Segue agora a segunda parte da matéria: Como programar um rádio de autoria do MadfoX no site Aerotaguá.
Programação de Rádios - Parte II
Na última matéria sobre programação de rádios, abrangemos os aspectos básicos de programação, como reversão de servos, curso máximo e mínimo dos mesmos, dual-rate, exponenciais e etc... Hoje vamos falar de coisas mais avançadas, como por exemplo flaperon, diferencial e etc.
Mixagens Básicas:
Os rádios atuais tem uma ampla gama de mixagens possíveis, mas normalmente algumas já vem pré-configuradas de fábrica e estão prontas para uso, diretamente ao alcance de um click no botão de programação... As mais comuns são: Elevon (Profundor+Aileron), Flaperon (Aileron+Flaps), Diferencial (Dois servos para o aileron, sem flaps), Leme > Aileron, Aileron > Leme, e Flap > Profundor.
Função: ELEVON
Outros nomes: DELTA, EVN, ELV, ELEVN, Spoileron
O que faz: Usando os canais de profundor e aileron juntos, mistura suas funções para que se possa utilizar aviões sem cauda.
Como usar: Alguns aviões com asa em delta e asinhas voadoras não tem as superfícies de deriva, estes aviões só voam se os ailerons também funcionarem como profundores, para isso, ativa-se a função Elevon e trabalha-se com os marcadores positivos e negativos até que o resultado seja o seguinte: Ao se cabrar, ambas as superfícies se levantam. Ao picar, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Procure também manter o comando de aileron em 50% em relação ao profundor. Isso deixa o avião mais manso e equilibrado.
Outros nomes: DELTA, EVN, ELV, ELEVN, Spoileron
O que faz: Usando os canais de profundor e aileron juntos, mistura suas funções para que se possa utilizar aviões sem cauda.
Como usar: Alguns aviões com asa em delta e asinhas voadoras não tem as superfícies de deriva, estes aviões só voam se os ailerons também funcionarem como profundores, para isso, ativa-se a função Elevon e trabalha-se com os marcadores positivos e negativos até que o resultado seja o seguinte: Ao se cabrar, ambas as superfícies se levantam. Ao picar, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Procure também manter o comando de aileron em 50% em relação ao profundor. Isso deixa o avião mais manso e equilibrado.
Função: FLAPERON
Outros Nomes: FLAPR, FLAPRN, AILAFLAP, AFLAP, CROW, D/F
O que faz: Utilizando-se os canais de aileron e flap juntos, simula-se flaps em aviões originalmente SEM flaps, movendo os dois ailerons simultaneamente para cima ou para baixo.
Como usar: Liga-se cada superfície de comando do aileron respectivamente nos canais de aileron e flap, então ativa-se a função flaperon e trabalhe com os marcadores positivos e negativos até obter-se o seguinte resultado: Ao se acionar o freio do flap, ambas as superfícies se levantam. Ao baixar os flaps, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Utilize a função freio apenas no solo!!!! No ar, perde-se muita sustentação e aí é queda certa.
Função: DIFERENCIAL
Outros nomes: DIFERENTIAL, DIFF, DIF, DFL, DTIAL
O que faz: Utilizando-se dos canais de aileron e primeiro auxiliar, esta função permite ter um servo separado para cada aileron. Difere do FLAPERON por nunca mover as superfícies na mesma direção, e por poder regular a incidência do avião quando em roll.
Como usar: Ao se ativar a função Diferencial, o canal do aileron é duplicado normalmente no canal do primeiro auxiliar, então pode-se inverter este canal e regular seu Endpoint até que o avião faça rolls perfeitos para ambos os lados, sem "barrilzar" nenhum...
Outros Nomes: FLAPR, FLAPRN, AILAFLAP, AFLAP, CROW, D/F
O que faz: Utilizando-se os canais de aileron e flap juntos, simula-se flaps em aviões originalmente SEM flaps, movendo os dois ailerons simultaneamente para cima ou para baixo.
