocidade constante.
As rodas do trem de pouso de grande diâmetro e com grande distância entre eixos proporcionam maior estabilidade na hora do pouso e da decolagem. Além disso, o trem de pouso principal é do tipo convencional, não retrátil e de alta resistência.  A cauda apresenta uma bequilha comandável.

• Dimensões:
Comprimento total: 7,43m | Altura: 2,22m | Envergadura:11,69m
• Peso:
Máximo: 1800kg
Categoria Restrita: Decolagem e Pouso
• Capacidade de Combustível:
Total: 292 litros (77 US gal.)
Utilizável: 264 litros (70 US gal.)
• Tanque de Produtos Químicos (hopper):
Volume Total: 950 litros 

História:

Em 1969 o Centro Técnico Espacial(CTA) iniciou o projeto de um avião de pulverisação agrícola que atendesse as especificações pedidas pelo Ministério da Agricultura.
O primeiro protótipo(PP-ZIP) realizou seu primeiro voo no dia 30/07/1970, e em abril de 1971 a aeronave foi homologada. A Embraer ficou responsável pela produção em série e a iniciou logo após a homologação identificando-a como EMB-200.

Veja abaixo uma relíquia, o vídeo da primeira entrega do Ipanema:



O Ipanema está em prdução há mais de 30 anos e possui mais de 1000 unidades entregues, atualmente a aeronave é produzida pela Neiva Aeronáutica(subsidiária da Embraer) com sede em Botucatu/SP.
Versões:
O Ipanema possuí atualmente 7 versões diferentes, são elas:
  • EMB-200: Primeira versão, desenvolvida na decada de 70 pelo CTA. Possui motor um Lycoming de 260 HP. A capacidade do reservatório era de 550kg.
  • EMB-200A: Versão melhorada do EMB-200, com pneus maiores, nova tampa para reservatório de quimicos e outras alteraçõs menores
  • EMB-201: Homologada em 1973, essa versão possui um motor Lycoming de 300 HP, mais potente do que a versão original.
  • EMB-201A: Versão melhorada do EMB-201, varias alterações com relação à sua versão anterior, como winglets e um novo perfil de asa. Esta versão foi a primeira a se produzida pela Neiva em 1981.
  • EMB-201R: A Força aérea brasileira solicitou a produção de 3 TUGs para o Clube de Voo-a-Vela da Academia da Força Aérea (AFA), que tivessem potência suficiente para rebocar 2 planadores ao mesmo tempo, a Embraer então produziu esta versão denominada pela FAB de U-19
  • EMB-202: Versão melhorada pela Neiva do EMB-201, com maior capacidade de carga de químicos e melhoras na cabine einstrumentos, homologada em 1991.
  • EMB-202: Versão mais moderna do Ipanema, homologada em 2004, primeira aeronave de fábrica a voar com Alcool, é vendida atualmente em 2 versões Alcool(com motor de 320HP) ou AV-gas(motor de 300HP)

Agora a planta deste aero histórico!



Medidas reais do avião
Medidas reais do avião

Medidas reais do avião


Preview da planta
Perfis do aero

Resultado final
E finalmente o download da planta, basta imprimir e juntar as partes como um mosaico.

PLANTA IPANEMA EMB-202.pdf



Um comentário:

  1. Bom dia, poderia mandar a planta do Ipanema mb 202 em 3d por email pois tentei baixar mas não consegui... joaoalves_21@hotmail.com. desde já agradeço...

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