quinta-feira, 31 de março de 2011

Super Tucano T-29















O Super Tucano ou T-29 é uma variante maior e mais potente de um dos mais bem-sucedidos aviões de treinamento do mundo, o T-27 Tucano, da Embraer. É uma aeronave robusta barata, de operação simples, fácil manutenção e muito funcional. Apesar da aparência física, as capacidades do Super Tucano estão muito além das da versão anterior, tamanho o salto tecnológico visto nesta aeronave.
As principais modificações comparado ao modelo anterior aconteceram na cabina, que agora é pressurizada permitindo vôos ao teto de até 10.600m; o painel foi totalmente remodelado, os instrumentos mais modernos e compactados ocupam menor espaço, dois monitores digitais foram somados ao painel, exibem informações básicas e outras essenciais do vôo e sobre o funcionamento da aeronave; esses monitores também podem servir de interface para adoção de GPS para essas aeronaves.
Os assentos ejetáveis do Tucano foram trocados pelos assentos utilizados no AMX, tipo zero-zero, os antigos assentos permitiam ejeção em altitude zero, porém somente a velocidade maior que 135km/h.
A maior mudança foi a troca do motor de 750shp do Tucano por um de 1.300shp, aumentando sua potência em quase 75%. Para instalar esse motor a Embraer aumentou em 20cm o nariz do avião; com um motor mais pesado a frente a aeronave perdeu seu centro de gravidade, para corrigir isto a Embraer aumentou em 1,36cm a fuselagem traseira do avião.

Os concorrentes do T-29 são, Pilatus PC-9, T-6 Texan II.


quarta-feira, 30 de março de 2011

FPV com camera digital comum

Quem diria que é possível a utilização de uma camera digital comum para vôos em FPV em HD, nada de ficar prendendo aquelas câmeras grandes e pesadas no aeromodelo e sim uma solução muito inteligente, a desmontagem e retirada da case de plástico.

É um verdadeiro desmanche da máquina, são retirados tudo que não for essencial para a gravação como a carcaça plástica (case), o visor LCD e tudo mais, fica somente o cartão, bateria e eletrônica da câmera, dessa forma uma LUMIX FX35 da Panasonic com capacidade de filmar em 720p de resolução e com recurso de estabilização de imagem de 147 gramas cai para somente 44 gramas.

E o resultado voce vê abaixo.


Encontrado por Fabio Mussa no fórum da E-voo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Losing my Religion - R.E.M.

Clipe: O prazer de voar ao som de Losing my Religion (REM), pequenos prazeres que um aeromodelo pode proporcionar.


Clipe: O prazer de voar from demosthenes on Vimeo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais uma de queda de Ipanema

veja como ficou o estabilizador horizontal da cauda
Mais um acidente aéreo nos domínios do CIMIJ - Centro Integrado de Modelismo de Imperatriz do Jacó, trata-se de um pequeno Ipanema amarelo (que não é do Titico) que caiu dos céus rumo ao chão através das experientes mãos do comandante Daniel, segundo o perito Reginaldo Vidraça o ocorrido teve como causa uma colisão aérea com o Pau-de-Arara pertencente ao piloto também experiente Alan Cenárium.

Reginaldo durante a pericia percebeu que existia algo de errado do pequeno aeromodelo, parece que o responsavel pela manutencao do mesmo, Ivan Cai-Cai, usou de meios nao ortodoxos (vulgo gambiarra) para unir as partes do Ipanema com cola quente, acompanhe as imagens.


Outra tomada aérea da Quinta do Jacó

Para comemorar a nova marca visual de nosso site postarei aqui outra tomada aérea da Quinta do Jacó desta vez com a visão da cauda do aeromodelo e com a nova logomarca da Escolinha de Aeromodelismo. Digam aí se gostaram.

Mais vídeos de tomada aérea da Quinta do Jacó

Mais uma série de tomadas aéreas da quinta do jacó, a pista do CIMIJ, zona proibida, a bordo de um pequeno tiger de isopor com uma camera Hobby King TR52DV.

Mais adiante farei um post a respeito das configurações e softwares desta câmera, já que percebi que muitas pessoas enfrentaram problemas com ela.

