sábado, 30 de abril de 2011

Festa dos Yaks movida a galinha caipira

Yak55 ja pela metade

Na noite de sexta feira foi montada na sede do Hangar do Juçara uma verdadeira farra dos Yaks com a montagem de 2 aeromodelos, um Yak 54 recem adiquirido pelo comandante Daniel que estava sendo convertido de combustão para elétrico e a montagem do meu pequeno Yak 55 comprado no Asas Elétricas.

Yak 54 de Daniel

Contamos com a ilustre presença de Fábio Fita Barbosa, aspira Reginaldo, Mesaque, Felipe, comandante Daniel, eu e uma galinha caipira cozida para dar forças aos montadores noite a dentro.

comandante Daniel com seu aero e o cantor à esquerda

parece que o FFB gostou mesmo da penosa...rsrsrsrs



O Yak54 de Daniel foi comprado por ele do piloto Wescley que o tinha montado a combustão mas não se deu muito bem com ele, a eletrônica montada realmente casou perfeito com o aero, um motor Scorpion da Hyperion com capacidade de até 4kgf de empuxo e um speed de 80A.
esse motor Hyperion é uma verdadeira obra de arte

Já meu Yak55 foi montado com a eletrônica de meu Tiger, recém aposentado, só não deu de aproveitar 2 servos extamente por estes servos apresetarem problemas, o motor é um elétrico "amarelinho" de 1290kv que sobrou para o pequeno peso de 630g do aero.

Vejam as demais fotos da montagem do pequeno Yak55.
















quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Felipe e seu bobcat

Mais um show do piloto Felipe com seu bobcat com direito a rasantes próximo do público, rolls e pousos em um pequeno espaço, tudo executado com maestria, vale a pena conferir.


Será se conta por ser filho do professor? rs

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aero novo na área: HYPERION YAK 55 SP "10" ARF - BLACK

Para finalmente poder aposentar o meu Tiger já veterano de guerra (e quedas rsrsrs), troquei por um novo aero dessa vez o meu avião da diversão (eu tenho sempre 3 aviões, um pequeno pra me divertir, um tucano de 1,20m para vôos escala e uma maior, extra 300). 

meu Tiger que vai ser aposentado
Agora a principal novidade é a mudança de material, sempre os meus pequenos foram de isopor sendo apenas o Extra 300 de Balsa, mas agora vou migrar de material para a madeira balsa e o primeiro escolhido foi o Yak55 SP "10"- Black da Hyperion, escolhi esta marca depois de ver o extra que o comte. Daniel comprou com acabamento muito superior ao meu extra que é da The World Models, o pequeno aeromodelo foi comprado no Asas Eletricas através de uma bela promoção por apenas R$ 211,00 eis as características do avião segundo o site:


Estes são algums dos mais lindos modelos ARF que já vimos. Peças cortadas com laser de alta precisão, juntas super bem coladas, entelagem perfeita com esquema de cores fantasticas, 98% completo para não perder tempo montando, e espere que ainda tem mais....



A Hyperion fabricou em Fibra de Vidro super leve e resistente os Cowls destes modelos, e pintou a mão um por um com as mesmas cores numa sincronia perfeita com o resto da padronagem.
E já que estavam com a mão na massa, aproveitaram e fizeram o mesmo com os ultra transparentes canopys!! 



O Kit inclui dois tipos de montantes, tipo BOX ou caibro de 1x1 o que acomoda diversos tipos de motores.
O trem de pouso incluso é o mesmo que ja temos a venda em nossa loja, leve, lindamente acabado e resitente.
Bom se você ja estava achando que iria montar um destes modelos e por na estante e ficar babando em cima, prepare-se para mudar de idéia quando souber que eles são voadores fantásticos!! Rápidos, precisos e prefeitos. É só escolher a manobra que ele faz!!!
Equipamento recomendado:

Motorização/Speed control/Bateria/Helice:
• Hyperion ZS2209 24 + ESC ThunderBird 18+ 3S 1300mA + APC 9X4,7SF
• E-MAX BL2215/20 + ESC EMAX 25A + 3S 1300mA + APC 9X4,5SF

Servos: 4 x Micro (2 aileron, 1 Profundor, 1 Leme)
Sugerimos p/ performance: InoLab HG-D202MG / E-Max Servo 8G Digital Metal Gear
Sugerimos econômico: E-max 8g
Transmissor / Receptor: Minimo de 4 canais








