terça-feira, 31 de maio de 2011

Review: iPhone AR.drone


Aproveitando que postei sobre o quadricoptero aqui vai outra notícia interessante sobre esse tema, depois do quadricóptero auto-suficiente utilizando o sensor do kinect do xbox360 agora vem o quadricóptero controlado pelo iPhone, é isso aí, os gadgets estão tomando conta do aeromodelismo. ;-P

RICHMOND, Va. – Você pode fazer muita coisa com o iPhone nos dias de hoje – controlar o seu gravador de vídeo digital de longe, destravar o carro e agora fazer um drone voar.


Parrot, uma empresa mais conhecida por seus Bluetooth viva-voz veicular, lançou um avião pequeno, não-tripulado que pode ser controlado usando um iPhone ou outro de Apple Inc. ‘s Wi-Fi com capacidade de gadgets, incluindo o iPod Touch e do IPAD. Depois de ler sobre ele em linha, senti-me compelido a tomar o avião para um test drive, porque, honestamente, que gadget geek não quer um?

O AR.Drone $ 300 (dólares) é um quadricopter – Um helicóptero com quatro hélices separadas – feito de fibra de carbono e plástico forte.


Pesando menos de uma libra, o gadget pode voar até 11 km / h, controlada a partir de até 150 metros de distância. O zangão tem duas câmeras embutidas que o streaming de video do que se vê diretamente no seu iPhone ou outro dispositivo da Apple. Você, então, controlar aspectos do voo, inclinando o iPhone de lado a lado, utilizando o giroscópio no dispositivo.

Não se preocupe se você não tiver uma boa conexão de celular ou Wi-Fi gratuito. O zangão tem o seu sistema Wi-Fi para se comunicar diretamente com o iPhone sem precisar passar por um hotspot Wi-Fi externo.

A instalação foi bastante fácil. Depois de baixar o aplicativo gratuito da loja iTunes da Apple e carregar a bateria para o AR.Drone, eu estava pronto para voar. Com um toque de um botão na tela, o AR.Drone pairava cerca de três metros do chão. Landing é tão simples, com um botão na tela que lentamente reduz o drone para o chão.

É certo que os controles demoram um pouco para dominar. A maneira mais fácil é para inclinar o iPhone para controlar o vôo. Há também um modo avançado, que permite controlar o robô com um joystick virtual. É possível orientar o avião, olhando o vídeo feeds, mas eu achei muito mais fácil olhar para a própria aeronave.

Verifique se o seu primeiro test drive está em uma área aberta como um campo ou um grande quintal que lhe dá espaço para experimentar com os controles sem bater em tudo. Quando o avião chegou ao meu escritório, os colegas foram animado para vê-lo voar. Nós lamentamos a pressa quando os vôos iniciais o drone bateu em armários.

Durante os nossos testes de campo ao ar livre, o avião acabou em uma floresta próxima. Felizmente, as câmeras do robô me deram uma idéia de onde ele caiu. Enquanto o avião estava visivelmente afetado pelo vento lá fora, ele tem uma tecnologia que tenta minimizar a deriva.

Você pode fazer o drone voar no interior de edifícios com mais segurança, anexando os pára-choques de plástico incluidos , que protegem o drone e qualquer coisa que pode danifica-lo em. (E acredite, você vai danifica-lo em coisas.) Se você entrar em apuros, há também um botão de pouso de emergência que desliga completamente o motor e a unidade cai no chão.

Eu era capaz de dominar pilotá-lo depois de algumas sessões, mas foi sempre cauteloso sobre onde eu voei com ele.

Tão divertido quanto o AR.Drone é voar, existem algumas desvantagens. A bateria dura apenas cerca de 15 minutos quando totalmente carregado, por isso, se seu vôo exige uma longa viagem para um campo de futebol ou estacionamento aberto. Você pode, no entanto, comprar baterias extras por US $ 30 cada.

E, por ora, o aplicativo usado com o AR.Drone apenas controles de vôo movimentos e exibe feeds das câmeras on-board.

