terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aconteceu no domingo...

Neste último domingo (26/02),  finalmente o fun world elétrico do piloto Demósthenes, encontrou seu pai... Para surpresa de todos Fabio fita após meses de promessas e expectativas, resolveu voar seu Fun world a combustão nos ceus da quinta do jacó.


Fabio fez um excelente voo, ariscando até alguns acrobacias... Porém, o medo do aero desligar em pleno voo não permitiu ousar e demostrar todas as suas habilidades. Felizmente tudo ocorreu tranquilamente sem grandes dificuldades.

Confira o video.



Vários outros companheiros também compareceram no final de semana, até o Mun-rá resolveu voar, porém após uma decolagem frustada o mesmo mais uma vez (já foram tantas) foi lenhado. O resgate foi feio pelo aspira regis e garante que não será dessa vez o fim de Mun-rá "o vida eterna".


mun-rá abatido

Vale ressaltar o sucesso da farofa de linguiça feita pelo prof. Mesaque. A galera caiu matando na farinha com river, sei não, mas acho que essa farinha rendeu algumas dores depois, principalmente no mascote do grupo, André filho do aspira Neto que só largou a vazilha quando não tinha mais nada.




Galera que compareceu no domingo.









domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sábado animado

Essa foi mais uma tarde de sábado agitada, principalmente pela presença de vários companheiros de hobby. Tivemos momentos que haviam mais de 8 aeromodelos voando simultaneamente. É claro que nessa empolgação alguns dos companheiros lenharam seu aero, mais não deu para fazer o registro.

Confira a foto oficial do sábado.


Quem teve que pedalar muito foi o aspira Bio, que precisou fazer um pouso forçado a alguns metros de distancia da pista. Bio utilizou uma bicicleta para buscar seu aero devido a distância da queda.


Já que estamos falando do aspira bio, caros leitores e companheiros de hobby, lembram da promessa feita pelo aspira, então, promessa feita e promessa cumprida. Hoje (25/02) Bio pagou uma rodada de espetinho no Temperados. 





Infelizmente nem todos companheiros poderam estar presente, porém queremos da enfase e agradecer aos familiares dos companheiros que compareceram, vinheram esposas, filhos e até a mãe do bio esteve presente. O apoio da família é sempre importante em qualquer coisa que fazemos, fica nosso agradecimento aos familiares e ao aspira bio.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Feriadão

O feriadão de carnaval acabou na certeza que foi curtido cada momento... Muitos voos foram realizados pelos nobres companheiros. Infelizmente não foi possível registrar todos os momentos, mais fica aqui o resumão dos principais acontecimentos...

Teve 2 estreantes, um jato do aspira Isaias que infelizmente teve problemas tecnicos e o stick do aspira Neto.

















Teve também comandante Felipe com seu aerobarco (acho que é esse nome).



Presenciamos também um fato que acredito ter sido inédito para muitos de nós, trata-se de uma bateria lipo que pegou fogo em pleno voo... Apesar dos esforços para fazermos registrar durante o voo, só conseguimos filmar quando a mesma já encontrava-se forma do aero.



Para finalizar o dia, alguns companheiros preocupado com  a sustentabilidade do planeta terra resolveram fazer uma limpeza do local. Confiram as fotos.























E que venha o próximo feriado....

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Tunel do Tempo - de volta para o presente (quase)


O modelo da foto, The Spirit of Butts' Farm quebrou dois recordes em 2004: foi o primeiro aeromodelo a atravessar o Oceano Atlântico e o de distância, 1833 milhas em um vôo de 39 horas entre o Canadá e a Irlanda. Montado por Maynard Hill,com apenas 1,80 metros de envergadura e comprimento era equipado com um piloto automático sincronizado com GPS e um tanque de 2,36 litros de combustível. Sua estrutura era de balsa.Alguém mais se habilita?
Fonte: Air e Space Magazine.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tunel do Tempo 2-Jatos