YAK-55
Envergadura
980 mm (38.6")
Tipo de Asa
Semi-Simetrica
Duas-Peças, Removível
Comprimento
806 mm (31.7")
Carga Alar
17.3 dm2 (268 sq. inch)
Peso do Kit
340 g (12 oz)
Peso Võo
660 g (23.5 oz.)
Servo
4 servos

domingo, 24 de abril de 2011

Momento Jackass no Aeroescolinha

Acidente aéreo

Durante um simples vôo de rotina do meu Extra 300 eis que surge um flagra de uma cidente aéreo ocasionado entre o Ultimate de Felipe e Ipanema do Alison. 

vejam só como ficou o speed de Alison
O ocorrido deu-se quando a bateria de Felipe se acabou e ele teve que fazer um pouso de emergência sem completar o circuito completo tendo que pegar um atalho só que ninguem avisou o aspira Alison.



De danos o ultimate se quebrou no charuto junto à asa, coisa que um pouco de cola quente resolveu, já quanto ao Ipenema de Alison até que ele conseguiu pousar no mato mas com o speed pegando fogo dando um prejuízo maior, e a fuselagem do Ipanema saiu intacta por mais incrível que pareça.




E ninguem percebeu o pouso bacana do meu Extra. rsrsrsrs

sábado, 23 de abril de 2011

Biruta na Quinta do Jacó

Estamos melhorando aos poucos nossa pista de pousos na Zona Proibida da Quinta do Jacó, isso tudo graças ao piloto e agora inventor também Ivan Cai-Cai, que criou a nossa própria biruta, melhor que a da Hobby King segundo ele. 

Confecccionada em TNT o inventor Ivan Cai-Cai criou também o mecanismo de giro da biruta e o resultado final foi perfeito ela não só funciona como é muito sensível aos menores ventos.


Ivan Cai-Cai ficou tão empolgado com esse lance de ser inventor que até já começou a trocar a pistola de cola quente por fita adesiva a exemplo de nosso grande inventor e projetista de protótipos Fábio Fita Barbosa vejam as fotos abaixo.

após uma queda de rotina o inventor usou fita em detrimento da cola

nosso inventor Ivan Cai-Cai

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta Santa de vôos

comte. Daniel mostrando seu aero a uma familia que passava pelo local
Finalmente  estamos de volta com as notícias de vôos vespertinos aqui no blog graças ao retorno de minha camera... hehehehe

E para comemorar esse dia especial (a Sexta Feira Santa e não o retorno da câmera rs) vamos de volta às fotos e vídeos do dia, que apesar de um começo dificil na manhão com quebras de motores em série na quinta do jacó, tivemos uma excelente tarde de vôos.
alguns do aeros com o extra em primeiro plano
pessoal tranquilo rsrsrs














Hoje tivemos a presença do prof. Mesaque (Toyota e patinho Feio), Felipe (Cessna 182), comandante Daniel (Peninha II e La Racer), Rômulo Mineirinho (Tucano) , Reginaldo (da Regismodel), Paulo (Tucano), Ivan Cai-Cai (o dele não tem nome e nem raça rs), a ilustre visita de Clélio vindo do Tocantins (Cap 232) e eu (Tiger e Extra 300).

Mineirinho com seu Tucano

Mais uma vez o comandante Daniel mostoru sua perícia com os pousos de seu La Racer mostrando que dá sim de voar tranquilamente em um local apertado como nosso pequeno campo de pousos.

Cessna 182 de Felipe e Peninha II do comte. Daniel

Mais uma vez grandes diversões!

E de bônus vai aqui o vídeo do encontro do La Racer com o Extra 300.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

voo final de tarde!!

Mas um belo voo com uma bela paisagem no finalzinho da tarde na quinta do jaco , confira !!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Introdução ao FPV

INTRODUÇÃO: Vou tentar explicar em tais fundamentos simples da prática de Aeromodelismo, pilotado por vídeo (FPV). Este não é um guia, mas uma história simples sobre a FPV. Pouco a pouco iremos acrescentando novos tutoriais.

O modelo de avião pilotado por câmera de vídeo (FPV de visão em primeira pessoa em Inglês) refere-se basicamente ao piloto do avião R/C através de um sistema de vídeo sem fio. O sistema de vídeo vai dar ao piloto a mesma perspectiva visual que "como se estive dentro do avião".
O aeromodelista deixa de ver seu avião da terra para vê-lo apartir do ar ...

De que eu preciso?

Ter experiência em nível médio ou avançado em aeromodelismo. Muito familiarizado com a área onde se está indo voar (com mapas ou fotos do tipo terra da área do google.)