Mas acho que as possibilidades futuras emocionante. Parrot planos para atualizar seu aplicativo de realidade aumentada com jogos. Você pode correr outros zangões real ou perseguir e atirar os inimigos virtuais que aparecem sobrepostos no feed de vídeo do zangão.

Parrot também fez a sua tecnologia para a fonte AR.Drone aberto, ou seja, qualquer programador pode criar seu próprios jogos ou encontrar outras maneiras de utilizar e controlar o avião. Ele permite aos usuários gravar o vídeo ou tirar fotos da tela durante o vôo.

Enquanto ele vem com um preço elevado, a plataforma aberta coloca o AR.Drone na categoria de gadgets promissor para aqueles com mais dinheiro para gastar. É divertido jogar com o agora, mas você pode querer esperar até que você possa fazer mais com ele.

Fontes: 4alldevices e bit-tech.net (em inglês).

Quadricóptero com sensores do kinect do Xbox 360!!

Essa é pra quem pensa que já viu de tudo! Muito bom os estudantes do MIT e da Universidade de Washington conseguiram um feito incrível, um quadricóptero, que usa os sensores de profundidade do Kinect, usando o gps entre outros recursos, executa voos em locais fechados sem a necessidade de um controlador.

As possibilidades de uso são enormes desde equipamentos para resgate até equipamentos espiões.

Acompanhe no vídeo abaixo o desempenho do equipamento.


Essa é para quem acha que video games só serve para estragar as crianças. hehehehe

domingo, 29 de maio de 2011

Promoção na Quinta do Jacó

foto de arquivo
Como já havíamos falado em um post anterior era imininente a promoção de um dos aspiras e ocorreu hoje na quinta do jacó, o aspira promovido foi o Alison que demontrou ter domínio sobre seu pequeno e arisco Piper vermelho, através de uma prova promovida pela cúpula composta de Comandante Daniel, Rômulo Mineirinho  e Reginaldo Regismodel, a prova consistia em 3 vôos perfeitos consecutivos, o aspira ficou tenso devido às sucessivas decolagens perigosas que estava fazendo durante a tarde mas durante a prova ele disse que faria decolagens suaves e cumpriu. Parabéns ex-aspira e agora Piloto classe 20 Alison Baiano!

Abaixo o vídeo em HD do último dos 3 vôos.

sábado, 28 de maio de 2011

Video: Queima do motor turnigy

Nosso cinegrafista Fabio Fita Barbosa registrou o momento exato da queima do motor, mas no calor da emocao nao registrou o pouso, vejam as imagens.

Um dia de quebras e lenhas, motivo? Hélices!

o motor novo não aguentou a hélice
Hoje (28/05/2011) a  tarde na zona de vôos dos aeros elétricos conhecidos como Quinta do Jacó tivemos um festival de quebras e lenhas e o principal motivo?  As hélices! Isso mesmo, misteriosamente tivemos vários acontecimentos tendo como principal personagem a hélice.

tive que ficar sem motor
Começamos pelo meu caso, hoje eu estava estreando um novo motor no meu Extra 300, um Turnigy C3542 de 1100kv e também estreava uma hélice nova 12x6 de alto desempenho que apesar de plástica tem um desempenho até superior a uma de madeira por não perder passo quando em velocidade máxima assemelhando-se muito à uma hélice combustão, no primeiro vôo o avião mostrava perfeito com potência de sobra mas de repente surge uma coluna de fumaça saindo do avião e ouço um garoto ao meu lado gritando: "-Olha pai, a fumaça de efeito especial!", pensei comigo mesmo, "desde quando avião elétrico tem bomba de fumaça?", pois é, não tem mesmo... Inicialmente pensei que fosse o speed pegando fogo, tirei motor e pousei o avião tranquilamente na pista mesmo sem motor e ao parar vimos que a fumaça tinha vindo do motor e não o speed, parece que o pequeno motor não aguentou a hélice...

até o Falcão quebrou a hélice
Outro que teve problemas com hélice foi o aspira Lukas que teve uma hélice retrátil se quebrando do nada e frustrando uma decolagem, nada demais só isso mesmo. Mas estranhamente ocorre o mesmo com o aero do professor Mesaque, sua hélice retrátil também se quebrou do nada, até o pequeno Falcão teve a hélice quebrada enquanto taxiava devido ao rebaixamento da bequilha dianteira. 

