sábado, 28 de maio de 2011

Um dia de quebras e lenhas, motivo? Hélices!

o motor novo não aguentou a hélice
Hoje (28/05/2011) a  tarde na zona de vôos dos aeros elétricos conhecidos como Quinta do Jacó tivemos um festival de quebras e lenhas e o principal motivo?  As hélices! Isso mesmo, misteriosamente tivemos vários acontecimentos tendo como principal personagem a hélice.

tive que ficar sem motor
Começamos pelo meu caso, hoje eu estava estreando um novo motor no meu Extra 300, um Turnigy C3542 de 1100kv e também estreava uma hélice nova 12x6 de alto desempenho que apesar de plástica tem um desempenho até superior a uma de madeira por não perder passo quando em velocidade máxima assemelhando-se muito à uma hélice combustão, no primeiro vôo o avião mostrava perfeito com potência de sobra mas de repente surge uma coluna de fumaça saindo do avião e ouço um garoto ao meu lado gritando: "-Olha pai, a fumaça de efeito especial!", pensei comigo mesmo, "desde quando avião elétrico tem bomba de fumaça?", pois é, não tem mesmo... Inicialmente pensei que fosse o speed pegando fogo, tirei motor e pousei o avião tranquilamente na pista mesmo sem motor e ao parar vimos que a fumaça tinha vindo do motor e não o speed, parece que o pequeno motor não aguentou a hélice...

até o Falcão quebrou a hélice
Outro que teve problemas com hélice foi o aspira Lukas que teve uma hélice retrátil se quebrando do nada e frustrando uma decolagem, nada demais só isso mesmo. Mas estranhamente ocorre o mesmo com o aero do professor Mesaque, sua hélice retrátil também se quebrou do nada, até o pequeno Falcão teve a hélice quebrada enquanto taxiava devido ao rebaixamento da bequilha dianteira. 

Tiger lenhado por FFB
Outro caso também de hélice foi o de Fábio Fita Barbosa que estava com o Tiger do professor Mesaque e numa decolagem a hélice resolveu voar sozinha e sacou fora do avião levando a mais uma queda, realmente hoje as hélices foram as vilãs. rsrsrsrs

Agora tirando as hélice tivemos uma tarde de muitos vôos, o aspira Alison chegou cedo as 15h e voou até quando pôde enxergar seu pequeno Piper Cube, deve ter voando umas 30 sessões.

avião lenhado devido a rádio defeituoso
E lenhas que não tiveram culpa das hélices foram duas, uma de Fábio Fita que num de seus pousos lenhou o Tiger de Mesaque e aspira Lukas que perdeu os comandos do seu Peninha graças ao rádio que perdeu contato com o aero, já foi a segunda vez que isto ocorre levando o aspira a colecionar 2 lenhas devido a rádio defeituoso a diferença é que desta vez teve os outros aeromodelista presentes como testemunha para comprovar a falha do rádio, na hora o aspira chegou a gritar: "Perdi o avião!!", logo depois caindo de bico reto rumo ao chão, o aspira disse que vai tomar satisfação na Regismodel.

E quanto as notícias boas temos o aspira Alison que voou muito bem sem riscos de lenha e pousos muito bons durante toda a tarde juntamente com o aspira Lukas, estou vendo que nesse ritmo logo logo eles estarão aptos a uma avaliação do comandante Daniel e se candidatarem a uma promoção, parabéns aos dois!

Um comentário:

  1. Uma hélice 12x6 para o Turnigy C3542 de 1100kv dá um gasto de quase 45A que é o limite do motor, por isso ele queimou. O ideal para este motor é uma hélice 11x5,5 que dá um gasto de uns 37A.

    ResponderExcluir

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...