quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Acrobacias: Looping

Uma das manobras mais conhecidas pelos iniciantes é o looping, manobra que nada mais é do que a execução de um círculo completo na vertical pelo modelo, então nada melhor do que começar falando dessa manobra.

hangar 3d lopping extra300


Para começar o looping, você deve estar em vôo nivelado, isso quer dizer, um vôo reto, com asas niveladas e sem alteração de altitude.

A entrada na manobra se dá com uma velocidade adequada para que o seu modelo consiga chegar ao topo da manobra com uma velocidade tal que você não perca o controle da direção do seu modelo, por isso é importante uma boa motorização e o peso do modelo adequado com a motorização, aeromodelos mais pesados com baixa potência são mais críticos para realizar o looping e para estes, muitas das vezes é preciso que antes de entrar na manobra o modelo faça uma descida para ganhar velocidade e aí sim começar a manobra, como mostra a figura abaixo.

Looping piper j3

O Looping deve ter um raio e uma velocidade constante, desde o ínicio, até o fim da manobra. Cuidado para não voar reto durante a manobra, preste bastante atenção no raio que o modelo executa. Se você perceber que o modelo chega no topo da manobra com pouca velocidade, verifique se a velocidade de entrada não está lenta demais. Para facilitar um pouco o entendimento, eu numerei a figura abaixo: 

Sequencia de Looping


1 - Neste ponto, você está prestes a iniciar a manobra, o modelo deve estar alinhado com a pista, nunca fique na diagonal com a pista para fazer qualquer manobra, esteja sempre paralelo a pista com o aeromodelo, e ainda melhor, estar afastado da pista para que você não tenha que se curvar muito para ver o seu aeromodelo quando ele estiver lá no topo, no momento 5.

2 – Aqui você deve ter uma boa velocidade, e com o modelo bem nivelado. A partir desse ponto comece a puxar o stick do profundor fazendo com que o seu aeromodelo suba e comece a fazer uma circunferência perfeita, com o raio sempre constante.

3 – Mantenha a potência aplicada e velocidade da entrada da manobra e não esqueça do raio da circunferência que você está realizando.

4 – Neste ponto começa a ficar mais crítico para você que está começando, o aeromodelo está de dorso e você deve começar a aliviar o profundor para manter o raio de vôo, e a potência aplicada aqui neste ponto deve ser diminuída um pouco para manter a velocidade.

5 – Completamente de dorso, e com o stick do profundor mais aliviado ainda, o aeromodelo vai começar uma descida, o potência aplicada deve ser diminuída ainda mais nesse ponto.

6 – Agora o stick do profundor volta a ser puxado com mais inclinação, cuide para que o aeromodelo não perca o raio da circunferência executada, neste ponto o stick do motor está todo para baixo ou com mínimo de potência aplicada.

7 – Neste ponto, volte a aplicar potência ao motor, acelere o aeromodelo para que ele desça com boa sustentação e termine a manobra com a mesma velocidade que iniciou. Não se esqueça de manter o profundor puxado para ter um raio de curva igual do começo ao fim da manobra.

8 – Agora em vôo nivelado, na mesma linha que começou, o modelo segue vôo nivelado.
Abaixo veja uma pequena animação da execução de um looping. 
 


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