Tiger lenhado por FFB
Outro caso também de hélice foi o de Fábio Fita Barbosa que estava com o Tiger do professor Mesaque e numa decolagem a hélice resolveu voar sozinha e sacou fora do avião levando a mais uma queda, realmente hoje as hélices foram as vilãs. rsrsrsrs

Agora tirando as hélice tivemos uma tarde de muitos vôos, o aspira Alison chegou cedo as 15h e voou até quando pôde enxergar seu pequeno Piper Cube, deve ter voando umas 30 sessões.

avião lenhado devido a rádio defeituoso
E lenhas que não tiveram culpa das hélices foram duas, uma de Fábio Fita que num de seus pousos lenhou o Tiger de Mesaque e aspira Lukas que perdeu os comandos do seu Peninha graças ao rádio que perdeu contato com o aero, já foi a segunda vez que isto ocorre levando o aspira a colecionar 2 lenhas devido a rádio defeituoso a diferença é que desta vez teve os outros aeromodelista presentes como testemunha para comprovar a falha do rádio, na hora o aspira chegou a gritar: "Perdi o avião!!", logo depois caindo de bico reto rumo ao chão, o aspira disse que vai tomar satisfação na Regismodel.

E quanto as notícias boas temos o aspira Alison que voou muito bem sem riscos de lenha e pousos muito bons durante toda a tarde juntamente com o aspira Lukas, estou vendo que nesse ritmo logo logo eles estarão aptos a uma avaliação do comandante Daniel e se candidatarem a uma promoção, parabéns aos dois!

Video: Falcão do professor Mesaque

Fiquei devendo o video do novo aeromodelo do Hangar do Juçara, o falcão 2 do prof. Mesaque, promessa feita, promessa cumprida.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carro voador brushless

Depois do super héroi controle remoto volto aqui com mais uma novidade, um carrinho voador brushless.
Dirija, voe, dirija e voe! O carro é fabricado num formato de stock car com um kit cortado a laser, serve para brincar tanto na terra quanto no ar, equipado com suspensão, lemes, profundor, farois e lanternas, peças tanto de carro como de avião.

O carrinho voa/anda com um motor brushless outrunner de 160W, bateria Lipo de 3 células e hélice 9x5, ou seja, a eletrônica de um treinador pequeno de isopor de 90cm de envergadura, uma eletrônica bastante barata e fácil de ser encontrada.



Quem estiver interessado em comprar ande logo porque no site de venda há somente uma única unidade a venda e lá não cita se terá outros, está disponível no site Truerc.com por U$ 54,99.

Tem que filmar é o show, rapaz!


domingo, 22 de maio de 2011

O dia na Quinta


Mais um belo domingo de vôos, contamos hoje com a presença da turma gente boa na Quinta do Jacó, a zona proibida. Dos presentes podemos citar Rômulo Mineirinho, Mesaque, Felipe, Alison, Lukas, Fábio Fita Barbosa e Helder.

Rômulo Mineirinho nos deu a honra de presenciar o vôo mais esperado do ano, o do seu mini Funtana que finalmente pôde fazer sua estréia nos céus da Quinta, o piloto mineiro ensaiou várias acrobacias com seu mais novo aero (nem tanto já que tem ele demorou uns 6 meses pra terminar a montagem dele rsrsrsr), em breve o vídeo disso tudo.

Fábio Fita mais uma vez voou com seu novo Tucano com selo FFB de Qualidade, mas devido a um pequeno problema com a bequilha o Tucaninho teimava mais em cavar buracos do que voar propriamente dito. (rsrsrsrs) Fábio ainda reclamou que deveríamos filmar o vôo e não a escavação. hehehehe

 Também tivemos a estréia do pequeno Falcão Red Bull amarelo do hangar do Juçara dando belos vôos sem falar que é muito bonito também.

O pequeno Falcão Red Bull fazendo sua estréia.