E agora o que interessa.


domingo, 27 de março de 2011

Domingo na quinta


Mais uma vez tivemos um ótimo domingo de vôos na quinta do jacó, com direito a tomadas aéreas, quedas, diversão e combates, e por falar em combates tivemos hoje um combate na forma mais tradicional, com as tiras de papel e não mais derrubando os aeros inimigos e nessa forma hoje quem se deu bem foi o piloto Alan Cenarium que teve em seu saldo 1 abate e 2 fitas, o avião abatido por Alan foi o patinho feio do mesaque (só que logo depois o avião de Alan também caiu), já quanto a mim consegui uma fita do aerolula de Rômulo Mineirinho.

 
De lenha nada demais, a mais interessante foi a do pequeno Ipanema pilotado por Daniel Souza (nas palavras de Reginaldo Vidraça).
 

patinho feio depois do abate

Hoje o avião de Alan teve que recorrer à cola quente 2 vezes

Flagra de pouso manteiga de Rômulo Mineirinho

Onde nos encontrar?

Se voce acompanha nosso blog e pretende nos visitar em um dia de vôos saberá quem será muito bem vindo, estamos interessados em aumentar o número de aeromodelistas em nossa região e interagir com os aeromodelistas de outras regiões que por acaso estejam passando por Imperatriz-MA.


Quando?
Estamos nos reunindo em todos os dias livres, ou seja, sábados, domingos e feriados, sempre no período que o sol não incomoda tanto, de manhã cedo por volta das 08:00 às 10:00 (às vezes até meio dia quando a vontade tá grande demais rs) e também depois das 16:00h até as 18:30h (ou até quando der de enxergar o aeromodelo hehehe).

Onde?
Para tanto estou postando aqui o mapa do google maps para nos localizar, estamos voando sempre na Quinta do Jacó, próximo aos condomínios que estão sendo construídos por trás do Cemitério Campo da Saudade no Bairro Santa Inês, o melhor caminho é pela rua Ceará e ao final dela pegar a primeira entrada à esquerda.

Dica: Voce pode clicar e arrastar a imagem do Google Earth a vontade como se estivesse no próprio programa, use ob botões + e - localizados no canto superior esquerdo para mudar o nível de zoom da imagem e se localizar mais facilmente.


Exibir mapa ampliado

Reginaldo lançando um pára-quedas de seu CESSNA

Mais um lançamento: Regismodel! rsrsrs

Escolinha de Aeromodelismo vira notícia de TV

 
Nesta tarde de sábado bem movimentada tivemos a visita de uma equipe de TV da Mirante (afiliada da Rede Globo em nossa região), a materia toda voltada ao aeromodelismo na região, com direito a entrevistas e tudo mais, o professor Mesaque deu entrevista a respeito do aeromodelismo ate eu mesmo dei entrevista sobre o prazer de voar e sobre o blog tambem, depois foi a vez do Alan dar uma entrevista, Reginaldo também deu entrevista e aproveitou pra fazer o seu merchan (rsrsrsrsrs), Rômulo não ficou de fora e olha só que interessante... o repórter pediu também para fazer uma entrevista com uma das esposas presentes sobre o lado delas nisso tudo, a escolhida foi a esposa do Rômulo Mineirinho.



Foram filmados vários vôos e aeros que estavam espalhados pelo local, o bacana é que até um combate foi registrado. Teve de tudo um pouco.

O professor Mesaque disse que vai conseguir uma cópia de tudo depois que passar na TV e então postaremos aqui, a matéria vai ao ar na Mirante canal 10 na edição local do Globo Esporte, provavelmente na segunda feira, não percam!

sábado, 26 de março de 2011

Homenagem de Fábio Barbosa aos 10.000 acessos

Hoje na quinta do jacó fomos surpreendidos com uma homenagem do piloto Fábio Fita Barbosa aos 10.000 acessos do blog (já passamos dos 11.000 acessos hehehe), tratava-se de uma faixa puxada pelo seu aeromodelo Marabá vejam as imagens.

Obrigado Fábio só voce mesmo pra pensar em algo tão inusitado assim em uma homenagem!



Papel de parede: Aerolula

Estou iniciando agora uma série de posts com papel de paredes para por em seus computadores com os aeros da turma, hoje teremos como estreante o Tucaninho T-27 do Rômulo Mineirinho, o matador do Bozo... Aerolula! (um doce pra quem advinhar por que esse aeromodelo tem esse apelido rsrsrsrs).

O papel de parede está na resolução 1280 x 800 pixels, para salvar clique na imagem e depois clique com o botão direito e escolha salvar imagem.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Mig baratinho...


Fiscais da alfândega de Hong Kong abriram um container vindo da Ucânia e acharam isto... um Mig 29 Fulcrum (provavelmente B, segundo meu Mestre em aviação F Schüler), em perfeito estado e pronto para delivery.