Podem ser divididos em 2 grupos: Equipe de Vôo e Equipe Terra (base em solo). Ambas as equipes vão assistir o "piloto poder ver o que o avião vê."

Equipamento de vôo: avião modelo completo, câmera, o transmissor de vídeo do computador (Tx), antena Tx, baterias para alimentar a câmera e um transmissor, os servos para movimentar a câmera de vídeo (opcional), modem de telemetria (opcional), de dados sem fio (opcional).

Equipamento de terra: Transmissor R/C, receptor de sinal de vídeo convencional (Rx), receptor de vídeo por satélite (Rx), equipamento para visualização de imagens ou óculos virtual ou monitores e bateria.

Dito isto vou detalhar cada uma das componentes:


Detalhes de equipamento de vôo:

AVIÃO:

Eu não vou me extender muito, vou apenas dizer que qualquer avião R/C seria válido, em princípio, só tem de ter capacidade de voar com a "carga extra" peso do equipamento de vôo. Alguns gostam mais de aviões mais lentos (ideal para o aprendizado) e planadores ou modelos de asa alta e outros mais acrobáticos, e sendo que nestes o piloto tem que ser experiente em FPV.

Aviões elétricos são preferidos por questões de segurança, pequenas vibrações e peso final. Dentro dos materiais elétricos, tais como aviões de ISOPOR ou similares são ideais para o aprendiz FPV. Sem pretender fazer qualquer publicidade, o Multiplex EasyStar FPV é o treinador mais bem sucedido. Suas qualidades como a direção fácil em alta ou baixa altitude, por ter a hélice para trás, capacidade de carga, o desembarque rápido no FPV e, especialmente, seu duro choque faz com que todos os seus proprietários recomendo para iniciantes. O Easyglider, partes as mesmas vantagens que o EasyStar mas tem seu hélice na frente da câmera (alguns tem modificado e colocado o motor por trás).
FPV também voa helicópteros, quadrcópteros, parapente e asa-delta. Nós recomendamos começar pelos modelos de asa fixa e uma vez testado e equipamentos de vídeo e experiência, vá a outros sistemas, se desejar.


CÂMERA:
O ideal é o uso de mini ou micro câmeras por seus tamanhos e baixo peso. Existem dois tipos, aqueles com sensor CCD e os que possuem sensor CMOS. O CCD é o mais indicado. CCD tem a melhor qualidade de imagem do que CMOS, CCD também é mais tolerante com ruídos elétricos provenientes de um motor elétrico, glow ou o TX.
O problema com CMOS é que a imagem é afetada por cargas eletromagnéticas (por exemplo, o motor elétrico em execução). Outra desvantagem e grande é que se eu voar com uma câmera CMOS, o sol brilha sobre a imagem, ela fica preta por alguns segundos até que ele retorne ao normal. Estes segundos "negros" deixam o piloto sem imagem com suas conseqüências. O CMOS tem balanço de branco ruim em situações de movimento (de vôo).




As câmeras também são classificados de acordo com seu tamanho do sensor: pode ser 1/2, 1/3 ou 1/4. As FPVs mais comumente usadas ​​são o 1/3 e 1/4, nesta ordem.

Lentes da Camera: As lentes mais usadas são as que dão um ângulo de visão entre 60 e 110 graus. Para os iniciantes, é melhor aprender com uma lente grande angular (80 a 100 graus), pois melhora a visão e a localização do piloto.
Traduzido para a linguagem das lentes seria algo como lentes de 4 mm a 2,5 mm, no mínimo, quanto menos mm se tem é a lente que tenho mais cobertura angular (2,5 mm = 120 graus em câmaras de cerca de 1/3). No entanto, uma lente de "X" mm não têm o mesmo campo visual em uma câmara em semelhante. Isso ocorre porque existem lentes específicas para sensores de 1/2, 1/3 e 1/4. Assim, para saber o ângulo que eu tenho direito do campo visual, tem que saber se o meu sensor é 1/2, 1/3 ou 1/4. Estes dados são fornecidos pelo fabricante da câmera e da lente. É melhor usar uma lente de câmera para uma troca. Para dar um exemplo que usam lentes são CS tipo de montagem, montagem de mesa, etc Os mais utilizados são o tipo FPV "Board Mount". O tipo de lente "Pin Hole ou cabeça de alfinete" não é recomendado para FPV. Uma lente de FPV muito boa é de sensor de 2,8 milímetros 1/3.