Bem estiloso como o professor Mesque gosta.

Os aspiras Alison e Lukas voaram muito bem, tirando o taxiamento meio atrapalhado de Alison que resultou num pequeno acidente com meu Extra estacionado e Lukas que quase abriu o portão do condominio, mas nada demais só um bico estragado.

O pequeno Super Tucano de FFB.

Rômulo Mineirinho feliz da vida com seus aeros.


Bônus: Tivemos a nobre visita do comte. Daniel com o Regismodel oriundos da pista de Senador La Rocque com as notícias da lenha do novo avião do Paulo devido a uma má escolha de hélice, foi colocada uma 11" em detrimento de uma de diâmetro maior, mais detalhes mais tarde no blog Águia.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como programar um rádio: Parte 2

Segue agora a segunda parte da matéria: Como programar um rádio de autoria do MadfoX no site Aerotaguá.

Programação de Rádios - Parte II
Na última matéria sobre programação de rádios, abrangemos os aspectos básicos de programação, como reversão de servos, curso máximo e mínimo dos mesmos, dual-rate, exponenciais e etc... Hoje vamos falar de coisas mais avançadas, como por exemplo flaperon, diferencial e etc.
Mixagens Básicas:

Os rádios atuais tem uma ampla gama de mixagens possíveis, mas normalmente algumas já vem pré-configuradas de fábrica e estão prontas para uso, diretamente ao alcance de um click no botão de programação... As mais comuns são: Elevon (Profundor+Aileron), Flaperon (Aileron+Flaps), Diferencial (Dois servos para o aileron, sem flaps), Leme > Aileron, Aileron > Leme, e Flap > Profundor.
 
Função: ELEVON
Outros nomes: DELTA, EVN, ELV, ELEVN, Spoileron
O que faz: Usando os canais de profundor e aileron juntos, mistura suas funções para que se possa utilizar aviões sem cauda.
Como usar: Alguns aviões com asa em delta e asinhas voadoras não tem as superfícies de deriva, estes aviões só voam se os ailerons também funcionarem como profundores, para isso, ativa-se a função Elevon e trabalha-se com os marcadores positivos e negativos até que o resultado seja o seguinte: Ao se cabrar, ambas as superfícies se levantam. Ao picar, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Procure também manter o comando de aileron em 50% em relação ao profundor. Isso deixa o avião mais manso e equilibrado.
 
Função: FLAPERON
Outros Nomes: FLAPR, FLAPRN, AILAFLAP, AFLAP, CROW, D/F
O que faz: Utilizando-se os canais de aileron e flap juntos, simula-se flaps em aviões originalmente SEM flaps, movendo os dois ailerons simultaneamente para cima ou para baixo.
Como usar: Liga-se cada superfície de comando do aileron respectivamente nos canais de aileron e flap, então ativa-se a função flaperon e trabalhe com os marcadores positivos e negativos até obter-se o seguinte resultado: Ao se acionar o freio do flap, ambas as superfícies se levantam. Ao baixar os flaps, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Utilize a função freio apenas no solo!!!! No ar, perde-se muita sustentação e aí é queda certa.

Função: DIFERENCIAL
Outros nomes: DIFERENTIAL, DIFF, DIF, DFL, DTIAL
O que faz: Utilizando-se dos canais de aileron e primeiro auxiliar, esta função permite ter um servo separado para cada aileron. Difere do FLAPERON por nunca mover as superfícies na mesma direção, e por poder regular a incidência do avião quando em roll.
Como usar: Ao se ativar a função Diferencial, o canal do aileron é duplicado normalmente no canal do primeiro auxiliar, então pode-se inverter este canal e regular seu Endpoint até que o avião faça rolls perfeitos para ambos os lados, sem "barrilzar" nenhum...
 
