Muitos aeromodelistas já pensaram em mudar o trem de pouso triciclo para convencional por uma série de razões praticas e relacionadas na maioria das vezes com o campo de vôo. Principalmente quem quase sempre voa em pistas de grama ou terra batida onde tem a marca de pisadas de animais pesados.
Nestes casos o trem convencional tem vantagens sobre o trem triciclo principalmente no tocante a resistência mecânica. E na proteção ao servo de direcionamento, que não mais sofrerá forças bruscas que eventualmente quebrarão a travessa de comando ou fará com que as engrenagens sejam virtualmente trituradas. Num campo com pista de grama impactos violentos contra a bequilha do nariz são inevitáveis tanto no pouso quanto na decolagem. Não raras vezes o horn de nylon preso a mola da bequilha quebra, ou então o kwick-link parte deixando a roda virada a 90° e entortando a haste do trem. Isto quando não atinge a parede de fogo quebrando-a e nos remetendo de volta para a oficina.
Para evitar estes tipos de inconvenientes recomendo o planejamento da construção do seu modelo em relação as condições de vôo que enfrentará. Refiro-me especificamente ao trem de pouso, planejando a mudança para trem convencional e considerando a abertura do trem entre as rodas principais. Existem problemas a serem considerados principalmente quando o modelo em questão é um asa alta porque devemos reforçar muito bem a fuselagem internamente com compensados epoxiados aos lados e na base interna da fuselagem, a ser comentado mais adiante. Por hora vou dar as dicas de posicionamento do novo trem de pouso.
Mas minha asa é isopor chapeado. Sem problemas, bastará marcar a área que precisa para encaixar a base do trem e retirar o material até que permita encaixar a nova base do trem, que recomendo ser duplamente mais larga e um pouco mais grossa. Coloque epoxi dentro da cavidade encaixe a madeira da base pressionando-a até nivelar com a superfície da asa. Lixe o excesso de cola e madeira e fixe o trem aí.
No caso de ter-mos que colocar o trem na fuselagem porque não queremos abrir a asa, posicione a base de compensado logo à frente da caverna que sustenta o pino de fixação da asa colando-a diretamente e internamente contra as laterais da fuselagem e encostada a caverna em questão, porém tome cuidado para não fechar a entrada do pino da asa. Cole simultaneamente dois reforços de compensado em forma de triângulo nas laterais encostados e colados diretamente na caverna mencionada. Não esqueça de planejar a furação em relação ao trem que vai ser usado, e procure manter o trem principal com uma pequena inclinação para a frente - o eixo deve ficar levemente a frente da linha central que compõe o trem a ser fixado.
Afastamento entre rodas deve ser considerado de maior importância , visto que um trem com rodas muito aproximadas tende a fazer o modelo tocar com a ponta da asa no chão e fica muito instável quando temos vento lateral no taxiamento. Afaste as rodas até um terço da envergadura ou um pouco mais. Isto ajuda a controlar a direção do modelo mesmo quando este encontra um obstáculo como uma toceira de grama ou buraco.

Por fim basta colocar-mos uma bequilha de cauda presa diretamente ao direcional, travada por uma base de ancoramento feita em compensado, colado na base da fuselagem. Utilize uma roda de borracha de 3/4" ou uma polegada porque fica mais fácil para rolar na grama.
por Clair Ebersol González
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTrem Triciclo para Convencional
ResponderExcluirAgradeço pela publicação da minha matéria.
Casa da Balsa