Sensacional é o que deve estar ali atrás, naqueles outros containers que nao foram abertos. Será o resto da esquadrilha, ou ainda um par de Sukhoys de caça? Talvez um ou dois misseis balísticos nucleares?

Medo é se o sticker de entrega da FedEx ucraniaia estiver escrito “To Rio de Janeiro – C/O Red Command”.

Download: Manual do Rádio Futaba 6EX e Spektrum DX6i (em português)

Futaba 6EX
Voce usa todos os recursos que seu rádio tem? Sabe usar? Se não esta série de posts vai ser interessante para voce. Colocarei aqui para download o manual de alguns rádios em português para aprendermos quais recursos os rádios possuem e como utilizá-los adequadamente.

Spektrum DX6i
Por exemplo: voce sabia que as antenas do receptor devem estar formando um ângulo de 90 graus entre si? E que o receptor não deve estar próximo de partes metálicas dos aeromodelos (como baionetas)? Sabe como se faz para fazer um vôo com cabo trainer?

De início deixarei aqui o manual (em português) de 2 rádios: o Futaba 6EX (encomendei um com o Alan Cenarium) e o Spektrum DX6i (colaboração do Alisson Morais) ambos de 6 canais.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Video tutorial de fabricação de asa de combate

Achei um vídeo que ensina como fazer sua própria asa Zagi de combate. Bem interessante.


terça-feira, 22 de março de 2011

Comandante Hori explicando procedimentos de vôo

Outro post sugerido por leitor, dessa vez pelo Reginaldo daqui de Imperatriz.

Comandante Hori explicando procedimentos de decolagem e vôo de um TAM A330-200 BSB-GIG de Brasília ao aeroporto do Galeão. Uma verdadeira aula pra quem se interessa em um dia ser piloto. rsrs




LUTA PARA CONFIGURAR O SPEKTRUM DX6I PARA SIMULADOR FMS

Por Alisson Morais


Amigos, venho aqui relatar alguns dos sofrimentos passados por mim, junto com Demosthenes, Mesaque e seu filho Felipe, sofrimento esse que se deu apartir da compra do meu radio, o Spektrum DX6i. Excelente radio, 6 canais, que conta com os seguintes parâmetros de configurações:

Geral:
  • ModelMatch
  • ServoSync
  • Timer Integrado
  • Dual Rate e Expo
  • Trim Dupla Velocidade
  • Nome do Modelo
  • Tipo do Modelo
  • Corte de Motor
  • Reversão de Servo
  • Modo Treinamento
  • Cópia de Modelo
  • Ajuste de Curso
  • Sub Trim
  • Monitoração de Servo
Aviões:
  • Flap
  • 2 Mixagens Programáveis
  • Mix Flap-Profundor
  • Mix Aileron Duplo
  • Mix Cauda em â‚Ǩ?ìVâ‚Ǩ¬ù
  • Mix Elevon
  • Mix Diferencial Aileron
Helicópteros:
  • Ajuste do Ganho do Giro
  • Curva de Aceleração 5 pontos
  • Curva de Passo 5 pontos
  • 2 Mixagens Programáveis
  • Mixagem Revolução
  • Tipo de Bailarina: Normal e CCPM 120 graus
O problema se inicia quando meu radio chega e eu tento ligá-lo ao PC. Ele veio com um conjunto de cabos de interface USB, cujo modelo é FS-SM100, compatível com o Windows 98, 2000, ME, NT e XP. Ao conectar o USB ao PC, ele reconhece automaticamente o radio, mas, eu e minha inexperiência, insistia em configurar o radio pelo dispositivo de controles do Windows. NÃO TENTE. Você só irá perder a paciência. O caminho é o seguinte: Conecte a interface USB ao PC com o radio DESLIGADO, essa é a chave, pois se você ligar o TX, o PC entende que você irá iniciar o controle utilizando o RX e para de liberar os comandos para o simulador. Existe também um outro quesito, que é a configuração de alguns parâmetros no TX, que deve ser a seguinte:
Menu Adjust List

Model Select - Eu coloquei no meu radio Helicopetero ( Memoria 8 )
D/R&Expo - Configurado a seu gosto
Travel Adjust - Configurado a seu gosto
SUB TRIM - Deixe tudo em zero
Gyro - Selecionado na chave SW-GYRO e regule a seu gosto
THRO CUR e PITC CUR - Cofigurado a seu gosto tanto NORM / STUNT e HOLD
Swash mix - Não terá função
MIX 1 e MIX 2 - Configure a seu gosto
REVO MIX - Configure a seu gosto