Função: LEME > AILERON
Outros nomes: RUDDER>AILERON, RUD>AI, R/A, 4-1, PITCH
O que faz: Combina o comando de leme com o aileron, de forma a corrigir atitudes indesejadas do avião quando da aplicação do comando de leme.
Como usar: Normalmente, quando se dá comando de leme em um avião, a perda de velocidade na meia-asa para a qual foi dado o comando de leme faz com que o avião "tombe" para o mesmo lado para o qual foi aplicado o leme... Porém, alguns aviões (ex.: U-Can-Do 3D) tem a mania feia de "tombar" para o lado contrário, complicando muito a vida do piloto na hora de fazer uma faca ou outra manobra qualquer que dependa de leme. Esta mixagem faz com que o aileron se mova juntamente com o leme, sempre que o comando de leme for aplicado. Assim, o avião é "obrigado" a tombar sempre pro lado certo, corrigindo-se o problema. Normalmente, basta acionar a função e aplicar a quantidade de aileron necessária para a correção do problema. (U-Can-Do 3D: 18% de aileron)
 
Função: AILERON > LEME
Outros nomes: AILERON>RUDDER, AIL>RUD, A/R, 1-4, RPITCH
O que faz: Combina o comando de aileron com o leme, de forma a facilitar a resposta do avião quando da aplicação do comando de aileron.
Como usar: Alguns aviões tem muita dificuldade de fazer curvas utilizando somente o aileron (ex.: Piper J3Cub, Paulistinha), assim como alguns outros fazem curvas somente com o aileron, porém suas caudas ficam caidas, de modo que a curva fique "feia" (ex.: P-51 Mustang, T-27 Tucano, Albatroz 60). Esta mixagem corrige o problema aplicando um pouco de leme sempre que o comando de aileron é aplicado. Isto "arredonda" as curvas e facilita muito o controle do avião coordenando a curva (como em um avião real, onde se dá comando do tipo "pé-e-mão"). Ao se ativar esta função, sempre que o aileron for movimentado, o leme se move junto. Recomenda-se aplicar o comando aos poucos (normalmente começa-se em 5% e vai se aumentando de 5% em 5%), até que o problema seja sanado.


Função: FLAP>PROFUNDOR
Outros nomes: FLAP>ELEVATOR, ELEVATOR-FLAP, 6-2, F/E, ELVFLP, E/F, ELECROW
O que faz: Corrige a alteração do Centro de Pressão da asa.
Como usar: Em alguns aviões, ao se aplicar os flaps, a brusca alteração do centro de pressão da asa faz com que o nariz se abaixe e a cauda suba (o que parece muito com uma picada, mas a altitude normalmente não se altera muito). Esta mixagem corrige este problema aplicando um pouco de profundor para cabragem sempre que se dá o comando de flap. Aconselha-se ir aplicando este comando aos poucos, de 5% em 5%.

TABELINHA DE CANAIS DE RÁDIOS

Para facilitar a vida, vou listar abaixo as marcas de rádio mais comuns e suas definições de canais.

Futaba:
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2


JR/Spektrum
1 - Acelerador
2 - Aileron
3 - Profundor
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap/Aux1
7 - Aux2
 
Airtronics
1 - Profundor
2 - Aileron
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2

Hitec
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Segundo Aileron/Trem de pouso/Aux1
6 - Flaps
7 - Segundo Aileron/Aux2
8 - Aux3
9 - Aux4

Fonte: Aerotaguá por MadfoX

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como programar um rádio

Em minhas andanças diárias na net a procura sobre artigos de aeromodelismo achei um muito útil e gostaria de compartilhar com voces, programação de rádios computadorizados, achei no blog aerotagua de autoria do MadfoX. Segue o artigo na íntegra:


Tenho visto muita gente apanhando na hora de programar seu rádio, às vezes com conseqüências trágicas...
Às vezes o problema é causado apenas por problemas de LPM¹, outras vezes é por desconhecimento do que faz cada função, outras ainda, é por completo desconhecimento do inglês.
Pra piorar tudo, cada fabricante dá uma nomenclatura diferente pra cada função, dificultando ainda mais o aprendizado.
Neste post vou tentar explicar o que é, pra que serve e como usar as funções mais comuns de todos os rádios. Espero que gostem...
Vamos lá:

Função: Endpoint
Outros nomes: ATV, EPA, EndPoint, TMAX
O que faz: Determina o ponto máximo de movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, verifique se a superfície de comando está defletindo somente o necessário para que se mantenha o correto funcionamento da função. Caso esteja faltando movimentação do braço do servo, aumente o Endpoint daquela função. Caso esteja defletindo demais, diminua o endpoint. Esta função é muito útil para se determinar onde o servo para de virar, evitando assim eventuais quebras de servo e/ou linkagens.


