terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Segundo aeromodelo: Subindo um pouco de categoria

Não estou no meu segundo aeromodelo, ja estou voando com meu terceiro \o/, mas estou nesse dilema, quero subir um pouco de categoria e vem aquela dúvida: qual vai ser meu próximo modelo? O que levar em conta na escolha dele? Pretendo pegar agora um combustão, mas não quero mais um trainer, quero um intermediário, que seja capaz de acrobacias básicas e não tão lento quanto um trainer é, pesquisando um pouco sobre isso descobri um pequeno artigo que me ajudou bastante nessa escolha, lógico que não é a resposta, mesmo porque ele não cita modelos mas sim características e isso sim me ajudou.

Vou compartilhar essas dicas que descobri aqui com voces, afinal, com certeza não sou só eu que tem esta dúvida.


Essa primeira parte pretende esclarecer uma das maiores dúvidas que o aeromodelista tem na hora de trocar do seu treinador para o seu segundo aeromodelo.

O segundo aeromodelo deve ser aquele que tenha características de vôo não muito lentas como é na maioria dos aeromodelos trainer e também não pode ser um aeromodelo muito ágil nem veloz demais.

Um item importante e o primeiro item que escolhi para se analisar na escolha de um segundo aeromodelo é o fato dele ter trem de pouso triciclo ou convencional.


Modelo com trem de pouso triciclo

Modelo com trem de pouso convencional

Devo lembrar que a ordem que vou citar aqui não é a ordem de importância para se decidir pelo aeromodelo, todos itens aqui descritos são de enorme importância para sua escolha.

A melhor escolha a meu ver seria o trem de pouso triciclo, como possivelmente é ou era o seu trainer, esse trem de pouso lhe da maior estabilidade no momento da decolagem e no procedimento de pouso o aeromodelo não corre o risco de pilonar (é quando o aeromodelo com trem de pouso convencional levanta a cauda e encosta o nariz no chão) e quebre uma hélice ou danifique o aeromodelo. Basicamente esse é o motivo para adotar o trem de pouso convencional.

O segundo ponto seria o tamanho desse aeromodelo, o adequado seria você escolher um aeromodelo que se adeque ao motor que você já tem no seu trainer, a maioria dos aeromodelos trainer usa um motor glow da classe. 40 a .46 2 tempos. Escolhendo um segundo aeromodelo desse tamanho você pode aproveitar o motor do seu trainer sem nenhum problema. Além do motor, os servos que você vai usar nesse aeromodelo podem também ser os mesmos que equipavam seu trainer.

Outro ponto a levar em consideração é o perfil de asa do aeromodelo, tome cuidado ao escolher o perfil de asa pois alguns perfis necessitam de maior velocidade de pouso e você ainda não tem reflexos nem experiência para corrigir o aeromodelo para o pouso, o ideal continua sendo aquele perfil que é curvo em cima e reto ou commenos curvatura do que em cima na parte de baixo, ele ajuda bastante no planeio e a velocidade de stol( velocidade em que o aeromodelo perde sustentação) do seu modelo é muito mais baixa do que se fosse com perfil curvo na parte de cima e de baixo, perfil simétrico.

Um modelo asa baixa já é bem interessante para a escolha do seu segundo modelo pois ele terá maior agilidade do que o seu trainer e permitirá fazer uma maior gama de manobras, claro que você deve atentar para todos os itens aqui mencionados.

O diedro da asa é outro item a se analisar, para um segundo modelo você pode escolher um modelo que não tenha ou tenha bem menos diedro do que o seu trainer, isso permite maior agilidade e te deixa com o avião mais no seu controle.

Resumindo, uma boa escolha para seu segundo aeromodelo seria um modelo com: Trem de pouso triciclo, motor da classe .46 2 tempos, perfil de asa curvo em cima com sua parte de baixo reta ou menos curva do que a parte de cima, pouco diedro ou nenhum na asa. Lembre que esse aeromodelo não é o aeromodelo dos seus sonhos, ele serve para que você comece a treinar melhor os seus reflexos e manobras novas que você não fazia com seu aeromodelo trainer ou fazia e pretende fazer com maior desempenho. Digo isso pois você pode se empolgar com um Extra300 ou um belo Spitfire e querer sair voando uma dessas belas máquinas, vá com calma, tudo tem a sua hora e o seu tempo.

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