Como usar: Liga-se cada superfície de comando do aileron respectivamente nos canais de aileron e flap, então ativa-se a função flaperon e trabalhe com os marcadores positivos e negativos até obter-se o seguinte resultado: Ao se acionar o freio do flap, ambas as superfícies se levantam. Ao baixar os flaps, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Utilize a função freio apenas no solo!!!! No ar, perde-se muita sustentação e aí é queda certa.
Função: DIFERENCIAL
Outros nomes: DIFERENTIAL, DIFF, DIF, DFL, DTIAL
O que faz: Utilizando-se dos canais de aileron e primeiro auxiliar, esta função permite ter um servo separado para cada aileron. Difere do FLAPERON por nunca mover as superfícies na mesma direção, e por poder regular a incidência do avião quando em roll.
Como usar: Ao se ativar a função Diferencial, o canal do aileron é duplicado normalmente no canal do primeiro auxiliar, então pode-se inverter este canal e regular seu Endpoint até que o avião faça rolls perfeitos para ambos os lados, sem "barrilzar" nenhum...
Função: LEME > AILERON
Outros nomes: RUDDER>AILERON, RUD>AI, R/A, 4-1, PITCH
O que faz: Combina o comando de leme com o aileron, de forma a corrigir atitudes indesejadas do avião quando da aplicação do comando de leme.
Como usar: Normalmente, quando se dá comando de leme em um avião, a perda de velocidade na meia-asa para a qual foi dado o comando de leme faz com que o avião "tombe" para o mesmo lado para o qual foi aplicado o leme... Porém, alguns aviões (ex.: U-Can-Do 3D) tem a mania feia de "tombar" para o lado contrário, complicando muito a vida do piloto na hora de fazer uma faca ou outra manobra qualquer que dependa de leme. Esta mixagem faz com que o aileron se mova juntamente com o leme, sempre que o comando de leme for aplicado. Assim, o avião é "obrigado" a tombar sempre pro lado certo, corrigindo-se o problema. Normalmente, basta acionar a função e aplicar a quantidade de aileron necessária para a correção do problema. (U-Can-Do 3D: 18% de aileron)
Outros nomes: RUDDER>AILERON, RUD>AI, R/A, 4-1, PITCH
O que faz: Combina o comando de leme com o aileron, de forma a corrigir atitudes indesejadas do avião quando da aplicação do comando de leme.
Como usar: Normalmente, quando se dá comando de leme em um avião, a perda de velocidade na meia-asa para a qual foi dado o comando de leme faz com que o avião "tombe" para o mesmo lado para o qual foi aplicado o leme... Porém, alguns aviões (ex.: U-Can-Do 3D) tem a mania feia de "tombar" para o lado contrário, complicando muito a vida do piloto na hora de fazer uma faca ou outra manobra qualquer que dependa de leme. Esta mixagem faz com que o aileron se mova juntamente com o leme, sempre que o comando de leme for aplicado. Assim, o avião é "obrigado" a tombar sempre pro lado certo, corrigindo-se o problema. Normalmente, basta acionar a função e aplicar a quantidade de aileron necessária para a correção do problema. (U-Can-Do 3D: 18% de aileron)
Função: AILERON > LEME
Outros nomes: AILERON>RUDDER, AIL>RUD, A/R, 1-4, RPITCH
O que faz: Combina o comando de aileron com o leme, de forma a facilitar a resposta do avião quando da aplicação do comando de aileron.
Como usar: Alguns aviões tem muita dificuldade de fazer curvas utilizando somente o aileron (ex.: Piper J3Cub, Paulistinha), assim como alguns outros fazem curvas somente com o aileron, porém suas caudas ficam caidas, de modo que a curva fique "feia" (ex.: P-51 Mustang, T-27 Tucano, Albatroz 60). Esta mixagem corrige o problema aplicando um pouco de leme sempre que o comando de aileron é aplicado. Isto "arredonda" as curvas e facilita muito o controle do avião coordenando a curva (como em um avião real, onde se dá comando do tipo "pé-e-mão"). Ao se ativar esta função, sempre que o aileron for movimentado, o leme se move junto. Recomenda-se aplicar o comando aos poucos (normalmente começa-se em 5% e vai se aumentando de 5% em 5%), até que o problema seja sanado.