Exemplo da função EndPoint
 


Função: Reverse

Outros nomes: REV, RTS, RVL, Reversal
O que faz: Inverte o movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, se o movimento dele estiver invertido, usa-se esta função para fazê-lo girar para o lado certo.


Função: Dual-Rate
Outros nomes: DualRate, DR, D/R, D-Rate
O que faz: Cria dois valores máximos de movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões são muito ariscos quando em alta velocidade e muito mansos quando em baixa velocidade (Ex.: Funtana S40), nestes casos deve-se utilizar o Dual-Rate para reduzir o comando do servo quando em alta velocidade. Normalmente usa-se de 30% a 50% do comando normal quando em baixo comando. Alguns rádios possuem a função triple rate, que cria ao invés de duas, três posições de rate, mas a programação se dá da mesma forma.

Exemplo de uso do Dual-Rate




Função: Exponencial
Outros nomes: Exponential, Exp, XP, Expo, Xpo
O que faz: Altera o local de máximo e mínimo movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões tem grandes superfícies de comando e/ou são muito ariscos em qualquer velocidade. Para estes aviões, existe a função exponencial, que tem o "poder" de amaciar o comando na zona de pilotagem (aquela onde movimentamos os servos apenas o necessário para manobrar o avião na direçao necessária), mantendo porém o índice total de deflexão (endpoint) inalterado. Esta função é muito útil quando o seu avião tiver grandes superfícies de comando e for complicado ficar batendo chaves de dual-rate. Normalmente um fator exponencial de -50% costuma amaciar qualquer avião. Caso seu avião esteja "manso demais" pode-se usar o exponencial positivo para deixa-lo mais esperto!

Exemplo de uso do Exponencial


Outro Vídeo, explicando DUAL RATE e EXPONENCIAL


Função: Sub-Trim
Outros nomes: Center, Sub, STRM, Stm, CNT
O  que faz: Ajusta o ponto central de movimento do servo
Como usar: Após instalar todos os servos do seu avião, retire os braços dos servos e ligue o rádio. Eles irão "centralizar", então, coloque os braços de volta nos servos e verifique se as superfícies de comando estão "zeradas",  caso esteja, ok, não faça nada, caso não estejam, usem a função Sub-Trim para deixar todos os comandos bem alinhados. O uso desta função ajuda bastante na hora de trimar o avião.


Função: Model
Outros nomes: Memory, MSEL, SEL, ModelMemory, Model Memory
O que faz: Seleciona a memória de modelo a ser utilizada naquele momento.
Como usar: Quando comprar um novo avião, ou desejar adicionar outro avião ao seu rádio, utilize a função Model para selecionar uma memória vazia para armazenar os parâmetros do avião em questão.


Função: Elevon
Outros nomes: Elevn, Delta, Dlt, Elvn, Eln, Elv, F-Wing, F/w
O que faz: Executa uma mixagem entre o profundor e o aileron
Como usar: Em aviões delta ou asas zagi, só existem duas superfícies de comando: Elevon direito e Elevon Esquerdo, estes aviões necessitam desta função especial que faz com que os elevons trabalhem tanto como profundor quanto como aileron, para usar, basta ligar a função e fazer a reversão de servos se for necessária.
Por hoje é só, pessoal... Caso gostem, semana que vem posto as programações avançadas do rádio, e na outra semana, exemplos reais de programação avançada...
Espero que ajude! Abraços a todos!

Em breve a segunda parte.
Fonte: MadfoX no excelente blog Aerotagua

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O.S. se rende ao futuro e lança linha de motores elétricos


A famosa fabricante de motores glow, a empresa O.S. que já possui 75 anos de história finalmente se rendeu à tecnologia dos elétricos e lançou uma linha de motores de alto desempenho que prometem tomar conta do mercado de motores brushless.