Os primeiros modelos de jatos em escala surgiram em 1947 na Inglaterra. E para quem acha que propulsão elétrica é novidade,esses modelos eram movidos por motores elétricos.O seu maior problema era queimarem após apenas 20 minutos de uso!Em 1951 surgem os primeiros kit de jatos com motores de combustão interna movendo ventoinhas dentro da fuselagem. Na maior parte eram modelos u-control ou vôo livre e os mais sofisticados eram controlados por rádios. Melhor dizendo,eram 'radio assisted' , quer dizer,comandados por rádios de um ou dois canais não proporcionais.
Reparem na atenção que davam aos detalhes em escala. Esses caras eram intrépidos!
  
Mig 15 u-controle com 90 cm de comprimento

                                         O elegante modelista P.E.Norman com seu Lavochkin,motor Fox35
                                          Lavochkin em vôo livre

Lançamento Futaba

Devo ta sonhando, mais isso realmente é um radio?


O Futaba T18MZ é o primeiro rádio da FUTABA que já vem de fábrica com o sistema FASSTest, que é compativel com os sistemas Futaba FASST™, FHSS e S-FHSS.

Quais as vantagens do sistema FASSTest? Bom muitas mas algumas delas são: 

comunicação bi-direcional entre o transmissor e receptor o que faz com que telemetria seja incluso no sistema, nada de módulos ou receptores extras para usar telemetria.

1 porta S-BUS  e uma porta S-BUS2 um novo protocolo S-BUS para facilitar o setup de modelos grandes e com instalações complicadas.

Além disto o T18MZ tem conexão USB para se usar um pendrive ou se conectar direto ao computador e baixar setups atualizar software etc.

O rádio vem com o receptor R7000SB que é high-voltage e permite a utilização de até 18 canais sendo que 16 são proporcionais e 2 digitais.

O rádio tem também SD card slot, uma camera 0.3MP para que você possa tirar fotos do seu modelo sem precisar de cameras.

Uma tela de 640X240 de 6 polegadas touch screen com um backlight brilhante para faclilitar a visualização ao sol!

Você pode fazer o download das atualizações online direto sem precisar de cartões SD ou pendrives.

O transmissor vem com uma bateria de lipo de 7.4V 3500mAh,

O rádio também mantém o conector serial CIU-2 que você usa para fazer todos os ajustes e programações em uma tela de computador utilizando software gratuito que pode ser baixado no site da FUTABA.

Confira você mesmo o video dessa belezura.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MOTOR 2822 de 12 MIL RPM PARA 25 MIL RPM parte 3 por Romildo da cidade de Andradas Minas Gerais

Mais um show de aeromodelismo

Túnel do Tempo 1

Olá a todos e todas
O Túnel do Tempo será uma coluna mais ou menos periódica com curiosidades históricas e atuais sobre aviação e aeromodelismo.Espero que gostem!
Hoje em dia para todos nós todas as máquinas voadoras tem uma cara e um jeito muito óbvio.Mesmo os aviões mais esquisitos ou experimentais possuem asas,fuselagem,sistemas de propulsão e motores que reconhecemos.Mas nem sempre foi assim.No início ninguém sabia qual como seria o jeito de uma máquina feita para voar nem tinha idéia dos motores que as impulsonariam!Seriam como os pássaros?Navios?Vejam esse exemplo de 1840 do inglês Hanson.Movida a vapor e da qual foi construída um modelo que evidentemente nunca voou.
Para quem gosta de modelos estranhos,a Fiddlers Green,desenvolvedor americando de papermodels tem uma maquete que posto aqui também.
Abraços.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Show de manobras.

Aeromodelismo é algo encantador ainda mais nas mãos de quem realmente sabe pilotar. Confiram esse video, o cara sabe muito. Fiquei impressionado com dominio que rapaz tem do seu aeromodelo, realmente um show de manobras.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vídeo: Aeromodelismo em 1928!

