terça-feira, 22 de março de 2011

LUTA PARA CONFIGURAR O SPEKTRUM DX6I PARA SIMULADOR FMS

Por Alisson Morais


Amigos, venho aqui relatar alguns dos sofrimentos passados por mim, junto com Demosthenes, Mesaque e seu filho Felipe, sofrimento esse que se deu apartir da compra do meu radio, o Spektrum DX6i. Excelente radio, 6 canais, que conta com os seguintes parâmetros de configurações:

Geral:
  • ModelMatch
  • ServoSync
  • Timer Integrado
  • Dual Rate e Expo
  • Trim Dupla Velocidade
  • Nome do Modelo
  • Tipo do Modelo
  • Corte de Motor
  • Reversão de Servo
  • Modo Treinamento
  • Cópia de Modelo
  • Ajuste de Curso
  • Sub Trim
  • Monitoração de Servo
Aviões:
  • Flap
  • 2 Mixagens Programáveis
  • Mix Flap-Profundor
  • Mix Aileron Duplo
  • Mix Cauda em â‚Ǩ?ìVâ‚Ǩ¬ù
  • Mix Elevon
  • Mix Diferencial Aileron
Helicópteros:
  • Ajuste do Ganho do Giro
  • Curva de Aceleração 5 pontos
  • Curva de Passo 5 pontos
  • 2 Mixagens Programáveis
  • Mixagem Revolução
  • Tipo de Bailarina: Normal e CCPM 120 graus
O problema se inicia quando meu radio chega e eu tento ligá-lo ao PC. Ele veio com um conjunto de cabos de interface USB, cujo modelo é FS-SM100, compatível com o Windows 98, 2000, ME, NT e XP. Ao conectar o USB ao PC, ele reconhece automaticamente o radio, mas, eu e minha inexperiência, insistia em configurar o radio pelo dispositivo de controles do Windows. NÃO TENTE. Você só irá perder a paciência. O caminho é o seguinte: Conecte a interface USB ao PC com o radio DESLIGADO, essa é a chave, pois se você ligar o TX, o PC entende que você irá iniciar o controle utilizando o RX e para de liberar os comandos para o simulador. Existe também um outro quesito, que é a configuração de alguns parâmetros no TX, que deve ser a seguinte:
Menu Adjust List

Model Select - Eu coloquei no meu radio Helicopetero ( Memoria 8 )
D/R&Expo - Configurado a seu gosto
Travel Adjust - Configurado a seu gosto
SUB TRIM - Deixe tudo em zero
Gyro - Selecionado na chave SW-GYRO e regule a seu gosto
THRO CUR e PITC CUR - Cofigurado a seu gosto tanto NORM / STUNT e HOLD
Swash mix - Não terá função
MIX 1 e MIX 2 - Configure a seu gosto
REVO MIX - Configure a seu gosto

Menu SETUP LIST

MODEL TYPE - Selecione o desenho do Helicóptero
MODEL NAME - Eu coloquei Helicóptero
MONITOR - Não e preciso mexer
REVERSE - Mexa conforme necessário
SWASH TYPE - Coloque em ( 1 servo a 90º )
THRO CUT -  Habilite-o
D/R COMBI - Não se Mexe
TIMER - Use a gosto
RANGE CHECK - Não mexer
POWER SETTING - Não mexer
CONTRAST - A seu gosto
COPY / RESET - Não mexer
    
OBS: ESSA CONFIGURAÇÃO FOI PASSADA PARA O SIMULADOR PHOENIX, POREM SERVE PARA PREPARAR O TX PARA TODOS OS SIMULADORES.
Falta eu instalar e configurar o TX para o Real Flyer V4, mas para configurá-lo, é só seguir os passos do link abaixo:
                                                       http://ironcreek.net/dx6i/plane.php

Para entender melhor o texto, basta utilizar um tradutor desses online que o texto é bem didático e auto-explicativo.
Segue link do vídeo explicativo para configuração do DX6i com bind, porem em helicóptero, ai eu já não sei se é o mesmo processo para avião, mas esse vídeo ensina como navegar no menu do TX:
                                                              


Então é isso ai galera, boa leitura e boas simulações

3 comentários:

  1. quero configurar no simulador de voo, tem um video, o som ficou muito alto cobre sua voz
    garto vts85@bom.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, mas poderia fazer um video explicando tambem o que é cada coisa, quem esta iniciando não sabe o que é dual rate e muitas outras coisas. Vlw

    ResponderExcluir
  3. Esqueci como configurar os ailerons com cabo Y, do rsdio DX6i. Alguém pode me ajudar.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...