Foram lançados os motores com equivalência glow .25, .30, .40 e .50. Cada motor vem com um sistema de ventilacão especial que aumenta a eficiência e produz mais potência.

E ela ainda promete uma linha especial para helicópteros, ducted fans, nautimodelismo e automodelismo em breve!

Dentre as características dos motores estão:

  • Carcaça com maior espessura para maior resistência a distorções.
  • 3 rolamentos de alta qualidade.
  • Desenho da parte traseira mais rígida e segura que os concorrentes.
  • Pequeno comprimento do motor para facilitar a montagem em aeromodelos de frente curta.
  • Adaptador de hélice em aço inoxidável.
  • Placa traseira, eixo da hélice e plugs banhados a ouro.




quinta-feira, 12 de maio de 2011

SBACH 300 55CC 29%



Nos próximos dias chega em imperatriz mais uma aero gasolina, sbach 300 do comandante Alan Cenarium.
O aero será equipado com um DLE 55CC com canister para fumaça.































segunda-feira, 9 de maio de 2011

Final de semana de muitos vôos

Daniel exibindo o físico para Reginaldo rsrs
Neste final de semana tivemos muitos vôos como ha um bom tempo não se via em nossa cidade, contamos com uma bela tarde de sol e sensualidade por parte do comandante Daniel que nãqo resistiu o calor passou a tarde sem camisa mesmo (kkkkkkkkkkkkk)...

eu com meu pequeno Yak55
Agora vamos ao que interessa, no sábado tivemos vôos na quinta do jacó com a presença dos pilotos Daniel (com seu Yak54), Reginaldo (Calmato), Demósthenes (Yak55), Paulo (Tucano) e Titico (Cessna 182).

Finalmente peguei o jeito com o pouso do pequeno e arisco Yak55 de 98cm de envergadura realmente um mini-Yak. Mas não adiantou muito pois no domingo um vento lateral fez eu jogar o pequeno no chão. rsrsrsrs

Titico pegando seu aero com Daniel se exibindo pra ele kkkkk
150m disponíveis
 Agora quem não se deu muito bem foi o experiente Titco Fala-Pouco que teve que pescar seu Cessna na água após ter que abortar uma aterrisagem devido a pista ocupada e com a bateria já esgotada não teve jeito e foi parar na poça de lama.

belíssima pista
Já no domingo foi um dia especial, recebemos um convite para voar na pista particular de Álvaro Vipão,  a turma toda foi, como os aspiras Alison, Lukas e Isaías (que voaram muito bem), inclusive Alison voou com seu pequeno Cap232 muito bem, contamos também com a presença de Daniel, Felipe, Mesaque, Fabinho 3D, Reginaldo, Demósthenes, Jeferson, Álvaro (o anfitrião) e por último mas não menos importante o grande Fábio Fita Barbosa.


Alison com seu Cap232

 Com a excelente pista de 150m e bem demarcada tivemos excelentes vôos, a unica coisa que atrapalhou foi o vento transversal que teve na primeira hora de vôo fazendo meu pequeno Yak55 cair durante um rasante, mas nada demais eu tava com meu Extra na reserva.

Falando no Extra após alguns vôos tive a o desprazer de ter um travamento no meu motor E-max 2832 que soltou 2 ímãs mas com pouso suave mesmo sem o motor, dá de resolver, o mecânico Mesaque do hangar do Juçara já deu o diagnóstico e disse que dá de recuperar.

Daniel preparando seu Yak
Tivemos belos vôos com o Thunderbird de Álvaro, que voou também com seu Ultimate de 13 anos de idade (isso mesmo! o.O), com o Tucano 61 de Jeferson, mas quem roubou a cena foi o Yak54 do comandante Daniel batendo todos os demais aeros com seus rasantes velozes, tudo isso graças ao seu novo motor de alto desempenho.