Continuando a nossa série histórica com a ajuda dos amigos do grupo de Aeromodelismo, um dos filmes mais antigos sobre aeromodelos, movidos a elásticos ainda, este filme é datado de 1928, uma cortesia do Patrick Tate


Vídeo de aeromodelo de 1930-1960 direto do túnel do tempo

Aproveitando o ensejo das nostálgicas matérias postadas nessa ultima segunda-feira (13/02/2012), também entro no embalo e presenteio nossos ilustres internautas com um vídeo que encontrei no Youtube, vídeo este que nos mostra a paixão pelo hobby mesmo que o aero dure só um vôo e por um pequeno espaço de tempo. Pelo que vocês podem ver, as quedas e lenhas sempre fizeram parte do hobby, como observa um dos comentaristas do vídeo: “Nossa os caras davam a partida e deixavam os modelos irem até cair e se arrebentar no chão. e hoje estamos ai com rádios de 2.4 mesmo assim ficamos com medo de arrebentar um modelo de isopor. huhauhauhauha. sacanagem. RogerioShare 5 months ago ” kkkkk. Além desse comentário, reproduziremos outros do Youtube.

Aproveitem o video.


Comentarios do video no youtube:

vcs viram,os controles eram ligados a antegas parecidas com aquelas velhas de tv gigantes.
welton VTL 9 months ago.

Nossa os caras davam a partida e deixavam os modelos irem até cair e se arrebentar no chão. e hoje estamos ai com rádios de 2.4 mesmo assim ficamos com medo de arrebentar um modelo de isopor. huhauhauhauha. sacanagem. RogerioShare 5 months ago.

os caras de terno e gravata .kkkkkkkkkkkkkkkkk no sol forte kkkkkkkkkkkkkkk
Zuilferr 1 year ago.

Genial Cara!! Uma relíquia essas filmagens Marcelo!!
rapharigoti 1 year ago.

manero kkkkkkkkkkkkkk
marconaboa 1 year ago.

meu tataravo tava la com o invento dele: o 14-bis
HooJunior 2 years ago.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aeromodelismo há 100 anos atrás

Mais uma excelente imagem do Marcelo Kraiser no grupo de Aeromodelismo. como se praticava o aeromodelismo há 100 anos atrás. Essa é mais antiga que a vovó... kkkkkkkkk


Muito daora essa imagem!

hélice de passo variável VPP(Variable Pitch Propeller)

Equipamento:

VPP Mamo System 9" => http://www.electricwingman.com/pitch-3mm9.aspx
Motor AXI 2203/40 VPP => http://www.electricwingman.com/axi-2203.aspx
Speed Turnigy Plush 12A => http://www.hobbyking.com/idproduct=2161
Servos Leme e Profundor HXT500 => http://www.hobbyking.com/idproduct=663
Servo Aileron BMS-306MAX Micro Servo (Extra Strong) =>http://www.hobbyking.com/idproduct=8758
Servo VPP LSX065HS 4.7g => http://www.electricwingman.com/lsx065hs.aspx
Rhino 360mAh 2S 7.4v 20C => http://www.hobbyking.com/idproduct=7301
RX indoor

Fonte: http://acamg.blogspot.com/

Mais uma do fundo do baú

Olhem só como era o rádio controle nos anos 60, saca só o tamanho da maleta! kkkkkkkkk


Mais uma conseguida através do Marcelo Kraiser do Grupo de Aeromodelismo do facebook.
PS.: Sempre me encabulo com essas caras de felizes das propagandas antigas... rsrsrsrs

Direto do túnel do tempo....

Capa da revista Flying Models da década de 60!

Preciosidade conseguida pelo nosso colega Marcelo Kraiser do grupo Aeromodelismo no facebook.
PS.: O que acharam da modelo? E do aero??

