segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Imagens fantásticas da Fumaça no Circuito Peru, Suriname, Nordeste e Nor...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tomada aérea sobre as obras do PAC em Imperatriz

Tomada aérea da área do PAC de Imperatriz - MA feita por um aeromodelo, sobre o Loteamento Residencial Recanto Universitário.

Para a filmagem foi utilizado o aero Patinho Feio do prof. Mesaque pilotado pelo Júnior de Montes Altos, as imagens são muito boas, o vídeo é meio longo mas vale a pena, principalmente no fim quando aparece meu Tucano T-27 de Robert. rsrsrsrs


Nova tecnologia em baterias: Célula a hidrogênio

Durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona nesta semana, os visitantes puderam conhecer um sistema de alimentação a hidrogênio para notebooks e outros equipamentos móveis.

O sistema é composto de uma célula alimentada a hidrogênio, fornecida pela Powertrekk. Ao gerar a energia necessária para alimentar o equipamento, a célula produz apenas vapor de água como subproduto.
Os cartuchos de hidrogênio estão sendo colocados no mercado com capacidades para alimentar células a combustível de 1 watt até 3 kilowatts.
Isto os torna capazes não apenas de recarregar telefones celulares, notebooks, GPS e qualquer outro produto portátil, mas também de alimentar equipamentos com consumo significativo de energia. 

Uma célula a combustível com o cartucho de maior capacidade pode alimentar uma bicicleta elétrica por até 160 quilômetros, a uma velocidade de 40 km/h.

Energia do sal e areia:



As recargas de hidrogênio, que estão sendo lançadas pela empresa Signa Chemistry, baseiam-se no trabalho do professor James Dye, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
O Dr. Dye trabalha com metais de base alcalina, tendo desenvolvido o uso do siliceto de sódio para produzir hidrogênio.
"Em nosso laboratório, nós produzimos silicetos metal-alcalinos, que basicamente são feitos de sódio e silício que, por sua vez, vêm do sal e da areia," conta o pesquisador. "Nós conseguimos produzir hidrogênio adicionando água ao siliceto de sódio, e o hidrogênio alimenta as células a combustível."
Depois de exaurida sua carga de hidrogênio, o cartucho contém apenas silicato de sódio, o mesmo material encontrado nas pastas de dentes, por exemplo, o que mantém a característica "verde" dessa fonte de energia.
 
Fonte: Silvinho em aero-fanaticos

O maior aeromodelo elétrico do Brasil, GIANT Yak-54 34% de escala.






O Asas Elétricas tem o maior orgulho de anunciar aos seus amigos e clientes um feito único na história do aeromodelismo nacional. Após pesquisas intensas, criação de parcerias, elaboração do projeto, testes em bancada, execução, montagem e testes de vôo, no qual foram gastos 8 meses, voou em Franca - SP, nas mãos de Fabio Junqueira no dia 18 de Agosto de 2007, o maior aeromodelo elétrico do Brasil. Os números deste modelo são impressionantes. Mesmo aqueles que não têm muita intimidade com aeromodelos elétricos podem ver facilmente pelos números o quão especial é este modelo.
  • Modelo= GIANT Yak 54 34% de escala da LEM MODELS
  • Motor= Plettenberg Predator 30/8 de 11kwatts de potência máxima
  • Hélice= RASA 27x13 de fibra de carbono
  • Speed Control= Jeti Spin 200A
  • Bateria= Li-Po Thunder Power 12S 44,4v 7.600mah - 152A continuos - 380A rajada
  • Radio= Spektrum DX7
  • Receptor= AR7000
  • Eletrônica= Smart-Fly Power Expander EQ10 + Turbo REG + 2 baterias Thunder Power 2S 2000mah
  • Servos= 8 JR 8611A
  • Peso= 11,9 kg
  • Envergadura= 2,65 Metros
  • Comprimento= 2,4 Metros
  • Torque = 25kg
  • Autonomia = 12 minutos vôo acrobático 8 minutos vôo 3d

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Avião projetado na UFMG bate quatro recordes mundiais





Um avião construído por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quebrou quatro recordes mundiais, ontem e hoje, na categoria C1A0, que engloba modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem de até 300 quilos. “Nunca na história da aviação brasileira houve sequer a tentativa de quebrar recordes mundiais com aeronave motorizada”, disse, orgulhoso, o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG e coordenador do projeto, Paulo Iscold.