Resolução da Câmera: as mais utilizadas são de 380-520 linhas.
Alimentação da câmera: Basicamente, baterias de 12V ou 5V, tem-se que levar em conta ao escolher as pilhas apropriadas e equipamentos elétricos.Normas da camera: Na Europa e na América do Sul utilizam PAL e EUA, Canadá e México NTSC.

Vídeo transmissores TX:

 
Há alguns anos atrás vários testes com diferentes freqüências e competências no Tx. A conclusão foi que na modelagem o ideal é ter pelo menos 200 mW de potência e, em seguida, para 3000 MW (3W). Para o vôo interno utilizado a menos de 500 mW. (Há experiências FPV voando com potência inferior a 200mW, mas são casos muito específicos). A freqüência utilizada é de 2,4 GHz (gigahertz), mas há alguns que usam de 900 MHz ou 1,2 Ghz e 1,3 Ghz. Quanto maior a freqüência (2,4 GHz é de 900 MHz ou superior q), mas "linear" é o sinal. "
2.4 Ghz é comumente usado por causa da ampla disponibilidade de antenas no mercado (a mesma banda como sinais Wi-Fi em computadores).
Tendo pouco ou muita potencia tem seus inconvenientes. Se eu tiver pouca potencia meu alcance será limitado e se eu tenho um muita (3W) poderá interferir com o controle do avião e com o receptor (Rx), apesar da diferença de freqüência. Os mais usados são Tx de 500-1000mW. O melhor é o de 1000mW. Há pessoas que testam o equipamento de 500 MW até 2,5 km do piloto sem problemas. Isto foi conseguido usando Tx, Rx e antenas de boa qualidade. Tambem temos experiências pessoas voando até 6 km, com 3000 MW.
O alcance do sinal não pode ser calculado tendo em conta apenas a potência do TX, mas que entram em jogo um monte de coisas como o tipo de antena de TX, RX, o nível de interferência entre os componentes electrónicos a bordo, as condições meteorológicas; etc
É aconselhável comprar equipamentos onde o TX é fora da câmara, ou seja, Tx pra um lado e uma camera no outro. Atenção: Existem kits no mercado que se unem e câmera Tx (Tx e Camara é um único item.) Sua aparência externa é uma câmera com uma antena saindo dela. (Normalmente Chinês), esses dispositivos não são adequados para FPV.

Antena TX: Uma antena de maior potencia de dBi tem a maior sensibilidade de recepção e transmissão. Dbi também quantos mais tiver, menor será o ângulo de cobertura. Os mais utilizados são antenas omnidirecional 3 dBi. As omnidirecionais são muitas vezes também chamada de "dipolo" (irradiam em todas as direções ao seu lado, menos em suas extremidades).Ao utilizar antenas de mais de 3dBi de potencia se dimunui ângulo de cobertura que aumenta o risco de perder o sinal em curvas apertadas, assim como quando se inclina, desanconselha-se entao, o uso de antenas de 5dbi. A forma mais utilizada em omnidirecional é "rubber duck" tambem conhecida como rabo de rato. São como palitos de menos de 30cm. Tem-se mais sucesso quando de coloca na posição vertical para cima ou para baixo. Há outras posições, mas são utilizados apenas para voos muito específicas (alta altitude, etc.).

BATERIAS: As mais usadas são as lipos devido baixo peso e baixa tensão. Tx e câmeras geralmente têm uma ampla gama de tensão, e um q precisa Tx 12 V iria trabalhar bem com os 11,1 V de uma lipo de 3 células. Se a câmera for 5V ou TX e precisaria de um transformador DC-DC. É comumente utilizada a mesma bateria para TX e da Câmara e um separado para o motor da aeronave. Use 2 baterias. Em menor escala, outros usam uma única bateria que alimenta tudo (aviões de pequeno porte) que exigem maior cuidado na instalação para evitar a interferência.

