Um modo fácil e econômico de fazer fumaça!
Um modo de tornar seus vôos mais emocionantes no RC e ter um sistema de fumaça. Faça um looping e um roll e solte um rolo denso e persistente de fumaça que deixa um rasto branco e você fará sucesso ! Você pode econimar uma nota modificando o seu muffler convencional para uma fazedor de fumaça Você poderá usar estes recursos economizados para compra outros elementos para o hobby . Eu testei em um Piper J3 com mnotor Zenoah G-20.
Um modo de tornar seus vôos mais emocionantes no RC e ter um sistema de fumaça. Faça um looping e um roll e solte um rolo denso e persistente de fumaça que deixa um rasto branco e você fará sucesso ! Você pode econimar uma nota modificando o seu muffler convencional para uma fazedor de fumaça Você poderá usar estes recursos economizados para compra outros elementos para o hobby . Eu testei em um Piper J3 com mnotor Zenoah G-20.
Passo 1: Ai esta o muffler original retirado do motor e bem limpo com um solvente tipo MEK para eliminar todo o óleo e graxa. Com uma gilette usada você pode remover a junta que vai servir de modelo para você fazer uma nova quando for montar novamente.
Passo 2: Os tubos necessários são um tubo para gasolina tipo Tygon e um tubo de silicone resistente ao calor que possa suportar bem o calor provocado no muffler. Para fazer a modificação no muffler tudo que precisamos é um tubo metálico grosso que se conecte a saída da muffler, para ser usado como um abafador e um tubo de cobre ou metal amarelo fino para fazer o preaquecimento do óleo e o injetor. Eu usei tubos Du-Bro e odobrador de tubos K&S, para curvar o tubo sem fecha-lo. Para tanque de óleo usei um tanque de combustível Sullivan de 10 onças com duas saídas padrão. Não esqueça de usar braçadeiras para fixar os tubos nas saídas do tanque.
Passo 3:A primeira coisa a fazer é cortar,curvar e preparar a porção final do tubo injetor. Para conseguir um jato fino vaporizdo de óleo dentro do muffler você deve fazer um corte na ponta do tubo de cobre com um
alicate de corte; isto vai deixar o fim do tubo em forma de rabo de peixe . Em seguida com um disco de corte fino da Dremel faça um pequeno talho no centro do rabo de peixe.. Este talho deve abrir uma abertura igual a metade da “luz” do tubo. Em seguida você deve dobrar o tubo para que entre no muffler, atravesse até o outro lado, faça uma volta de 180 graus e entre novamente a ponta no muffler.
Passo 4 : Abra três furos com a broca nas laterais do muffler. Este furos devem ser feitos de forma a se ajustar ao tipo de muffler e instalação de motor que você tiver, no meu caso fiz um furo na parte de trás e dois furos na parte da frente. Estes furos devem ser um pouco maiores que o tubo do seu injetor. No meu caso usei tubos de ½ polegada, fiz os furos na mesma medida e com uma pequena lima redonda, alarguei um pouco. Com a lixa fina da Dremel limpe o revestimento do muffler,deixando um superfície limpa para fixação
com epoxy dar boa liga.
com epoxy dar boa liga.
Passo 5: Ai você vê o tubo de injeção instalado e pronto para ser selado com JBWeld epoxy para metal. Não esqueça de deixar a superfície do muffler e do tubo bem limpas. Faça filetes de epoxy ao redor do tubo/orifício . Alise estes filetes com os dedos úmidos e deixe secar por 24 horas, para cura total.
Passo 6: Para fazer o tubo de saída(abafador) use um tubo largo de metal deve entrar bem justo internamente na saida do muffler. O tubo de saída do muffler deve ser mais pouca coisa mais longo que o tubo interno. Encaixe ele no lugar e marque o comprimento que você deverá cortar.
Passo7 : Para fazer a medida do comprimento do tubo interno usei um pedaço de arame com a ponta em L. Coloque dentro da saída do muffler e meça a profundidade marcando com o dedão. O tamanho do arame será o tamanho do tubo. A porção final interna deste tubo será a secção do abafador e deverá ter diversos orifícios na sua borda. Faça diversos furos de 1/8 a 1/16 de polegada e lixe para ficar uma superfície lisa, bem acabada.Enfie o tubo abafador dentro do muffler até o final, de modo que ele termine junto com o cano de saída(escape). Faça um furo para fixar bem o tubo de metal no lugar com um parafuso atarrachante de cabeça redonda.
Passo 8:Para passa os tubos do tanque de oleo por dentro do corpo da avião, faça um furo no firewall e passe um arame rígido por ele. Dirija o arame por onde vc quer o tubo e amarre a ponta deste no arame e puxe, colocando o tubo no lugar. Na saída da linha de fumaça coloque um pedaço de uma polegada de tubo de silicone para glow com um pedaço curto de tubo de alumínio. O tubo de silicone aquenta o calor muito melhor que o tubo de gasolina Tygon. Conecte o tubo de silicone com o injetor de óleo e recoloque o muffler no motor. Reinstale o carenagem do motor. Veja na foto que eu fiz uma passagem na carenagem para o tubo
do injetor.
Passo 9 : Agora vc tem que instalar uma bomba de óleo, os tubos e o tanque de óleo, de modo que o óleo flua para o injetor. Eu fiz uma bandeja removível para fixar tudo isto. A bandeja é fixada com velcro no lugar; o tanque fixado com fita adesiva; e usei espuma para proteger tudo de vibrações.