Função: FLAP>PROFUNDOR
Outros nomes: FLAP>ELEVATOR, ELEVATOR-FLAP, 6-2, F/E, ELVFLP, E/F, ELECROW
O que faz: Corrige a alteração do Centro de Pressão da asa.
Como usar: Em alguns aviões, ao se aplicar os flaps, a brusca alteração do centro de pressão da asa faz com que o nariz se abaixe e a cauda suba (o que parece muito com uma picada, mas a altitude normalmente não se altera muito). Esta mixagem corrige este problema aplicando um pouco de profundor para cabragem sempre que se dá o comando de flap. Aconselha-se ir aplicando este comando aos poucos, de 5% em 5%.
TABELINHA DE CANAIS DE RÁDIOS
Para facilitar a vida, vou listar abaixo as marcas de rádio mais comuns e suas definições de canais.
Outros nomes: AILERON>RUDDER, AIL>RUD, A/R, 1-4, RPITCH
O que faz: Combina o comando de aileron com o leme, de forma a facilitar a resposta do avião quando da aplicação do comando de aileron.
Como usar: Alguns aviões tem muita dificuldade de fazer curvas utilizando somente o aileron (ex.: Piper J3Cub, Paulistinha), assim como alguns outros fazem curvas somente com o aileron, porém suas caudas ficam caidas, de modo que a curva fique "feia" (ex.: P-51 Mustang, T-27 Tucano, Albatroz 60). Esta mixagem corrige o problema aplicando um pouco de leme sempre que o comando de aileron é aplicado. Isto "arredonda" as curvas e facilita muito o controle do avião coordenando a curva (como em um avião real, onde se dá comando do tipo "pé-e-mão"). Ao se ativar esta função, sempre que o aileron for movimentado, o leme se move junto. Recomenda-se aplicar o comando aos poucos (normalmente começa-se em 5% e vai se aumentando de 5% em 5%), até que o problema seja sanado.
Função: FLAP>PROFUNDOR
Outros nomes: FLAP>ELEVATOR, ELEVATOR-FLAP, 6-2, F/E, ELVFLP, E/F, ELECROW
O que faz: Corrige a alteração do Centro de Pressão da asa.
Como usar: Em alguns aviões, ao se aplicar os flaps, a brusca alteração do centro de pressão da asa faz com que o nariz se abaixe e a cauda suba (o que parece muito com uma picada, mas a altitude normalmente não se altera muito). Esta mixagem corrige este problema aplicando um pouco de profundor para cabragem sempre que se dá o comando de flap. Aconselha-se ir aplicando este comando aos poucos, de 5% em 5%.
TABELINHA DE CANAIS DE RÁDIOS
Para facilitar a vida, vou listar abaixo as marcas de rádio mais comuns e suas definições de canais.
Futaba:
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2
JR/Spektrum
1 - Acelerador
2 - Aileron
3 - Profundor
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap/Aux1
7 - Aux2
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2
JR/Spektrum
1 - Acelerador
2 - Aileron
3 - Profundor
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap/Aux1
7 - Aux2
Airtronics
1 - Profundor
2 - Aileron
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2
Hitec
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Segundo Aileron/Trem de pouso/Aux1
6 - Flaps
7 - Segundo Aileron/Aux2
8 - Aux3
9 - Aux4
1 - Profundor
2 - Aileron
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2
Hitec
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Segundo Aileron/Trem de pouso/Aux1
6 - Flaps
7 - Segundo Aileron/Aux2
8 - Aux3
9 - Aux4
Fonte: Aerotaguá por MadfoX
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