Movimento da câmera (opcional): Este é em Inglês é chamado de "Pan e Tilt". A mais utilizada é colocar um servo vertical e sobre este, dito de outra horizontal. Com isto como eu tenho os 2 eixos de rotação para movimentar a câmera. Há uma abundância de projetos. A idéia de mover a câmera é projetado para ajudar a orientar o piloto. Como um piloto "real" a câmera móvel irá proporcionar a possibilidade de olhar para o chão e se orientar. Em subidas íngremes e descidas girar a câmera para saber o ângulo do avião em relação ao solo é muito útil. Também é útil quando o sol está baixo e fico com a imagem. Ligue a câmera pode ajudá-lo a evitar ser ofuscado pelo sol. Quanto menor a cobertura da lente da câmera ângulo, terei mais necessidade de movimentos.
Os desenhos pan & tilt vão desde: Movimento em um plano único eixo plana (1 servo) de movimento em um eixo, mas plano inclinado de rotação. Servo é alcançada pela inclinação de alguns graus para baixo (um servo) o movimento em dois eixos, vertical e horizontal (2 servos). Atenção: Não sobrecarregue o consumo eléctrico dos servos da câmara, por q vai precisar usar alimentadores de acordo com o consumo (BEC, ESC, etc)
Links de alguns dos muitos movimentos de câmera (em espanhol):
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=49
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=821
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=692

Telemetria (opcional):
Este é um longo assunto. Telemetria melhora a interação ambiente-piloto. A telemetria é os dados relativos à localização e operação da aeronave. FPV telemetria em modelagem pode ser visto em sobreposição à imagem de vídeo (isso é chamado de ORL-Over Screen Display) ou também pela visão direta e uma montagem simples voltimetro na frente da câmera.
O OSD é conectado entre a câmera de vídeo e Tx. Existem aeromodelistas que fazem os seus próprios dispositivos de telemetria e outros que compram feitos. Telemetria em R/C dá principalmente: Altitude, velocidade, posição, tensão da bateria, distância e posição de decolagem ponto (pista), RPM, variômetro (taxa em q vai para cima ou para baixo do avião). Ele usa equipamentos como GPS, sensores de alta pressão, tubo de pitot, etc. Há muitas casas que fabricam esses dispositivos para R / C. Um modelador disse que o melhor Telemetria q é o olho. Este é um opcional e não um 100%obrigatório. Para ler mais ou comentário ir para a telemetria, fórum ou lojas / fabricantes de telemetria.

MODEM (opcional): Usado por alguns aeromodelistas para transmitir dados de aeronaves e piloto para piloto da aeronave, como alguns tipos de telemetria e dados para o piloto - automático, posição, waypoints, etc Geralmente precisam de um computador no chão para mostrar os dados recebidos. Eles tendem a ser econômicos. Os modems podem ser unidirecional ou bidirecional. O mais comum é que os dados que trafegam no canal de vídeo de áudio Tx (se estiver usando o modem eu não consigo ouvir o áudio do modelo a menos que o vídeo Tx é estéreo, usando um canal para tudo). Instalação: Basicamente Rx de solo é conectado entre o vídeo eo computador. As ligações entre o modelo de GPS e Tx vídeo. Eles são freqüentemente usados ​​como uma redundância de telemetria injetado vídeo (OSD) para construir a confiança.
Para ler mais ou comentário ir ao fórum de telemetria e projetos de UAV / lojas e fabricantes.


Equipamentos:
RADIO R/C: O de sempre. Seria bom ter dois canais livres para o Pan e Tilt dos servos que movimentam a câmera. Q Os mais utilizados são potenciômetros para mover ou servo-sistemas de movimento usando o movimento da cabeça (HEADTRACKING). O headtracking é colocada sobre a cabeça e move os servos aos movimentos deste. Este sinal entra na estação através da pupila de entrada/ professor. Fabricados e vendidos ou há algum aeromodelistas "especialistas" que fazem seu proprio equipamento eletrônico. Para ler mais ou comentário sobre Headtracking eletrônicos vão para o fórum.

sinal de vídeo RX RECEPTOR:

Normalmente se vende em um pacote com o transmissor. Deve ser a mesma freqüência que o transmissor senão não funciona (TX e RX devem ser compatíveis.) O mais utilizado tem 8 canais para escolher. Eles se alimentam normalmente de 12 V e muitos já tem saída RCA Áudio e Vídeo.