Menu SETUP LIST

MODEL TYPE - Selecione o desenho do Helicóptero
MODEL NAME - Eu coloquei Helicóptero
MONITOR - Não e preciso mexer
REVERSE - Mexa conforme necessário
SWASH TYPE - Coloque em ( 1 servo a 90º )
THRO CUT -  Habilite-o
D/R COMBI - Não se Mexe
TIMER - Use a gosto
RANGE CHECK - Não mexer
POWER SETTING - Não mexer
CONTRAST - A seu gosto
COPY / RESET - Não mexer
    
OBS: ESSA CONFIGURAÇÃO FOI PASSADA PARA O SIMULADOR PHOENIX, POREM SERVE PARA PREPARAR O TX PARA TODOS OS SIMULADORES.
Falta eu instalar e configurar o TX para o Real Flyer V4, mas para configurá-lo, é só seguir os passos do link abaixo:
                                                       http://ironcreek.net/dx6i/plane.php

Para entender melhor o texto, basta utilizar um tradutor desses online que o texto é bem didático e auto-explicativo.
Segue link do vídeo explicativo para configuração do DX6i com bind, porem em helicóptero, ai eu já não sei se é o mesmo processo para avião, mas esse vídeo ensina como navegar no menu do TX:
                                                              


Então é isso ai galera, boa leitura e boas simulações

10.000 acessos!!

É com um enorme prazer que venho aqui anunciar que chegamos aos nossos 10.000 acessos, não parece muito mas levando em consideração que este blog trata de algo muito específico como um hobby de aeromodelismo e ainda mais com foco regional (apesar de termos acessos de várias partes do mundo).


Alan Cenarium
Podemos falar que trata-se de uma vitória, não só minha mas também de toda a equipe de autores que aqui também postam como o Alan Cenarium (com seus ótimos artigos técnicos), Fábio Fita Barbosa (com seus vídeos), Mesaque/Felipe (com as novidades do hangar do Juçara) e também com uma participação especial temporária do Comandante Daniel (com suas matérias apimentadas).


Temos também que agradecer aos amigos que fizemos por aqui como nosso grande amigo e membro honorário da Escolinha Alisson Morais que sempre está aqui aprendendo e trocando experiências e alegrias todos os dias e também a todos os nossos visitantes anônimos que aqui entram.

Comandante Daniel

Felipe
Não podemos esquecer também os blogs regionais que nos linkaram e que sempre nos enviaram muitos acessos, principalmente de pessoas de nossa cidade ajudando e muito com o crescimento do hobby como o blog Só falo a verdade, Noticia da foto e ao blog Isnande Barros que apesar de não estarmos linkados dedicou um post especial a nós dando uma visibilidade inicial que foi de grande ajuda. Hoje o nosso principal parceiro na audiência é o Google que nos mostra que o blog já anda com as próprias pernas, através de pesquisas diversas na área do aeromodelismo.


Demósthenes
Professor Mesaque

Como eu ja disse no início do blog o nosso foco é não somente as notícias e brincadeiras dos dias de vôos mas também como um auxílio a quem pretende se iniciar nesse tão complicado e prazeroso hobby, não sou especialista e nem expert em nenhuma área do aeromodelismo, ao contrário, sou um piloto iniciante que gosta de pesquisar sobre o assunto e tudo que vejo de interessante posto aqui para compartilhar com quem também está aprendendo já que não é facil encontrar informações a respeito desta área.


Fábio Barbosa
Vejam que em nossas estatísticas destes 10.000 acessos desde dezembro de 2010 mais da metade ocorreram somente nos últimos trinta dias, período em que tive que diminuir a frequência das postagens devido ao aumento de trabalho e que tive que contar com a equipe para não deixar faltar as atualizações diárias e tive a comprovação de que posso contar com os amigos que não deixaram o blog morrer nesse período.

E por último e mais especial agradecer aos nossos parceiros Aeroimp (com artigos da área mais profissional do aeromodelismo) do Fabinho que nos linkou e mandou muitos acessos, ao Águia Clube de Aeromodelismo (voltado paras as notícias/brincadeiras da turma) que ensinou o valor das matérias bem humoradas e desejamos sorte e sucesso ao caçula da turma Regismodel (venda de aeromodelos de isopor para nossa região), quem diria que em uma cidade de porte médio teria 4 blogs de aeromodelismo e todos muito bons e cada um na sua área específica.