A aeronave CEA 308 bateu ontem o recorde russo de tempo de subida até três mil metros de altitude – baixou de 13 minutos e 40 segundos para 8 minutos e 15 segundos. Também deixou para trás ontem duas marcas que pertenciam a norte-americanos: velocidade em linha reta em 15 quilômetros – atingiu 329 km/h contra 292 km/h – e velocidade de ida e volta em cem quilômetros, chegou a 326 km/h ante 297 km/h. Hoje foi a vez de superar os austríacos na velocidade em linha reta em três quilômetros – 360 km/h contra 351 km/h.


História

O projeto da aeronave mineira foi desenvolvido por Iscold em 1999 como trabalho de conclusão do curso de Engenharia Aeronáutica na UFMG. O primeiro voo ocorreu em 2001. “Naquela época as dificuldades eram muitas, a maior delas financeira”, disse. Em 2007 os voos passaram a ser regulares. O piloto que desde 2005 participa dos teste é Gunar Armin, ex-comandante da Varig.

Feito de materiais compostos, como fibra de vidro e espuma rígida, também chamada de espuma de PVC, o avião hoje possui 80 cavalos de potência, pouco mais que a potência de um carro de mil cilindradas, e atinge 360 km/h, velocidade superior a de carros de Fórmula 1. O peso da aeronave sem piloto, paraquedas e combustível é de 206 quilos. “Nessa categoria há limitação do peso em até 300 quilos, o que traz uma limitação de potência, porque é difícil conseguir no mercado motor leve e potente”, afirmou Iscold. – Renan Carreira.

Senta a Pua!





Senta a Pua! é o símbolo e grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo suas origens na Segunda Guerra Mundial.

O símbolo foi criado pelo então Capitão Aviador, depois Major-Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, Comandante da Esquadrilha Azul, e todos os elementos do símbolo tem uma explicaçao:

- Faixa externa verde-amarela – o Brasil
- Quepe do avestruz – piloto da Força Aérea Brasileira
- Escudo – a robustez do avião P-47 Thunderbolt e proteção ao piloto.
- Fundo azul e estrelas – o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul
- Pistola – poder de fogo do avião P-47 Thunderbolt
- Nuvem – o espaço aéreo
- Fumaça e estilhaços – a artilharia antiaérea inimiga
- Fundo vermelho – o sangue derramado pelos pilotos na guerra

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O dia de vôo na quinta

Hoje mais uma vez foi um movimentado dia de vôo na Quinta do Jacó, com novos aeromodelistas, lenhas e rasantes espetaculares.

Hoje meu dia não foi lá dos melhores, meu extra estava muito arisco, destrimado tive um vôo muito tenso mais uma vez. Até com o habilidoso Felipe o avião não deu tréguas, apesar de conseguir trimar o pouso não foi dos melhores chegando a quebrar o trem de pouso na curva após o pouso, ele já estava fragilizado depois de meu pouso desastrado. rsrsrsr

Temos novos aeromodelistas, o hobby está crescendo em nossa cidade, a cada dia de vôos temos mais novatos, devido a isto ainda não tenho o nome de todos mas prometo trazer a ficha de cada um aqui aos poucos.

Quem fez bonito hoje foi a turma dos combustões que apareceu na pista 02 da Quinta do Jacó, entre eles Helder Carrinho com com seu Calmato Sport fazendo rasantes em alta velocidades chamando a atenção de muitos curiosos, o que tornou os vôos mais perigosos e devido a isto foi dado um tempo até o pessoal livrar a pista, segurança em primeiro lugar sempre.

Outro aviador que chamou a atenção foi o veterano Jarlan que apareceu com um Tiger elétrico trocando os antigos modelos a combustão pela tecnologia elétrica.

Mais um ótimo dia de vôos, estiveram presentes Clélio do Tocantins, o aspira Almeidinha (mas desta vez se conteu e não correu riscos desnecessários), Reginaldo Vidraça com seus novos alunos, Jarlan, Rodrigo com os filhos, Alan, Ivan Cai-Cai, professor Mesaque e seu filho Felipe, comandante Daniel Souza com seu La Racer, o blogueiro que vos escreve Demósthenes e vários outros (desculpe não lembrar o nome de todos porque temos muitos novatos rs).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Plantas: Tucano T-27

A pedido de um leitor desconhecido vou postar aqui a planta de um avião muito querido entre todos os aeromodelistas: o Tucano T-27, uma das maravilhas da indústria aérea brasileira e principalmente por ser o avião utilizado pela nossa Esquadrilha da Fumaça.

