domingo, 9 de janeiro de 2011

Extra 300 ref. .40 elétrico


Nesta semana comprei um novo aero, trata-se de um Extra 300 elétrico equivalente a um com motor a combustão .40, com 1.280mm de envergadura de asa, conforme as especificaões abaixo:

Características Técnicas
- Modelo: EXTRA 300 EP (40)
- Fabricante: The World Models
- Categoria: Escala Acrobático elétrico tamanho 40
- Envergadura: 1280mm
- Área da asa: 450 square inch.
- Comprimento:1110mm.
- Peso total aproximado: 1510gr
- Speed control para motores brushless com mínimo de 70 Amperes Hobby King
- Bateria LI-PO 4S (14,8V) com capacidade entre 3000 e 3300mAh.
- Micro receptor FM (aceita também receptor standard)
 - 2 micro servos de 9g.
-2 servos digitais Align DS-510

O pacote
O Extra 300 tamanho 40 ARF comprado na Hobby Delivery por R$ 389,54 veio juntamente com o motor  e 3 hélices 13x8 também comprados na HD chegaram muito bem embalados e sem danos nos correios e recebido hoje ainda (08/01/2011) numa caixa de papelão dentro de outra mais resistente a fim de evitar danos ao conteúdo conforme mostrado na foto.




















Motor

Quanto ao motor escolhido eu decidi comprar um motor que resolvesse não só a necessidade deste aero tamanho 40 quanto a um possível proximo modelo de tamanho maior também para acrobacias então comprei um motor EMAX BL2832-05 BRUSHLESS DE ALTO DESEMPENHO que é equivalente a um motor Glow tamanho .46 com as seguintes caracteristicas técnicas:

EMAXBL2832-05
- Equivalência glow: .46 2 tempos
- Tensão de trabalho: 14,8V (4S LI-PO)
- RPM/Volt: 960 RPM/V
- Eficiência máxima: 86%
- Faixa de corrente para melhor eficiência: 22 a 35 Amperes
- Corrente máxima admissível: 45 A por 60segundos
- Consumo de corrente sem carga: 2,1 A
- Dimensões da área magnética: 30 mm. x 32 mm.
- Dimensões externas: 38mm x 53mm.
- Diâmetro do eixo: 5 mm.
- Diâmetro do eixo do adaptador de hélice: 8mm.
- Peso com cabos de alimentação: 210 gr.
- Utilizável em aeromodelos de peso: 2000 a 4000gr. Para acrobáticos, utilize a metade inferior para seu projeto.
- Speed control recomendado: EMAX 80A
- Bateria recomendada: LIPO 4S com corrente de descarga nominal de no mínimo 65 Amperes

Notem que este motor é capaz de um aeromodelo de até 4kg para vôos escala e 2kg para vôos acrobáticos fazendo dele um candidato perfeito para este Extra com 1.510g estimados.

ARF
 
Optado por um aero ARF para a compra eis a apresentação dele,um charuto com canopi montados e entelados, cowl, asas e estabilizadores horizontais e verticais montados, restando somente a montagem destes, linkagem e os adesivos para estar com o corpo do avião pronto.

Apesar de facil montagem, para quem entende, nosso montador Mesaque teve alguns problemas a enfrentar, um deles foi a parede de fogo que possuía um compartimento para por o motor DENTRO e não à frente como estamos mais acostumados, isto é uma característica dos motores da The World Models e como optamos por um E-Max foi necessário uma alteração na parede de fogo para deixar apto ao nosso 2832/05.

Foi necessário fazer um corte na parede de fogo para por um pedaço de madeira encurtando toda a peça e tambem reforçando para ficar mais resistente. Olhem o que o mestre Mesaque fez na parede de fogo do Extra.

Notem o reforço colado na frente e em baixo para acomodação de um motor com capacidade de empuxo com mais do dobro do peso do Extra.

Nas demais partes nenhuma surpresa ou dor de cabeça na montagem, só um pouco de paciencia, mas antes de iniciarmos a montagem propriamente dita do Extra uma pequena pausa aproveitar as peças ainda separadas para a cópia de um modelo para elaboração de uma futura planta e a criação de um equivalente de isopor.


 Após o processo de cópia começamos pelos estabilizadores vertical e horizontal com profundor e leme.