Obrigado e rumo aos 100.000!





segunda-feira, 21 de março de 2011

O predador!!!

foi apresentado na tarde do ultimo domingo(20 de março) o mas poderoso predador dos ares o mesmo foi comparado pela sua robusteis e força foi comparado com o jippe humer usada no exercito americano.






COMO FAZER UMA BOMBA DE FUMAÇA

Um modo fácil e econômico de fazer fumaça!

Um modo de tornar seus vôos mais emocionantes no RC e ter um sistema de fumaça. Faça um looping e um roll e solte um rolo denso e persistente de fumaça que deixa um rasto branco e você fará sucesso ! Você pode econimar uma nota modificando o seu muffler convencional para uma fazedor de fumaça Você poderá usar estes recursos economizados para compra outros elementos para o hobby . Eu testei em um Piper J3 com mnotor Zenoah G-20.


Passo 1: Ai esta o muffler original retirado do motor e bem limpo com um solvente tipo MEK para eliminar todo o óleo e graxa. Com uma gilette usada você pode remover a junta que vai servir de modelo para você fazer uma nova quando for montar novamente.


Passo 2: Os tubos necessários são um tubo para gasolina tipo Tygon e um tubo de silicone resistente ao calor que possa suportar bem o calor provocado no muffler. Para fazer a modificação no muffler tudo que precisamos é um tubo metálico grosso que se conecte a saída da muffler, para ser usado como um abafador e um tubo de cobre ou metal amarelo fino para fazer o preaquecimento do óleo e o injetor. Eu usei tubos Du-Bro e odobrador de tubos K&S, para curvar o tubo sem fecha-lo.  Para tanque de óleo usei um tanque de combustível Sullivan de 10 onças com duas saídas padrão. Não esqueça de usar braçadeiras para  fixar os tubos nas saídas do tanque.



Passo 3:A primeira coisa a fazer é cortar,curvar e preparar a porção final do tubo injetor. Para conseguir um jato fino vaporizdo de óleo dentro do muffler você deve fazer  um corte na ponta do tubo de cobre com um
alicate de corte; isto vai deixar o fim do tubo em forma de rabo  de peixe . Em seguida com um disco de corte fino da Dremel  faça um pequeno talho no centro do rabo de peixe.. Este talho deve abrir  uma abertura igual a metade da “luz” do tubo. Em seguida você deve dobrar o tubo para que entre no muffler, atravesse até o outro lado, faça uma volta de 180 graus e entre novamente a ponta no muffler.





Passo 4 :  Abra três furos com a broca nas laterais do muffler. Este furos devem ser feitos de forma a se ajustar ao tipo de muffler e instalação de motor que você tiver, no meu caso fiz um furo na parte de trás e dois furos na parte da frente. Estes furos devem ser um pouco maiores que o tubo do seu injetor. No meu caso usei tubos de ½ polegada, fiz os furos na mesma medida e com uma pequena lima redonda, alarguei um pouco. Com a lixa fina da Dremel limpe o revestimento do muffler,deixando um superfície limpa para fixação
com epoxy dar boa liga.



Passo 5: Ai você vê o tubo de injeção instalado e pronto para ser selado com JBWeld epoxy para metal. Não esqueça de deixar a superfície do muffler e do tubo bem limpas. Faça filetes de epoxy ao  redor do tubo/orifício . Alise estes filetes com os dedos úmidos e deixe secar por 24 horas, para  cura total.



Passo 6: Para fazer o tubo de saída(abafador) use um tubo largo de metal deve entrar  bem justo internamente  na saida do muffler. O tubo de saída do muffler  deve ser mais pouca coisa mais longo que o tubo interno. Encaixe ele no lugar e marque o comprimento que você deverá cortar. 



Passo7 : Para fazer a medida do comprimento do tubo interno usei um pedaço de arame com a ponta em L. Coloque dentro da saída do muffler e  meça a profundidade marcando com o dedão. O tamanho do arame será o tamanho do tubo. A porção final interna deste tubo será a secção do abafador e deverá ter diversos orifícios na sua borda. Faça diversos furos de 1/8 a 1/16 de polegada e lixe para ficar uma superfície lisa, bem acabada.Enfie o tubo abafador dentro do muffler até o final, de modo que ele termine junto com o cano de saída(escape). Faça um furo para fixar bem o tubo de metal no lugar com um parafuso atarrachante de cabeça redonda.