A planta em questão está em formato DWG, abre com o AutoCAD ou com o FreeDWGViewer, se alguem tiver problemas com o formato me avise que poderei transformar em PDF. 

O avião é ótimo, eu mesmo tenho um e gosto dele demais. Tá certo que ele está muito surrado, isso porque ele é um veterano. rsrs

Meu Tucano a frente e o do Ronaldo ao fundo

Para baixar, clique aqui.

Escolha do motor

O motor é a parte do aeromodelo onde existem o maior número de opções. É importante a colocação do motor conforme as especificações do aeromodelo. Estas especificações são fornecidas na planta ou no manual de instruções.
    
A primeira característica a ser observada é a capacidade cúbica , ou cilindrada do motor. Esta capacidade é normalmente fornecida em polegadas cúbicas. Portanto se um motor for classificado como .40, significa que a cilindrada do mesmo é 0,4 polegada cúbica. 
Outra característica é quanto ao tipo de ciclo utilizado, 2 tempos ou 4 tempos. Os motores 2 tempos são os mais comuns e baratos, e são indicados para o iniciante. Os 4 tempos são motores que fornecem menos potência final, se comparados com um 2 tempos da mesma cilindrada, porém tem a vantagem de oferecer mais força em baixa rotação, além do ruído ser mais realista. Por esta razão, os modelos normalmente trazem duas especificações de motor, para 2 tempos e para 4 tempos. Para substituir um .46 2 tempos, por exemplo, será necessário um .70 4 tempos. 
    
Finalmente, deve-se levar em consideração a presença ou não de rolamentos no motor. Um motor com rolamento, comparado com um sem rolamento na mesma cilindrada oferece cerca de 50% a mais de potência. Claro que esta diferença reflete no preço.
    Em resumo, para iniciar prefira um motor de 2 tempos dentro da cilindrada solicitada pelo aeromodelo escolhido. Para treinadores normalmente se utiliza motores .40 a .46. Se o fator financeiro permitir, prefira um motor com rolamentos pois o investimento compensa, visto que este motor tem mais possibilidades de uso para um futuro modelo mais avançado. Se a economia for fator de escolha, fique tranqüilo, que um 2 tempos sem rolamento irá lhe atender sem problemas. 
    


Os tipos de motor mais comuns:
 
  • Glow   2 tempos - Este é o motor mais simples e também o mais barato e é a opção da maioria dos iniciantes. O motores glow funcionam com base em um vela incandescente que precisa ser aquecida para a partida do motor.
  • Glow 4 tempos - Também funciona baseado em uma vela incandescente, porém utiliza um ciclo de 4 tempos, através de válvulas móveis de admissão e exaustão.
  • Gasolina - Os motores a gasolina são motores grandes para aeromodelos idem. Nestes motores a capacidade cúbica é expressa em centímetros cúbicos  ou  cc. Os menores motores a gasolina são com cilindrada de 23cc podendo chegar até a 160cc.
  • Elétricos - Com a evolução da tecnologia das baterias os motores elétricos estão cada vez mais presentes nos clubes de aeromodelismo. Hoje já existem modelos com até 2 metros de envergadura que utilizam motores elétricos.
  • Turbinas - É o que existe de mais sofisticado em termos de motorização. Também conhecidas como jatos, são miniaturas das turbinas reais utilizadas em aviões escala cheia. 
Fonte: AEROBLU - União Blumenauense de Aeromodelismo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Novidade: FlyCamOneHD 720p

Nós ja conhecemos as pequenas cameras de vídeo portáteis para aeromodelos, elas são pequenas e práticas, mas tinha um pequeno problema: a qualidade de gravação. Na melhor das hipóteses gravamos na qualidade VGA (640x480px), agora podemos contar com a FlyCamOneHD 720p. 