Agora o que a pista mais impressionou além da qualidade foi a posição de vôo com o sol atrás das árvores ajudando, e muito, os vôos, realmente muito bom.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tabela de conversão de motores Glow para Elétricos

Esse post é dedicado ao comandante Daniel, o nosso melhor "conversor" de aviões glow para motorização elétrica, que recentemente teve mais um sucesso na conversão de seu Yak54. Agora e para quem não sabe qual motor equivale a qual? Para estes trago aqui uma tabela que resolve este problema.
Segue abaixo uma tabela de conversão de motores glow para elétricos retirada do fórum da E-vôo de autoria do caioect.  

Glow 2t  Peso Potencia Estator kv LiPO Motor elétrico equivalente
(g) (w)
0.049 500 125 2210 1200 3s Emax 2210, KD 22-10  TP 2410, AXI 2212
0.10 800 200 2215 1100 3s Emax 2215-20, KD 22-15, AXI 2217
0.15 1.000 275 2810 1000 3s Emax 2810, TR 35-30, TP 2908, AXI 2808
0.20 1.400 350 2815 900 3s Emax 2815, TR 35-36, TP 2915, AXI 2814
0.25 1.600 400 2820 900 3s Emax 2820, TR 35-42, AXI 2820
0.32 1.800 450 2820 900 4s Emax 2820, TR 35-42, AXI 2820
0.40 2.000 500 2826 850 4s Emax 2826, TR 35-48, AXI 2826
0.46 2.500 625 3520 700 5s Emax 2832 (4s), TR 42-50, TP 3520, AXI 3520
0.52 2.800 700 4020 600 5s TR 50-55, TP 4120, KD 50-12S, AXI 4120
0.60 3.300 825 4020 500 6s Emax 4020, TR 50-55, TP 4120, AXI 4120
0.90 4.200 1050 4030 400 8s Emax 4030, TR 50-65, TP 4130, AXI 4130
1.20 5.600 1400 5320 280 9s Emax 5335, TR 50-65, HXT 63-64, AXI 5320
1.60 7.000 1750 5330 230 10s Emax 5335, HXT 63-64, AXI 5330
2.20 9.000 2250 5345 180 11s TR 80-100, AXI 5345
3.00 12.000 3000 7055 130 12s TR 80-100, AXI 5360

Uma observação: Antes de começarem a jogar pedras, segundo o autor da tabela, estes valores são referentes à potência desenvolvida próxima a máxima eficiência, como por exemplo, o Emax 2826 suporta um peso de até 2.650g e aqui está como 2.000g.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A330 no Giant Itu



Isso é quase um sonho só em ver pessoalmente imaginem voar um desses...

Plantas: CAP232

Planta do Cap232 para motores glow .60 2 tempos de autoria de René Negre em balsa estruturada. O arquivo encontra-se em formato CAD (.dxf) para AutoCAD ou no FreeDWGViewer disponível em nossa seção de downloads.

A planta está dividida em 2 arquivos distintos, o primeiro com a fuselagem e a segunda com a asa, toda detalhada incluindo localização de todos os componentes (servos, tanque, etc.).

Para baixar clique aqui ou na imagem ao lado.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Teste de vôo do Calmato Sport da Regismodel

Teste de vôo do Calmato Sport da Regismodel, o novo modelo a venda no hangar da Vila Lobão, com 1,30m de envergadura impulsionado por um pequeno motor brushless de 1290kv, o vulgo "amarelinho".



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Plantas: Flutuador


Voltarei aqui com um assunto já abordado, flutuadores, percebi que não haviam plantas boas para se fazer flutuadores então resolvi fazer uma em CAD e postar aqui para download.

Todas as medidas estão em centímetros e para facilitar a vida de todos resolvi postar no formato original CAD (.dwg) para se abrir em AutoCAD e também a versão em PDF separada em mosaico em escala real (1:1), bastando imprimir e depois juntar as 3 partes para se ter a forma, há também uma folha de índice para orientar a montagem.

Este flutuador é em isopor para pequenos aviões com 90cm de fuselagem e com largura de 5cm para outros tamanhos é só usar a planilha de cálculo que temos na seção de downloads.

Para baixar a versão em PDF clique aqui ou na imagem acima e para baixar a versão em CAD clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...