As visitas secretas de Senna em Brasília


Daniel Brito
Do CorreioWeb

"Falta velocidade, né?". Essa foi a frase mais marcante de Ayrton Senna em uma das três vezes em que esteve em Brasília. O tricampeão mundial era fanático por aeromodelismo. Para qualquer lugar do mundo, ele levava um "avião de brinquedo" na mala. Foi assim em 1991, primeira vez que veio à capital federal. O convite partiu do Presidente da República Fernando Collor de Mello..

No final daquele ano, Collor era bombardeado por denúncias de todos os lados. A imagem de político carismático estava tão firme como prego na areia. Por isso ele buscava alguém que servisse de alicerce para se manter no cargo até o final do mandato.

Na mesma época, Ayrton Senna comemorava o tricampeonato da Fórmula 1. Era a pessoa mais popular do país na época. Nem jogador de futebol era mais querido. O personagem perfeito para salvar Collor do impeachement, apostava o presidente, que convidou Senna para uma conversa no Palácio do Planalto, em dezembro de 1991.

O piloto fazia pouco caso das pretensões de Fernando Collor. Queria mais era aproveitar as horas livres que tinha entre a temporada 91/92. Há algum tempo, Senna não pilotava seu avião aeromodelo. Já que passaria seis horas em Brasília, pensou em "brincar" um pouco na cidade. Por intermédio do aeromodelista paulista, Celso di Santi, pediu que alguém o recebesse em Brasília para mostrar as pistas de aeromodelismo da capital federal. Com uma condição: ninguém poderia saber da presença de Senna na cidade.

O deputado distrital, atualmente em licença médica, Wigberto Tartuce, outro apaixonado pelo esporte, foi o indicado para ciceronear Ayrton Senna em Brasília. O tricampeão chegou por volta do meio-dia e seguiu direto para o Palácio do Planalto. Conversou em reservado com Collor por volta de 45 minutos. Na saída, um pelotão de fotógrafos e jornalista esperava Senna.

"Ele só sorriu para os fotógrafos, pediu para eu ir devagar para não machucar ninguém com o carro", lembra Tartuce. "Senna falou pouco. Sobre Fórmula 1 ele só sorria, quando eu falava dessa ou daquela corrida. Ele era meio desconfiado, eu acho", comenta.

Do Planalto, Tartuce e Ayrton Senna seguiram para o final da L2 Sul, na maior pista de aeromodelismo de Brasília. O piloto havia esquecido seu "brinquedo" no avião particular. O jeito foi voar com um F 16 de Tartuce, motor japonês OS 91. Mas tinha um problema. O controle do avião era feito para destros, e Senna era canhoto. Era como se os pedais da McLaren estivessem trocados dentro do cockpit.

"Ele reclamou. Disse que não sabia controlar o aeromodelo com o controle invertido. Fez cara feia, mas na hora que levantou vôo deu um show, mesmo com os comandos trocados", recorda o deputado. O mundo podia explodir atrás dele que Senna não estava nem aí. Fez as manobras mais radicais com o F 16, atingiu a velocidade máxima do modelo, algo em torno de 189 Km/H. Na aterrisagem, ele entregou o controle a Tartuce e exclamou:
- Falta velocidade, ne?


Amizade
Um dos pedidos de Senna antes de desembarcar em Brasília era manter em sigilo a visita. "Ele gostou de mim. A gente não tinha conversas profundas, mas ele gostou de mim porque mantive em segredo sua presença por aqui", assegura Tartuce.

De acordo com os amigos mais próximos de Senna, ele dificilmente mantinha uma amizade com pessoas desconhecidas. Para o piloto, Tartuce era um desconhecido, que no começo da década de 90 ainda não tinha pretensões políticas. "Se eu fosse deputado distrital chamava Deus e o Mundo para tirar foto dele ao meu lado", brinca. Mas Ayrton Senna simpatizou com seu cicerone em Brasília.