Terminada essa fase tivemos uma agradável surpresa com a visita de um cantor para amenizar o clima e nos divertir um pouco, o cantor era ninguem mais que o grande cinegrafista do blog Fábio Fita Barbosa com um repertório de rock clássico e old times, o Mesaque se sentiu adolescente de novo. rsrsrsrs


O próximo passo foi a montagem das asas e colocação dos servos nelas, o professor Mesaque precisou adaptar 2 apoios de madeira haja visto que o tamanho reservado não dava para micro-servos sendo um pouco maiores que estes e também um pouco menores que os servos digitais DS-510 da ALign que também tínhamos.


Agora era a vez dos servos do profundor e leme que nesse Extra se encontram dentro do charuto, para o profundor um unico servo dá conta do recado mas com 2 links já que as duas partes dos profundor não são interligadas e para o leme tudo tranquilo com os links passando pelos tubos que fazem parte do kit.

Estes servos digitais são do tipo precisão e torque, dando conta de até 5kg com uma precisão de dar inveja às outras marcas o interessante é que eles são servos para helicópteros acrobáticos 3D T-Rex 500 logo percebe-se a qualidade deles.


A bequilha foi montada sem nada a alarmar, o kit vem com uma bequilha bem simples e eficiente com dobras para absorver os impactos e bem ajustada ao modelo não deve ser problema no futuro.


Um detalhe interessante são os furos destinados à ventilação do avião, com a entrada por baixo do motor na frente e a saída na parte de trás com 3 furos localizados antes da bequilha.



Com a parte de trás praticamente pronta, passamos para a parte da frente com a montagem do motor e do cowl, como este motor é muito grande foi decidido por ele um pouco à frente ficando a mostra na dianteira para o caso de ser utilizado um motor menor, assim não seria necessario fazer mais adaptações para a mudança e propulsor.



Agora foi só terminar a montagem com a colocação do spinner com helice como o motor ficou adiantado o spinner tambem ficou 2cm para ser mais exato ainda vamos decidir de deixamos assim ou ajustaremos esta distancia, mas só depois do teste do motor.

Tudo ajustado passamos à próxima etapa que foi a colocação de toda a parte eletrônica dentro do charuto, começamos pelo speed controler de 70A da Hobby King e o receptor que também é da HK, a bateria que foi uma cortesia do especialista local em aeros elétricos, Daniel Souza, ele nos cedeu algumas baterias de 4S com 2.650mAh para os testes, se elas responderem bem comprarei das mesmas e senão vou partir para uma solucão maior e mais pesada que seriam as de 3000mAh ou as de 3300mAh, só depois do vôo teste saberemos isso.

Centro de gravidade
Como o conjunto propulsor escolhido foi super-dimensionado para noss Extra já era esperado um peso de bico dito e feito, após a montagem verificamos a incidência deste problema que resolvemos ao jeitinho brasileiro que foi a colocação de chumbadas na cauda para corrigir isto, colocamos 60 gramas de chumbada jutno à bequilha para a isto, o mais interessante disto foi que com a eletrônica padrão era esperado um peso de 1.510 gramas conforme mostrado nas especificações no inicio mas eis a surpresa: o avião pesava somente 1.398 gramas e com a adição das chumbadas espumas e demais pedaços de isopor para proteção de toda a parte interna do avião ele estava pesando somente 1.509 gramas apenas 1grama abaixo do estimado inicialmente, realmente assustador. rsrs

Adesivos




Só a título de curiosidade o nome do piloto é Zé de Souza, o Mesque queria Coronel mas preferi o meu. rs


 
Com o problema de CG resovido agora só restava a parte final que era a adesivagem do avião, uma tarefa meio chata e complicada haja visto que nem eu e nem o Mesque somos bons nessa área, mas conseguimos sem nenhum prejuizo aparente, digo aparente porque so fomos terminar depois de anoitecer e não deu de ver as imperfeições, resolveremos isto amanhã quando pudermos enxergar, já se passava das 20:30h.

Com a visita do pilotos de testes Júnior Montes Altos, verificamos mais uma última vez o CG e testamos o motor, está faltando apenas programar o Speed Controler já que esses speeds da Hobby King são meio complicados nessa tarefa.

Agora foi só desmontar as asas e por no porta-malas para a grande estréia no campo de tsestes da quinta do jacó no domingo pela manhã.

Esperamos que ele seja uma máquina pra ninguem por defeito, mas isto só o tempo dirá...

Depois traremos os videos dos vôos de teste a voces, até mais!


Um comentário:

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...