ANTENA RX VIDEO :
Sem dúvida, depois de muitos testes em todo o mundo o tipo PATCH (painel) direcional e omnidirecional tipo 3dBi q foram os mais bem sucedidos. Essas antenas são vendidas ou há modelistas que fazem deles. Uma antena de 8 dBi Patch seria o mínimo de qualidade aceitável. A antena de maior ganho de dBi tem a melhor qualidade de imagem que temos. Nos primeiros dias de utilização de um OMNIDRECIONAL 3dBi porque vamos voar raio de 360 ​​graus livremente (há pessoas que voaram para 4 km com esta antena de ambientes livre de interferência). O patch apesar de ter recursos para voar mais longe e mais alto, FPV é para pilotos experientes como sendo "sector" é necessária para permanecer dentro de sua área de cobertura para receber vídeo.
Muitos dizem que a desvantagem de ter um sinal omnidirecional é recebida pelo 360 graus ao redor, sendo capaz de "pegar" a interferência nas populações nas proximidades de aeródromos (Wi-Fi, etc). Em áreas de deserto usando uma omnidirecional, não mente. Se, em vez de usar uma antena, a ser direcional, deve "apontar" para o avião, só assim filtrar interferências de áreas próximas. A antena de maior ganho de dBi tem o menor ângulo de sua cobertura, e um 8 dBi antena pode ser cerca de 90 graus de cobertura, uma antena de 21 dBi é de apenas 20. Se a antena é altamente direcional (de baixo ângulo e dbi muitos) já não ser q úteis e que o avião está em movimento e pode "sair" com facilidade na área de recepção da antena. Há q encontrar com uma antena como a DBI muito e com o ângulo maior cobertura possível. O mais utilizado em antenas patch são 8 e 14 dBi (este último é o mais parecido com eles mesmos).
O patch baixa dbi, pode voar "atrás" deles algumas dezenas de metros.
Para saber mais ou comentar Antenas ir ao fórum.

Equipamento para ver as imagens:
Se os óculos, monitores de TV. Com o desenvolvimento da tecnologia eram mais baratos, por isso os mais usados ​​são os óculos. Os óculos dão a vantagem de um "tele-imersão", que facilita a orientação do piloto. Em alguns modelos precisam uns óculos escuros de fora para apreciar plenamente as imagens (colocar um pano escuro sobre sua cabeça, e assim por diante. Os novos óculos são brilhantes o suficiente para não precisar deste último.
Resolução: o gosto do piloto, maior a resolução terá óculos mais caros. Considere Q se eu tiver uma câmera de vídeo de má qualidade não faz sentido ter óculos de alta resolução (800 x 600).
Outro ponto a considerar é o ângulo de visão (FOV - campo de visão) dos videos. O FOV maior ângulo com óculos de sol, mas "grande" Eu olho para a tela. O mais comumente usado em FPV tem um FOV de 28 ° a 42 ° diagonal. No campo profissional varia entre 80 º a 180 º.FPV é no campo de visão deve ser priorizada sobre a resolução e FOV que quanto mais você tiver, maior será ver a tela e, portanto, obter mais tele-imersão. Óculos geralmente operam em 5 ou 12 V. Para ler mais ou comentário ir para os copos fórum.

FOV OLHO DE IMAGEM DO HOMEM:












BATERIA DA BASE DE SOLO: Nós usamos geralmente baterias 12V chumbo com seus adaptadores. É bom acrescentar miliamperes de cada dispositivo para determinar qual bateria usar. Os mais usados ​​são de 3 a baterias 7A, mas qualquer bateria de carro serve tb. Algumas pessoas também usam lipos 3s (11,1 v) ou NiMH de 10 células.

TÉCNICAS DE VÔO. Sensilas é mais do que você pensa. Este desenvolvido no fórum, mas recomendamos que quando você é um novato FPV, iniciar a contagem em um "spotter", ou seja, alguém que mantêm contato visual com o avião e dizer ao piloto se ele está se afastando demais e você pode orientar qualquer momento de dúvida.
Visite o segmento TÉCNICA DE VÔO FPV:
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=557

ONDE COMPRAR OS COMPONENTES FPV?
Eu não recomendo comprar no Ebay se você não sabe "exatamente" o que você quer. Se você é um iniciante modo, se abstenham de comprar no Ebay inovar para evitar o risco de comprar coisas, então você não pode fazer. Peça conselhos de pilotos experientes.É melhor comprar em lojas conhecidas e com prestígio FPV UAV, onde vai orientar e fornecer suporte pós-vendas. lojas FPV UAV em sua maioria, possuem equipamentos testados pelos pilotos. Poupe tempo e dinheiro.

O melhor equipamento é o que se ajusta ao nosso plano de vôo e estilo. Se existe uma equipe pronta para voar, certamente nós não seria útil.
FPV componentes foram criados para outros fins que não a nossa, de modo que sua compra foi feita em lojas que anteriormente Tinian nada a ver com este passatempo. Hoje, graças ao dinamismo e à expansão desta modalidade, havia lojas online em várias partes do mundo dedicado exclusivamente à FPV.
Da mesma forma, não hesite em visitar a seção "Electronica feita no fórum" onde está exposto o mais relevante e FPV por membros deste fórum. Este endereço é opcional e pode ser comprado solicitar aos seus criadores.
http://www.aeromodelismovirtual.com/...lectronica.php
ou compras on-line:
http://www.aeromodelismovirtual.com/...isplay.php?f=9

Eles também podem visitar a seção "Shop" do fórum onde uma grande variedade de lojas FPV onde você pode comprar os componentes.

