terça-feira, 31 de maio de 2011

Review: iPhone AR.drone


Aproveitando que postei sobre o quadricoptero aqui vai outra notícia interessante sobre esse tema, depois do quadricóptero auto-suficiente utilizando o sensor do kinect do xbox360 agora vem o quadricóptero controlado pelo iPhone, é isso aí, os gadgets estão tomando conta do aeromodelismo. ;-P

RICHMOND, Va. – Você pode fazer muita coisa com o iPhone nos dias de hoje – controlar o seu gravador de vídeo digital de longe, destravar o carro e agora fazer um drone voar.


Parrot, uma empresa mais conhecida por seus Bluetooth viva-voz veicular, lançou um avião pequeno, não-tripulado que pode ser controlado usando um iPhone ou outro de Apple Inc. ‘s Wi-Fi com capacidade de gadgets, incluindo o iPod Touch e do IPAD. Depois de ler sobre ele em linha, senti-me compelido a tomar o avião para um test drive, porque, honestamente, que gadget geek não quer um?

O AR.Drone $ 300 (dólares) é um quadricopter – Um helicóptero com quatro hélices separadas – feito de fibra de carbono e plástico forte.


Pesando menos de uma libra, o gadget pode voar até 11 km / h, controlada a partir de até 150 metros de distância. O zangão tem duas câmeras embutidas que o streaming de video do que se vê diretamente no seu iPhone ou outro dispositivo da Apple. Você, então, controlar aspectos do voo, inclinando o iPhone de lado a lado, utilizando o giroscópio no dispositivo.

Não se preocupe se você não tiver uma boa conexão de celular ou Wi-Fi gratuito. O zangão tem o seu sistema Wi-Fi para se comunicar diretamente com o iPhone sem precisar passar por um hotspot Wi-Fi externo.

A instalação foi bastante fácil. Depois de baixar o aplicativo gratuito da loja iTunes da Apple e carregar a bateria para o AR.Drone, eu estava pronto para voar. Com um toque de um botão na tela, o AR.Drone pairava cerca de três metros do chão. Landing é tão simples, com um botão na tela que lentamente reduz o drone para o chão.

É certo que os controles demoram um pouco para dominar. A maneira mais fácil é para inclinar o iPhone para controlar o vôo. Há também um modo avançado, que permite controlar o robô com um joystick virtual. É possível orientar o avião, olhando o vídeo feeds, mas eu achei muito mais fácil olhar para a própria aeronave.

Verifique se o seu primeiro test drive está em uma área aberta como um campo ou um grande quintal que lhe dá espaço para experimentar com os controles sem bater em tudo. Quando o avião chegou ao meu escritório, os colegas foram animado para vê-lo voar. Nós lamentamos a pressa quando os vôos iniciais o drone bateu em armários.

Durante os nossos testes de campo ao ar livre, o avião acabou em uma floresta próxima. Felizmente, as câmeras do robô me deram uma idéia de onde ele caiu. Enquanto o avião estava visivelmente afetado pelo vento lá fora, ele tem uma tecnologia que tenta minimizar a deriva.

Você pode fazer o drone voar no interior de edifícios com mais segurança, anexando os pára-choques de plástico incluidos , que protegem o drone e qualquer coisa que pode danifica-lo em. (E acredite, você vai danifica-lo em coisas.) Se você entrar em apuros, há também um botão de pouso de emergência que desliga completamente o motor e a unidade cai no chão.

Eu era capaz de dominar pilotá-lo depois de algumas sessões, mas foi sempre cauteloso sobre onde eu voei com ele.

Tão divertido quanto o AR.Drone é voar, existem algumas desvantagens. A bateria dura apenas cerca de 15 minutos quando totalmente carregado, por isso, se seu vôo exige uma longa viagem para um campo de futebol ou estacionamento aberto. Você pode, no entanto, comprar baterias extras por US $ 30 cada.

E, por ora, o aplicativo usado com o AR.Drone apenas controles de vôo movimentos e exibe feeds das câmeras on-board.

Mas acho que as possibilidades futuras emocionante. Parrot planos para atualizar seu aplicativo de realidade aumentada com jogos. Você pode correr outros zangões real ou perseguir e atirar os inimigos virtuais que aparecem sobrepostos no feed de vídeo do zangão.

Parrot também fez a sua tecnologia para a fonte AR.Drone aberto, ou seja, qualquer programador pode criar seu próprios jogos ou encontrar outras maneiras de utilizar e controlar o avião. Ele permite aos usuários gravar o vídeo ou tirar fotos da tela durante o vôo.

Enquanto ele vem com um preço elevado, a plataforma aberta coloca o AR.Drone na categoria de gadgets promissor para aqueles com mais dinheiro para gastar. É divertido jogar com o agora, mas você pode querer esperar até que você possa fazer mais com ele.

Fontes: 4alldevices e bit-tech.net (em inglês).

Um comentário:

Comente! Mas cuidado para não ofender alguem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...