Rádio Online
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Isaías com carrinho na Beira-Rio


quarta-feira, 27 de julho de 2011
Aviãozinho elétrico de papel!
O brinquedo possui um capacitor no nariz do avião, que por sua vez é ligado a um propulsor que vai na parte de trás. O capacitor deve ser carregado por 20 segundos com uma caixa separada de baterias, que contém três pilhas AA. Uma carga é suficiente para 90 segundos de vôo.
O aviãozinho está disponível na Amazon por US$17,49. Muito legal, né?
Fonte: Insoonia.


sábado, 23 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Novo aero na área: Edge 540
meu Extra, adorei esse aero, hoje está com Fábio Barbosa para experiências |
- Construido em balsa
- canopy transparente
- cowl e polainas em fibra de vidro
- envergadura: 1,42m
- Peso aproximado de vôo: 1650g
- Comprimento de fuselagem 1030mm

quinta-feira, 21 de julho de 2011
Vereadores e deputado vistoriam obras de ampliação do aeroporto Renato Cortez Moreira
Imperatriz – Acompanhado do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda de Andrade, e os vereadores Francisco das Chagas Alves de Brito (Chagão do PT); Raimundo Roma; Fátima Avelino e Alberto Sousa visitaram ontem as obras de reforma e ampliação do aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz.
Na ocasião, o vereador-presidente Hamilton Miranda assinalou que a obra é resultado do conjunto de ações do legislativo que promoveu audiências públicas, debates e audiência com a superintendência da Infraero, em Brasília. “Nós tivemos ainda o empenho do deputado federal Chiquinho Escórcio que otimizou a revitalização do aeroporto que atualmente não consegue atender satisfatoriamente a demanda de cargas e passageiros”, afirma.
Para ele, a construção dos novos terminais (embarque e desembarque) ampliará a capacidade operacional do aeroporto e possibilitará o incremento de novas linhas aéreas para atender o crescimento econômico de Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. “Essa obra contribui com a geração de emprego e renda, bem como ajuda a aquecer a indústria e o mercado da construção civil”, avalia.
A vereadora Fátima Avelino, que também vistoriou a construção dos novos terminais, considera o investimento de suma importância para a econômica da cidade que recebe grandes empreendimentos industriais e comerciais. “Temos uma cidade que ‘respira desenvolvimento’ com a construção de inúmeros imóveis residenciais, comerciais e industriais, fato que precisa estar alicerçado na melhoria dos serviços de transportes”, disse.
Os vereadores Alberto Sousa e Raimundo Roma também destacaram a importância da obra de reforma e ampliação do aeroporto Renato Cortez Moreira que disporá, a partir de janeiro do próximo ano, de uma área ampla e moderna para atender aos passageiros que visitam Imperatriz. “Embora de recesso parlamentar, estamos aqui verificando junto com o deputado Chiquinho Escórcio essa obra que beneficia a cidade de Imperatriz”, comentou o vereador Roma.
O deputado federal Chiquinho Escórcio disse que pretende acompanhar “in loco” o andamento das obras públicas que estão sendo construídas na cidade de Imperatriz, como é o caso da revitalização do aeroporto Renato Cortez Moreira. “Em audiência pública, trouxemos aqui o superintendente da Infraero que fez o anúncio oficial da obra de reforma e ampliação do aeroporto, investimento na ordem de seis milhões de reais”, frisou.
Ele prevê que, de acordo com o cronograma da obra, o novo terminal (embarque e desembarque) passará a funcionar em janeiro do próximo ano, atendendo a uma demanda operacional da cidade de Imperatriz.
Em Imperatriz, a diretora da Infraero, Rozineide Muniz Pinheiro, informou à reportagem que o novo terminal possibilitará um atendimento de 400 passageiros por vôos, melhorando o espaço físico e o conforto aos passageiros. “Temos hoje um terminal de desembarque com apenas 70 metros quadrados, passando para 490 metros quadrados, praticamente triplicando a capacidade do ambiente”, finalizou. (Da Assessoria)


segunda-feira, 18 de julho de 2011
Samson II 35e

terça-feira, 12 de julho de 2011
Aspira_Lukas em Teresina
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Operação Tracajá : Exercício militar nos céus do Maranhão

Com o objetivo de inserir o exercício militar em um cenário mais próximo de uma situação de emprego real, foi ativada a Força Aérea 211 para comandar um combate simulado entre países inimigos, cuja função do 1º ETA era exercer missões de infiltração e exfiltração aérea, ressuprimento aéreo de tropas, ligação de Comando, observação, apoio e evacuação aeroméd

Para cumprirem estas missões, foram realizados treinamentos reais de tráfego “Race Track” com lançamento de bordo (LB); navegação a baixa altura (NBA) com lançamento de bordo na hora sobre o objetivo (HSO) individual e em formação tática; voo em formação empregando formatura cerrada; pouso noturno com balizamento tático de emergência; instrução de pouso em pista não preparada; missões de manutenção operacional e de formação e readaptação de pilotos nas aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasília.
O Comandante do 1º ETA, Tenente-Coronel Cavalcante, explica que este exercício visa capacitar a Força Aérea para o cumprimento de sua missão constitucional de defesa do país, promovendo o aperfeiçoamento operacional e o preparo do efetivo para o pronto-emprego, contribuindo sobremaneira para o progresso coletivo dos militares do Esquadrão, que tem a oportunidade de realizarem treinamento real de simulação de guerra.

O 2º Sargento de Manutenção Marlos Auderi Silva Bispo, responsável por lançar as cargas do avião, função conhecida como interfone, explica que são apelidados de “chutadores” por terem de fazer o gol, acertando a carga no alvo. Segundo Bispo, para ser chutador é necessário fazer um curso de sete dias para aprender aspectos teóricos e práticos da legislação que trata do tema, como posicionamento dentro da aeronave, regras de segurança, fraseologia e códigos de comunicação entre tripulantes. “Muitos pensam que ficar na porta do avião e lançar a carga é muito fácil, não exigindo pouco mais do que coragem. Mas na realidade é uma tarefa bem complicada. O mais difícil nesta função é adequar o momento exato da ordem do navegador e o tempo de saída da carga. Cada segundo de atraso pode representar um erro de 60 a 100 metros do alvo em função da velocidade do avião e do tipo de pára-quedas. Para podermos assumir esta missão, somos obrigados a realizar 23 lançamentos para sermos credenciados.
Imperatriz
A escolha da cidade de Imperatriz se deu pelas excelentes condições que reúne para o exercício militar. Além de estar situada numa área estratégica onde a FAB instalou uma Unidade de Vigilância do SIVAM, de fundamental importância para o efetivo controle e vigilância do espaço aéreo brasileiro; a proximidade de Belém; o baixo movimento no aeroporto, que possibilita a economia de combustível pela rápida autorização de pousos e decolagens; o clima quente e seco; o apoio I COMAR e do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Imperatriz (DTCEA-IZ); da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA); da Base Aérea de Belém (BABE); do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão; da Prefeitura e de toda a população, a fizeram com que a cidade fosse escolhida pela terceira vez, repetindo o sucesso absoluto que a consagrara em 2007, quando se iniciou a operação.


sábado, 2 de julho de 2011
Tarde de guerra: Aeromodelos x Pipas
O pequeno Yak55 depois de derrubar a pipa |
O espólio da batalha, as fitas na bequilha e no motor.. rsrs |