Modelo básico Conexões Elétricas:

COMPONENTES:
* Câmera
* Vídeo TX (transmissor Tx =)
* Bateria

* Microfone (opcional)
* Alarme sonoro de Fail Safe (Opcional)

Alimentação:
a) Se TX e operacional cam em 12V seria uma Lipo 3S 11,1 V
b) Se TX e Cam rodando a 5V o Lipo 2S seria 7,4 V além de um regulador de 5V
c) Se algum componente que a 12V a 5V eo lipo outras graves 3S 11,1 V a 5V regulador sobre o componente que você precisa.
Sugerimos que a bateria LIPO que alimenta o SISTEMA FPV NÃO SEJA O MESMO QUE ALIMENTA O MOTOR, a menos que tenha experiência em conexões elétricas deworm interferência.
A capacidade do LIPO dependem do consumo dos componentes é normalmente em torno de 600mA aprox tempo (veja as especificações de cada item.) LIPO assim uma 10C 800mA ou 1000mA descarga seria suficiente.

OPCIONAL:
tipo de microfone * opcional deve ser pré-amplificados, ou deveria levar suprimentos.
* Fail Safe é um alarme começa a soar o alarme começa a perder o sinal cuendo RC e permite ao piloto para avisar que este não continue se afastando. Está conectado e ligado diretamente a partir do RX r / c programa bar da estação de som ativadas a prova de falhas.Ambos microfone e alarme são vendidos em lojas ou você pode construir um a seu gosto. Alarmes são normalmente vendidos para os receptores PCM.

FPV TÉCNICA DE VÔO

e convidamos você a descobrir todas as informações e expericias dunk neste fórum que fica maior a cada dia, graças aos seus utilizadores.

 
Voar FPV é maravilhoso e abrir uma "dimensão nova" no nosso hobby, no entanto você deve ter uma boa experiência como um clássico modelador de tomar todas as precauções / classificações relevantes.
Voos Boa!

IMAGENS:
Electric exemplo de configuração de mapas para um trabalho em torno de 12V
1) Instalação com microfone e alarme à prova de falhas
2 Instalação) com microfone
3) Configuração básica



 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Video do leitor: Renato voando em Itaituba

Esse é um da série: Videos do leitor. Renato voando em uma fazenda com campo de pousos de ultraleve em Itaituba-PA com seu Cessna 182 na companhia de Betão.

Um alô pros aeromodelistas do Pará!
Se voce tamquem quiser enviar um vídeo pra essa seção entre em contato conosco que postaremos com prazer.

Download: Cenário do Giant Itú para AeroFly


Pra quem sempre quis participar do Gant Itú, mas nunca pôde eis aqui a oportunidade: O cenário do maior evento de aeromodelismo do Brasil para o AeroFly de autoria de Fábio Soares Gomes.

Para fazer o download clique aqui ou na imagem acima.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como pilotar um helicóptero: Primeiros Passos

Ontem a noite na porta do prédio que o Alan mora, Mesaque, Felipe, Alan e eu estávamos conversando sobre helimodelismo, sobre as dificuldades de se aprender a voar um heli aqui em Imperatriz já que não existe nenhum helimodelista experiente para dar as primeiras dicas e aulas, por conta disto alguns de nós tem sofrido bastante com os helicópteros, como o Titico, e outros fazem cara feia quando se fala de helimodelismo por ser muito dificil (assim como eu...rsrsrsrs) e como se fosse o destino nosso amigo Daniel pôs em seu blog agora a pouco um vídeo de um helimodelista dando um show, então não resisti e pesquisei um pouco sobre os primeiros passos para se voar um helimodelo e eis que encontro um post no E-voo que conta todos os preparativos iniciais e pretendo compartilhar na íntegra aqui com voces.