Trata-se de um nova câmera vendida na Hobby Lobby, ela tem várias opções de cores mas isso é o que menos interessa, ela possui a lente num mecanismo móvel que dá de ajustar pra filmar de vários ângulos diferentes em qualidade HD (1280x720px). A FlyCamOneHD 720p utiliza cartões de memória SD de 8GB a 32GB.

A câmera pesa 60 gramas com a opção de ser colocada na posição que for mais conveniente e pode trabalhar em conjunto com um transmissor, o FCOHD03 que trabalha na frequência 5,8GHz e tambem com a tela remota FCOHD02 para um vôo em FPV em tempo real com qualidade 720p.




Sistema de transmissão em tempo real

Tela para exibição com qualidade HD


Veja as características da FlyCamOneHD 720p:

  • Design aerodinâmico
  • display 1in. OLED color screen para acessar menu, tirar fotos e assistir videos gravados
  • zoom digital 4X
  • lente rotatória de até 180 graus
  • qualidade de gravação 1240 x 720p HD a 30fps
  • bateria de LiPo 600mAh que pode ser trocada
  • Saída AV Out (cabo de Video composto incluído)
  • qualidade de 3MPpara fotografias
  • seletor automático de balanço de branco, ISO, exposição, contrate, efeitos e outros
  • Compativel com varios acessorios.
Funciona em: Windows SE, XP Vista, 7. Macintosh 



O elefante que veio do céu

Esse vídeo é uma contribuição do nosso amigo Alan Cenarium, cuidado pra não cair da cadeira.... rs


Trem Triciclo para Convencional

Muitos aeromodelistas  já pensaram em mudar o trem de pouso triciclo para convencional por uma série de razões praticas e relacionadas na maioria das vezes com o campo de vôo. Principalmente quem quase sempre voa em pistas de grama ou terra batida onde tem a marca de pisadas de animais pesados.

Nestes casos o trem convencional tem vantagens sobre o trem triciclo principalmente no tocante a resistência mecânica. E na proteção ao servo de direcionamento, que não mais sofrerá forças bruscas que eventualmente quebrarão a travessa de comando ou fará com que as engrenagens sejam virtualmente trituradas. Num campo com pista de grama impactos violentos contra a bequilha do nariz são inevitáveis tanto no pouso quanto na decolagem. Não raras vezes o horn de nylon preso a mola da bequilha quebra, ou então o kwick-link parte deixando a roda virada a 90° e entortando a haste do trem. Isto quando não atinge a parede de fogo quebrando-a e nos remetendo de volta para a oficina.

Para evitar estes tipos de inconvenientes recomendo o planejamento da construção do seu modelo em relação as condições de vôo que enfrentará. Refiro-me especificamente ao trem de pouso, planejando a mudança para trem convencional e considerando a abertura do trem  entre as rodas principais. Existem problemas a serem considerados principalmente quando o modelo em questão é um asa alta porque devemos reforçar muito bem a fuselagem internamente com compensados epoxiados aos lados e na base interna da fuselagem, a ser comentado mais adiante. Por hora vou dar as dicas de posicionamento do novo trem de pouso.

Devem ser consideradas determinadas medidas para o posicionamento do trem, assim não teremos o problema de  pilonagem constantemente . É recomendável posicionar aquele modelo que estamos restaurando em posição de vôo horizontal. Assim facilita a medição  de posicionamento em relação ao BA ( bordo de ataque ). O eixo do trem, aquele onde fica a roda deve estar a no máximo 5 centímetros a frente do BA ( bordo de ataque ) e a no mínimo dois centímetros a frente do CG deverá ficar a base de fixação do trem dentro da asa. Estas medidas além de facilitarem a elevação do grupo de cauda reduzem muito o efeito de pilonagem. No caso das nervuras serem de compensado porque o modelo já era com trem na asa bastará colar um reforço em " U " ao lado interno das duas nervuras e encaixar a base que deve ficar parelha com o chapeamento do BA ( bordo de ataque ).Se as nervuras à frente da longarina principal forem de balsa então cortaremos uma cópia das nervuras em papelão e as recortaremos em compensado 3 a 4 mm já deixando um encaixe  em forma de " U " para colar a base do trem de pouso. Alguns modelistas preferem colar apenas um reforço em uma única nervura, porém eu não recomendo, porque isto vai prejudicar muito a resistência da base já que teremos que colar a nervura com o trem previamente fixado ao reforço, causando dificuldades para o chapeamento e entelamento do modelo. E no caso de reparos por entortamento do trem, haverá um risco muito grande de quebra da nervura de compensado. Assim prefira um trem removível ao estilo do trem triciclo. Rodas de três polegadas ou três polegadas e meia são adequadas para um  modelo de 1800 gr até 2700 gr. 