Passo 10: Use filtros de combustível para a saída do reservatório de óleo e uma válvula para evitar que a pressão do muffler de retorno de óleo para o reservatório; e o mais importante você precisa de uma agulha para regular o fluxo de óleo. A agulha é bem melhor que uma válvula abre/fecha, pois regulando o fluxo de óleo você pode mante-lo quente e evitar que o óleo pingue do muffler sem queimar. Eu usei um agulha de um velho OS61 e funcionou muito bem.
Passo 11: Bombas para o óleo podem ser de diversas marcas. Eu testei duas, a TME (precisa bateria de 12v) e a DonHarris que pode ser ligada na receptor para alimentação. Existem outras marcas também que funcionam bem. O que vc não pode deixar de fazer é identificar bem a entrada e saída da bomba, para não passar serviço e fazer sujeira, depois de tudo fixado. Certifique-se disto e evite dissabores depois.
Passo 12: Ai ao lado esta a instalação final no meu PiperCub. Veja que usei diversos fixadores de tubos e cabos (braçadeira plástica) para deixar tudo bem fixo e organizado. Usei uma derivação T entre o reservatório e a bomba para encher e esvaziar o reservatório. Veja a posição da agulha reguladora do fluxo de óleo em local onde permite o seu fácil ajuste. Veja que coloquei a saída de ventilação do tanque de óleo amarrada junto com o tubo de alimentação do tanque; de modo que quando encher o excesso cai fora do corpo do modelo.Para uma instalação mais sofisticada você pode ter um tanque com pontos de abastecimento e esvaziamento separados.
Passo 13: Faça uma checagem do sistema em terra e veja a densidade da fumaça! Na foto veja como aparece a fumaça com a agulha de fluxo de óleo quase fechada(uma volta aberta somente). Com esta regulagem o tanque de 10 onças de óleo faz fumaça por mais de 10 minutos . O sistema funciona muito bem e quando você fecha o óleo, ainda demora uns 5 a 7 segundos para acabar a fumaça completamente.
FAZENDO FUMAÇA!
Um sistema de fumaça pode não significar nada se você não tiver uma boa coisa para “queimar”! O novo óleo para fumaça da Robart Manf., é chamado de Liquid Sky. Esta disponível em embalagens de 1 e 5 galões e produz uma excelente fumaça, densa e de longa duração. Este produto é usado pelos “cobras” e também por principiantes, com modelos a turbina ou pistão e não ataca foam. Este produto dá uma fumaça excelente e ainda perfumada de RootBeer, disfarça o horrível cheiro de gasolina e óleo queimado. Tudo isto faz seu dia de campo melhor ainda.
Um sistema de fumaça pode não significar nada se você não tiver uma boa coisa para “queimar”! O novo óleo para fumaça da Robart Manf., é chamado de Liquid Sky. Esta disponível em embalagens de 1 e 5 galões e produz uma excelente fumaça, densa e de longa duração. Este produto é usado pelos “cobras” e também por principiantes, com modelos a turbina ou pistão e não ataca foam. Este produto dá uma fumaça excelente e ainda perfumada de RootBeer, disfarça o horrível cheiro de gasolina e óleo queimado. Tudo isto faz seu dia de campo melhor ainda.
Três pontos para fazer uma fumaça de qualidade:
- Calor é igual a mais fumaça! Sempre preaqueça seu óleo de fumaça antes de injeta-lo no muffler. A injeção do óleo direto da bomba para o muffler não é uma boa opção de montagem.
- Regule o fluxo de óleo. Muito óleo sendo injetado é pior do que muito pouco. O excesso de óleo esfria o muffler e reduz a quantidade de fumaça e também reduz o tempo de geração de fumaça, pois se gasta mais óleo que o necessário.
- Nunca deslique a bomba do óleo com o motor em marcha lenta. Você pode afogar o motor com o excesso de óleo que não é queimado. Uma boa idéia é mixar a chave da bomba com o acelerador, sendo que a bomba só é ligada se o acelerador estiver além da meia força.
- Calor é igual a mais fumaça! Sempre preaqueça seu óleo de fumaça antes de injeta-lo no muffler. A injeção do óleo direto da bomba para o muffler não é uma boa opção de montagem.
- Regule o fluxo de óleo. Muito óleo sendo injetado é pior do que muito pouco. O excesso de óleo esfria o muffler e reduz a quantidade de fumaça e também reduz o tempo de geração de fumaça, pois se gasta mais óleo que o necessário.
- Nunca deslique a bomba do óleo com o motor em marcha lenta. Você pode afogar o motor com o excesso de óleo que não é queimado. Uma boa idéia é mixar a chave da bomba com o acelerador, sendo que a bomba só é ligada se o acelerador estiver além da meia força.
Por Gerry Yarrish
Olá, fica caro confccionar essa bomba? Seria para uma peça de teatro onde um personagem solta fumaça...
ResponderExcluirJulio Quissak - Face Jujuba! quissak.
Não fica caro não, eu acho q em local fora de aeromodelo pode funcionar ate melhor fabio_s_barbosa@hotmail.com
ResponderExcluirfunfa em aeros eletricos ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFunciona em aeromodelos elétricos?
ResponderExcluirO difícil é onde conseguir este fluido Robert aqui no Brasil
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