Um ano após a primeira visita, o piloto veio ao Centro-Oeste para um evento e decidiu passar três horas com seu aeromodelo na pista do final da L2 Sul, em Brasília. Deu um motor YS 91 japonês a Tartuce de presente. O deputado guarda até hoje. Veio no jatinho particular, ao lado do amigo inseparável Américo Jacoto Júnior. Trouxe seu controle para canhoto e voou no céu de Brasília por três horas.

Neste dia, alguns aeromodelistas tentaram puxar conversa, tirar fotos, mas Senna não dava atenção. "Ele parecia obcecado pela velocidade. Vibrava com cada manobra, o olho dele brilhava com aquela situação toda", comenta Tartuce.

Despedida

A terceira e última vez que Ayrton Senna desembarcou em Brasília foi cinco meses antes de morrer. Seu avião particular fez uma escala na capital federal e ele se encontrou com Wigberto Tartuce no aeroporto. Os dois conversaram rapidamente sobre aeromodelismo e marcaram um encontro.

"Quando eu tiver um folguinha volto aqui para a gente brincar um pouco".

Não voltou...

Fonte:http://www.correioweb.com.br

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aeromodelos diferentes: casa do Snoop, ônibus escolar estilo transformes, viatura, cortador de gramas, bruxa na vassoura voadora e caminhões voadores

Observando o vídeo do surfista prateado sugerido pro um dos nossos integrantes ( Efrain) me motivou-me para que eu postasse um vídeo em que o modelo do aero é a casinha do Snoop, na procura no youtube encontrei um vídeo com vários aeromodelos diferentes da aerodinâmica comum que estamos acostumados.

Apreciem o vídeo.

Sufista Prateado

Se você pensa que já viu de tudo no nosso tão amado hobby, confira abaixo o video e supreenda-se você também.



Parabéns ao inventor pela criação.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ayrton Senna aeromodelista e aviador

Este vídeo mostra umas das paixões do Senna, o aeromodelismo e a aviação.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Avião fica pendurado em rede de alta tensão e ocupantes saem ilesos!

Dois ocupantes de um monomotor viveram momentos dramáticos na tarde desta terça-feira depois que a aeronave atingiu um cabo da rede de alta tensão e ficou pendurado pela roda do trem de pouso direito e parte da asa traseira, de cabeça para baixo. O avião, um Cessna 152, de dois lugares, prefixo N 252283, decolou do aeroporto de Conselheiro Lafaiete, Região Central, e sobrevoava a cidade vizinha de Queluzito, a 122 quilômetros da capital.

Na aeronave estavam o cabo PM Cristian Fernandes Silva, de Lafaiete, e o comerciante Michel dos Santos Vieira, de Viçosa (Zona da Mata), ambos pilotos. O Cessna, ano 1977, que tem matricula dos Estados Unidos, em novembro realizava vôos naquele país, tendo como base o aeroporto de Daytona Beach, na Flórida.

De acordo com o tenente Ronaldo Rosa Lima, do Corpo de Bombeiros, o resgate dos ocupantes do avião teve que ser por meio de técnicas de rapel. “Não era possível a aproximação de nosso helicóptero, pois o deslocamento de ar poderia causar a queda do avião. Subimos numa torre, cerca de 400 metros de distância do local em que estava a aeronave, e fizemos chegar o equipamento até o piloto, já que era impossível um bombeiro chegar ao local sem o risco de queda do aparelho e os ocupantes”, explicou

Depois de mais de duas horas, Cristian e Michel conseguiram sair do avião, sem ferimentos, e foram içados até a torre em que estavam os bombeiros. Os dois não sofreram ferimentos. Eles ainda conseguiram amarrar o tem de pouco ao cabo, para fixá-lo até a retirada do aparelho por meio de um guindaste, previsto para hoje.