Passo 8:Para passa os tubos do tanque de oleo por dentro do corpo da avião, faça um furo no firewall e passe um arame rígido por ele. Dirija o arame por onde vc quer o tubo e amarre a ponta deste no arame e puxe, colocando o tubo no lugar. Na saída  da linha de fumaça coloque um pedaço de uma polegada de tubo de silicone para glow com um pedaço curto de tubo de alumínio. O tubo de silicone aquenta o calor muito melhor que o tubo de gasolina Tygon. Conecte o tubo de silicone com o injetor de óleo e recoloque o muffler no motor. Reinstale o carenagem do motor. Veja na foto que eu fiz uma passagem na carenagem para o tubo
do injetor.

Passo 9 : Agora vc tem que instalar uma bomba de óleo, os tubos e o tanque de óleo, de modo que o óleo flua para o injetor. Eu fiz uma bandeja removível para fixar tudo isto. A bandeja é fixada com velcro no lugar; o tanque fixado com fita adesiva; e usei espuma para proteger tudo de vibrações.

Passo 10: Use filtros de combustível para a saída do reservatório de óleo e uma válvula para evitar que a pressão do muffler de retorno de óleo para o reservatório; e o mais importante você precisa de uma agulha  para regular o fluxo de óleo. A agulha é bem melhor que uma válvula abre/fecha, pois regulando o fluxo de óleo você pode mante-lo quente e evitar que o óleo pingue do muffler sem queimar. Eu usei um agulha de um velho OS61 e funcionou muito bem.

Passo 11: Bombas para o óleo podem ser de diversas marcas. Eu testei duas, a TME (precisa bateria de 12v) e a DonHarris que pode ser ligada na receptor para alimentação. Existem outras marcas também que funcionam bem. O que vc não pode deixar de fazer é identificar bem a entrada e saída da bomba, para não passar serviço e fazer sujeira, depois de tudo fixado. Certifique-se disto e evite dissabores depois.


 Passo 12: Ai ao lado esta a instalação final no meu PiperCub. Veja que usei diversos fixadores de tubos e cabos (braçadeira plástica) para deixar tudo bem fixo e organizado. Usei uma derivação T entre o reservatório e a bomba para encher e esvaziar o reservatório. Veja a posição da agulha reguladora do fluxo de óleo em local onde permite o seu fácil ajuste. Veja que coloquei a saída de ventilação do tanque de óleo amarrada junto com o tubo de alimentação do tanque; de modo que quando encher o excesso cai fora do corpo do modelo.Para uma instalação mais sofisticada você pode ter um tanque com pontos de abastecimento e esvaziamento separados.


 Passo 13: Faça uma checagem do sistema em terra e veja a densidade da fumaça! Na foto veja como aparece a fumaça com a agulha  de fluxo de óleo quase fechada(uma volta aberta somente). Com esta regulagem o tanque de 10 onças de óleo faz fumaça por mais de  10 minutos . O sistema funciona muito bem e quando você fecha o óleo, ainda demora uns 5 a 7 segundos para acabar a fumaça completamente.


 FAZENDO FUMAÇA!
Um sistema de fumaça pode não significar nada se você não tiver uma boa coisa para “queimar”! O novo óleo para fumaça da Robart Manf., é chamado de Liquid Sky. Esta disponível em embalagens de 1 e 5 galões e  produz uma excelente fumaça, densa e de longa duração. Este produto é usado pelos “cobras” e também por principiantes, com modelos a turbina ou pistão e não ataca foam. Este produto dá uma fumaça excelente e ainda perfumada de RootBeer, disfarça o horrível cheiro de gasolina e óleo queimado. Tudo isto faz seu dia de campo melhor ainda.

Três pontos para fazer uma fumaça de qualidade:
- Calor é igual a mais fumaça! Sempre preaqueça seu óleo de fumaça antes de injeta-lo no muffler. A injeção do óleo direto da bomba para o muffler não é  uma boa opção de montagem.
- Regule o fluxo de óleo. Muito óleo sendo injetado é pior do que muito pouco. O excesso de óleo esfria o muffler e reduz a quantidade de fumaça e também reduz o tempo de geração de fumaça, pois se gasta mais óleo que o necessário.
- Nunca deslique a bomba do óleo com o motor em marcha lenta. Você pode afogar o motor com o excesso de óleo que não é queimado. Uma boa idéia é mixar a chave da bomba com o acelerador, sendo que a bomba só é ligada se o acelerador  estiver  além da meia força.

Por Gerry  Yarrish 
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