Não estou no meu segundo aeromodelo, ja estou voando com meu terceiro \o/, mas estou nesse dilema, quero subir um pouco de categoria e vem aquela dúvida: qual vai ser meu próximo modelo? O que levar em conta na escolha dele? Pretendo pegar agora um combustão, mas não quero mais um trainer, quero um intermediário, que seja capaz de acrobacias básicas e não tão lento quanto um trainer é, pesquisando um pouco sobre isso descobri um pequeno artigo que me ajudou bastante nessa escolha, lógico que não é a resposta, mesmo porque ele não cita modelos mas sim características e isso sim me ajudou.
Vou compartilhar essas dicas que descobri aqui com voces, afinal, com certeza não sou só eu que tem esta dúvida.
O segundo aeromodelo deve ser aquele que tenha características de vôo não muito lentas como é na maioria dos aeromodelos trainer e também não pode ser um aeromodelo muito ágil nem veloz demais.
Um item importante e o primeiro item que escolhi para se analisar na escolha de um segundo aeromodelo é o fato dele ter trem de pouso triciclo ou convencional.
Modelo com trem de pouso triciclo |
Modelo com trem de pouso convencional |
Devo lembrar que a ordem que vou citar aqui não é a ordem de importância para se decidir pelo aeromodelo, todos itens aqui descritos são de enorme importância para sua escolha.
A melhor escolha a meu ver seria o trem de pouso triciclo, como possivelmente é ou era o seu trainer, esse trem de pouso lhe da maior estabilidade no momento da decolagem e no procedimento de pouso o aeromodelo não corre o risco de pilonar (é quando o aeromodelo com trem de pouso convencional levanta a cauda e encosta o nariz no chão) e quebre uma hélice ou danifique o aeromodelo. Basicamente esse é o motivo para adotar o trem de pouso convencional.
O segundo ponto seria o tamanho desse aeromodelo, o adequado seria você escolher um aeromodelo que se adeque ao motor que você já tem no seu trainer, a maioria dos aeromodelos trainer usa um motor glow da classe. 40 a .46 2 tempos. Escolhendo um segundo aeromodelo desse tamanho você pode aproveitar o motor do seu trainer sem nenhum problema. Além do motor, os servos que você vai usar nesse aeromodelo podem também ser os mesmos que equipavam seu trainer.
Outro ponto a levar em consideração é o perfil de asa do aeromodelo, tome cuidado ao escolher o perfil de asa pois alguns perfis necessitam de maior velocidade de pouso e você ainda não tem reflexos nem experiência para corrigir o aeromodelo para o pouso, o ideal continua sendo aquele perfil que é curvo em cima e reto ou commenos curvatura do que em cima na parte de baixo, ele ajuda bastante no planeio e a velocidade de stol( velocidade em que o aeromodelo perde sustentação) do seu modelo é muito mais baixa do que se fosse com perfil curvo na parte de cima e de baixo, perfil simétrico.
Um modelo asa baixa já é bem interessante para a escolha do seu segundo modelo pois ele terá maior agilidade do que o seu trainer e permitirá fazer uma maior gama de manobras, claro que você deve atentar para todos os itens aqui mencionados.
O diedro da asa é outro item a se analisar, para um segundo modelo você pode escolher um modelo que não tenha ou tenha bem menos diedro do que o seu trainer, isso permite maior agilidade e te deixa com o avião mais no seu controle.
Resumindo, uma boa escolha para seu segundo aeromodelo seria um modelo com: Trem de pouso triciclo, motor da classe .46 2 tempos, perfil de asa curvo em cima com sua parte de baixo reta ou menos curva do que a parte de cima, pouco diedro ou nenhum na asa. Lembre que esse aeromodelo não é o aeromodelo dos seus sonhos, ele serve para que você comece a treinar melhor os seus reflexos e manobras novas que você não fazia com seu aeromodelo trainer ou fazia e pretende fazer com maior desempenho. Digo isso pois você pode se empolgar com um Extra300 ou um belo Spitfire e querer sair voando uma dessas belas máquinas, vá com calma, tudo tem a sua hora e o seu tempo.
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