De acordo com a Cemig, a aeronave tocou primeiro o cabo neutro, o mais resistente, às 16h54, fazendo com que o sistema desarmasse. A voltagem da rede é de 138 mil volts e, se o sistema não desarmasse, poderia ocorrer um curto circuito, com risco de explosão da aeronave. Por cerca de 50 minutos, até que fosse concluída uma manobra de desvio da rede de distribuição de alta tensão, moradores das cidade de Queluzito, Piranga, Carandaí, Capela Nova, Lamin, Senhora de Oliveira e Rio Espera ficaram sem energia elétrica.

ENROLAMENTO DIFERENCIADO PARA O MOTOR EMAX 2822,,PARA MUDANÇA DE RPM,,DE 1,2 KV PARA 2.4 A 3.0 KV,,OU SEJA ,CHEGA A 25 A 30 MIL RPM

Esse projeto foi criado e sugerido por Romildo de Andradas Minas Gerais, o mesmo relata que sente uma satisfação em poder ajudar os internautas nas experiências, projetos e montagens dos nossos aeros.



O Aeroescolinha novamente agradece Romildo de Andradas MG.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Grupo Aeromodelismo no Facebook



Tenho o prazer de informar aos colegas aeromodelistas que são usuários do Facebook que foi criado a pouco tempo um grupo de discussão sobre aeromodelismo, nele nós podemos compartilhar todas nossas fotos, vídeos, idéias, fazer perguntas e aprender mais um pouco. O grupo conta com uma gama variada de usuários desde iniciantes até aeromodelistas com mais de 20 anos de experiência.

Como lá tem muito conteúdo, esporadicamente estaremos trazendo postagens vindas de lá e também enviaremos sempre nosso conteúdo também, espero que todos vocês participem, porque vale a pena!

Vejam só uma pequena amostra do que encontramos por lá:


Vídeo de FPV postado pelo Patrick Tate.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Montagem do MIG-29 feita e indicado por um internauta visitante do blog

Tive observando o chat do aeroescolinha e vi um dos internautas que visita nosso blog que tem um canal de vídeos sobre montagem de aeromodelo, enrolamento de motor e outras curiosidade esperamos que entre em contato conosco para pegarmos o nome e localidade para darmos créditos aos seus inventos e experiências aqui no blog.

A primeira postagem desses vídeos vai ser uma serie de uma montagem de um MIG-29 feito em depron e depois otimizada com algumas alterações, sei que tem muitas pessoas interessada nesse tipo de vídeo que ensina passo a passo como montar o aero bem explicado tirando as duvidas principalmente dos iniciantes. O blog é grato ao autor.







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vídeos de matérias sobre o acidente do Capitão Anderson Amaro da esquadrilha da fumaça (02 de abril de 2010).

Acidente Esquadrilha-Camera de frente TV BAND

ACIDENTE COM AVIÃO RETORNO TRISTE-SEM AVIÃO TV SBT

O Capitão Anderson Amaro,Ultima Entrevista - O Capitão Anderson Amaro,Ultima Entrevista - Borin Capitão Anderson Amaro ultima entrevista

Homenagem ao Herói Anderson Amaro

Humor: O que o Dr. Pepper acha de aeromodelismo


Por isso devemos tomar cuidado onde voamos... kkkkkkkkkkk



Brasileira pilota pela primeira vez um jato de guerra da Força Aérea.

Carla Borges, de 28 anos, fez parte da primeira turma de mulheres do curso de pilotos da FAB. Na Base de Santa Cruz, no Rio, ela tornou-se a primeira brasileira treinada para missões de ataque no comando de um avião de guerra, o jato AMX.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Novo heli do titico



Quem não está se aguentando de felicidade é o aspira Titico, que ultimamente tem se aventurado no mundo do helimodelismo. Ontem (31/01/2011), titico realizou um excelente voo na frente do hangar do Juçara, deixando os presentes surpresos com a qualidade do heli e beleza do voo realizado.




Cortando uma asa zagi

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