Mas minha asa é isopor chapeado. Sem problemas, bastará marcar a área que precisa para encaixar a base do trem e retirar o material até que permita encaixar a nova base do trem, que recomendo ser duplamente mais larga e um pouco mais grossa. Coloque epoxi dentro da cavidade encaixe a madeira da base pressionando-a até nivelar com a superfície da asa. Lixe o excesso de cola e madeira e fixe o trem aí.

No caso de ter-mos que colocar o trem na fuselagem porque não queremos abrir a asa, posicione a base de compensado logo à frente da caverna que sustenta o pino de fixação da asa colando-a diretamente e internamente contra as laterais da fuselagem e encostada a caverna em questão, porém tome cuidado para  não fechar a entrada do pino da asa. Cole simultaneamente dois reforços de compensado em forma de triângulo nas laterais encostados e colados diretamente na caverna mencionada. Não esqueça de planejar a furação em relação ao trem que vai ser usado, e procure manter o trem principal com uma pequena inclinação para a frente - o eixo deve ficar levemente a frente da linha central que compõe o trem a ser fixado.

Afastamento entre rodas deve ser considerado de maior importância , visto que um trem com rodas muito aproximadas tende a fazer o modelo tocar com a ponta da asa no chão e fica muito instável quando temos vento lateral no taxiamento. Afaste as rodas até um terço da envergadura ou um pouco mais. Isto ajuda a controlar a direção do modelo mesmo quando este encontra um obstáculo como uma toceira de grama ou buraco.

A hélice deve ter uma distância mínima do solo de  cinco centímetros quando a cauda estiver em posição de vôo horizontal, isto evita que sugue pequenas pedras lançando-as contra os outros e contra si próprio e também não permite que atinja o solo quando a cauda se ergue mais que o normal, e ajuda a passar acima de elevações eventuais que existam na pista.


Por fim basta colocar-mos uma bequilha de cauda presa diretamente ao direcional, travada por uma base de ancoramento feita em compensado, colado na base da fuselagem. Utilize uma roda de borracha de 3/4" ou uma polegada porque fica mais fácil para rolar na grama.
por Clair Ebersol González

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uma guerra particular nos céus da quinta do jacó

Estamos vivenciando uma guerrinha particular nos céus da Quinta do Jacó, a Zona Proibida, os personagens dessa guerra são Reginaldo Vidraça e Daniel Souza, como ja houve um primeiro round (veja mais em Arregou...), agora Reginaldo prepara a vingança, caçando implacavelmente todos os aviões de Daniel, o comandante não voará mais em paz. Veja os vídeos da Vingança de Reginaldo...



E veja o final e decida voce mesmo, quem arregou??




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O melhor ventilador de teto do mundo EVER!

Vou comprar um desses!!


Via ahnegao

Micro aeromodelos elétricos

Um dos problemas dos motores elétricos comuns, principalmente daqueles usados em montagens mecatrônicas com alimentação por pilhas e baterias, é o baixo torque e elevada rotação, resultantes de potências baixas. No entanto, com motores muito leves e baterias compactas é possível usar esse tipo de propulsão num tipo de montagem bastante crítica: os aeromodelos. Conheça, neste artigo, a tecnologia dos micromotores e das baterias compactas que abrem uma nova gama de aplicações para esses dispositivos.

A resistência do enrolamento de o de cobre dos motores de corrente contínua é o principal limitador da potência desses dispositivos.

Se usarmos os muito grossos, de modo a obter baixas resistências e, com isso, elevadas correntes, nos deparamos com a falta de espaço para fazer os enrolamentos, resultando assim em poucas espiras. O resultado é tal que, o que ganhamos com corrente perdemos com o número de espiras.

Como o número de espiras (juntamente com a corrente) determinam a intensidade do campo magnético produzido e portanto o torque, esse tipo de motor tem sua potência bastante limitada.

É por esse motivo que, a não ser em algumas aplicações muito limitadas de aeromodelos, os motores elétricos não têm o mesmo desempenho dos motores a explosão ou as turbinas. De fato, apenas modelos muito leves ou ainda que não exigem potências elevadas podem operar com motores elétricos comuns.

Não obstante, diversas empresas têm conseguido fabricar motores extremamente pequenos que, aliados a baterias muito leves e compactas possibilitam a montagem de aeromodelos extremamente leves e pequenos. Assim, partindo dos motores comuns é possível hoje elaborar aeromodelos elétricos de bom desempenho.

Podemos tomar como exemplo o da figura 1 que consiste num aeromodelo elétrico que utiliza um motor de corrente contínua alimentado por pilhas.

Aeromodelo com motor comum de corrente contínua

Entretanto, se quisermos algo mais avançado, precisamos pensar em outro tipo de solução, tanto em termos de motor como de fonte de energia, ou seja, pilhas e baterias.

Para alimentar os motores de aeromodelos que precisam ser muito leves, não podem ser usadas baterias ou pilhas comuns que são muito pesadas. Existem então microbaterias de Li-Polímero, extremamente compactas, se bem que sua capacidade em termos de duração não seja das maiores.

Elas servem, porém, para alimentar os motores num vôo de curta ou média duração. Na figura 2 temos um exemplo desse tipo de bateria. Para mais informações sobre esse tipo de bateria, sugerimos visitar o nosso post Baterias de Lithium Polymero (Li-Po).



Para que o leitor tenha uma idéia das dimensões desses motores, veja na figura 3 um deles, colocado sobre uma moeda.
No site da RC Micro World Online você poderá descobrir mais sobre esses micromotores e muito mais sobre aeromodelos que voam dentro de casa (indoor modeling). Observe na figura 4 o que você pode fazer usando uma microbateria e um micromotor.

Esse aeromodelo, conforme pode-se ver no site da empresa Plantraco Hobbies , é radiocontrolado, podendo voar facilmente dentro de casa! Seu preço nos Estados Unidos é de 299,99 dólares. A freqüência de operação do RC pode ser de 890 MHz ou 900 MHz.

Para os que desejam ir além no uso de propulsão elétrica ultraminiaturizada e fazer aeromodelos extremamente pequenos e leves, visitando o site de empresas como a Plantraco, é possível descobrir diversos acessórios interessantes como sistemas de radiocontrole (RC), servos e muito mais que lhes possibilitem desenvolver seus próprios projetos.




Estes micro-servos podem ser usados para movimentar leme e aps de um aeromodelo. As principais vantagens desses dispositivos são seu peso e consumo, extremamente baixos, que os tornam ideais para montagens miniaturizadas.

O receptor da Futaba visto na figura 5 pesa apenas 8,5 gramas, enquanto o receptor exibido na figura 6 pesa apenas 4 gramas.

E para completar a gama de acessórios podemos contar com servos e atuadores extremamente pequenos, veja os exemplos da figura 7 O conjunto mostrado inclui numa pequena placa de apenas 4 gramas: o receptor e dois servos operando na faixa de 72 MHz.

Na Mecatrônica

A disponibilidade de micromotores, baterias compactas, sistemas de radiocontrole, servos e outros mecanismos extremamente pequenos abre enormes possibilidades para os leitores que pensam em projetar microrobôs e outros microdispositivos mecatrônicos.

De fato, robôs que cabem na palma da mão, que sejam controlados remotamente por sistemas de rádio e que tenham funções complexas podem ser elaborados com base em tais dispositivos.
  
Uma empresa que fornece componentes para microrobots é a Didel de Lausane – Suiça. Um produto dessa empresa é o Swisbot Stamp, que opera controlado pela porta RS-232 de um computador e pesa apenas 37 gramas! Na figura 8 vemos o aspecto desse microrobot.


Conclusão

A disponibilidade existente no mercado de motores extremamente pequenos e de baterias compactas, além de diversos outros dispositivos em dimensões e pesos muito pequenos abre caminhos para o projetista de microdispositivos mecatrônicos.

Do aeromodelo ao robô, o leitor teve neste artigo uma pequena demonstração do que pode ser feito. Muito mais pode ser encontrado com uma boa exploração do tema na Internet.

*Originalmente publicado na revista Mecatrônica Fácil - Ano 6 - Edição 36 - Set/Out/07

Newton C. Braga - Site Mecatronica Atual
 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Visual da Quinta do Jacó ao por do sol

Não é nada demais, mas gostei muito do vídeo e estou postando aqui pra compartilhar com voces como fica a nossa pista 02 no campo de vôos da Quinta do Jacó (A Zona Proibida segundo o comandante Daniel rsrsrs). Realmente muito lindo, apesar de o sol atrapalhar o vôo.

Gravado pelo nosso cinegrafista oficial Fábio Fita Barbosa, o cara já tá quase um artista.


O sábado chuvoso das desculpas

Video de Fábio Barbosa do sábado chuvoso na quinta do jacó, muita chuva e muito vôo. O amor pelo hobby não diminui com a chuva pelo jeito.

E ainda temos o pedido de desculpas de Reginaldo por não ter citado os outros blogs na entrevista, fato este que até ja causou um ataque à qualidade dos aeros da Regismodel.

Novo aspira na Região: Almeidinha


Neste domingo, dia 14 de fevereiro de 2011 foi o batismo de fogo do mais novo aspira de Imperatriz, trata-se do Almeidinha, o mesmo já providenciou seu kit treinador comprado na Hobby Delivery, mas nem tudo são flores, como o aspira ainda não providenciou o cabo simulador pra treinar em casa não fez ainda seu primeiro vôo e não por falta de tentativa já que o seu instrutor Reginaldo Vidraça o incentivou a tentar um vôo solo logo de cara, partindo logo da decolagem e o resultado já se imagina...

Vejam o vídeo dos preparativos do primeiro vôo.






Esse incentivo ainda será alvo de um processo na corte militar do comandante Daniel Souza. E agora a tentativa de primeiro vôo...


E o resultado disso tudo...


Mas mesmo assim segundo o aspira Almeidinha valeu a pena, pela experiência e pelo gosto de pelo menos ter mexido no aero, disso tudo fica a lição: Simule antes, sempre treine antes no simulador...

E pra terminar um vídeo do vôo do aero de almeidinha só que nas mãos do comandante Daniel, nas mãos de quem entende é outra coisa...




domingo, 13 de fevereiro de 2011

Aeromodelismo no programa Agente ve com Tereza Eugenia TV Capital canal 5 RedeTV

O Empresário Reginaldo descreve numa entrevista dinâmica como iniciar no aeromodelismo sem gastar muito e sem tomar tanto prejuízos.
Veja na entrevista como os aviões elétricos são mais viáveis para iniciar nesse hobby apaixonante.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A nova pista da Quinta do Jacó

A nova pista tem uma área muito ampla
Como já devem ter percebido, temos uma nova pista na região da Quinta do Jacó, apelidada de "Pista 02 da Zona Proibida" (nome dado pelo comandante Daniel rs), trata-se de um local provisório já que na verdade é um canteiro de obras de um dos condomínios da região, mas de área excelente haja visto que acabou de ser feita uma terraplanagem no local.

pegar um aero do outro lado dá uma bela caminhada rs

As dimensões da pista são excelentes, pois tem pelo menos 100m x 300m livres para os pousos e decolagens, mas como nem tudo é perfeito além de provisória ela tem um problema: a posição da pilotagem, eu explico isto, para não voarmos sobre as casas existentes temos que ficar de frente para o oeste, ou seja, de frente para o sol da tarde, dificultando e muito o vôo (eu mesmo tenho a tendência de perder a silhueta do avião nessa situação).

o local de estacionamento e área de vivência rs

local ideal pra avião de balsa
Então com os prós e contras vamos voando nela assim mesmo, enquanto podemos, a pista fica localizada no final da Av. das Laranjeiras (pra quem não sabe esse é o nome da avenida de acesso principal do loteamento), com a melhor entrada por trás da Igreja de Santa Inês (a igreja da cúpula azul que sempre aparece ao fundo das fotos e videos feitos no nosso campinho ou pista 01 rs).



o sol atrapalha no início mas depois somos recompensados por um belíssimo por do sol

lá sempre aparece gente estilosa como nosso amigo Fábio Fita Barbosa

veja o campo ao fundo, muito espaço para vôo

foto da turma
Então visite-nos em nossa nova pista, sempre será ótimo receber quem aprecie esse hobby, vale a pena.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...