"Primeiramente, não quero que pensem que acho que sou o bom da pilotagem, que domino tudo ou coisas do tipo. Acontece que sempre li tudo o que encontro sobre Helimodelismo, além praticar bastante, tanto no simulador, quanto no Heli, voo todos os dias. Dentre os diversos assuntos pesquisados por mim, reuni um a certa “literatura” sobre como aprender a pilotar helimodelos, pois quem mora em “fins de mundo” como eu, sempre tem que aprender sozinho mesmo. Então, como utilizei as técnicas aprendidas e posso dizer que tive um bom resultado, pois tive uma evolução bem rápida, resolvi fazer esse pequeno tutorial resumindo tudo o que pesquisei.
Lembrando, existem vários métodos de aprendizagem, esse é só um, isso também não dispensa um instrutor, é sempre o método mais seguro e correto. A forma utilizada aqui teve como cobaia esse que vos escreve, o que eu não impede o uso de quaisquer outros métodos. Só para complementar, como o tutorial é sobre pilotagem não falarei nada sobre regulagens, peças, trimagens e coisas do tipo, para isso existem outros diversos tópicos aqui mesmo no e-voo, também não abordarei os aspectos “físicos” do voo, somente a prática mesmo.
PS: A utilização do verbo "hoverar" não seguirá as regras do bom português.
Vamos lá.
1. Simulador: Muito dizem que não gostam de usar simulador por achar chato, mas achando legal ou não, o uso do simulador ajuda e muito. Portanto, se você é iniciante total faça diversas horas de simulador antes de tentar voar o heli real. Com isso, você aprende as reações do heli, os comandos, além de automatizar os reflexos, o que é muito importante, pois você passará a agir instintivamente, não precisará pensar antes de dar os comandos. Lembre-se de sempre tirar o cristal dos rádios que o possuem.
2. X de Treino: Peça de suma importância para iniciantes, pois são normais pousos forçados nesse início de aprendizado e o X de treino amortece a queda, impedindo, ainda, o contato das peças do Heli com o solo. Quem não deseja comprar um, pode fazer em casa mesmo com varetas e bolinhas de isopor.
3. Preparação:
Deixe todos os trims do rádio centralizados, exceto o do acelerador, que pode estar centralizado ou todo para baixo; o stick do coletivo(esquerdo) deve estar todo para baixo, o do cíclico (direito) fica automaticamente no meio.

Se seu rádio não é 2.4, nunca use-o com a antena abaixada, isso além de poder danificar os cristais, pode causar acidentes.
Sempre ligue o rádio antes do heli. Sempre desligue o heli antes do rádio.
Procure ligar o heli já na posição de decolagem e não mexa no mesmo enquanto ele está calibrando, cerca de 15 segundos.
Deixe o heli com as pás perpendiculares ao corpo, isso evita que, ao iniciar a rotação, elas esbarrem na cauda.
Deixe o heli a pelo menos 3 metros de distância de você e de qualquer pessoa, ou coisa, ou objeto, ou parede........
Pronto, com o rádio ligado, ligue o heli, e terminamos a preparação.
4. Stick da esquerda: Tudo feito corretamente até aqui, vamos iniciar pegando a sensibilidade do acelerador do heli. Estando o heli com a cauda virada para você e a uma distância segura, comece a mover o stick da esquerda para cima, bem lentamente, esqueça o da direita. No início da rotação, o heli trepidará um pouco, aumente a aceleração até ele parar de trepidar, mas não o deixe sair do chão, sob nenhuma hipótese. Mantenha um tempo essa aceleração, com o heli já tirando o peso das bolas do X, mas sem decolar, e reduza até o zero novamente, faça isso várias vezes, aumente e abaixe a aceleração até ter total controle desse comando. Mas vá até o limite de o heli querer sair do chão e volte, não decole.
Lembrando, não use o stick da direita, somente o da esquerda. Embora pareça chato, quanto mais vezes você repetir esse exercício, terá mais facilidade nos próximos passos e, também, um treinamento calmo e bem feito evitará lenhas bobas.


5. Feito corretamente o exercício anterior, vamos continuar somente com o stick esquerdo, mas agora com movimentos laterais.
Coloque o heli novamente com a cauda virada para você, comece a acelerar até ele tirar o seu peso do X de treino, sem decolar, mova o stick para a esquerda, poucos graus, e depois para direita. Repita esse exercício, fazendo a "cabeça" do heli girar poucos graus para cada lado, indo para um lado, voltando ao meio, indo para o outro e voltando ao meio novamente, com o heli no chão, não o deixe decolar.
Lembre-se: pare o heli sempre de costas para você.
Gaste pelo menos uma bateria nesses dois primeiros exercícios.


6. Ótimo, já temos sensibilidade de aceleração e cauda, podemos começar a tirar o heli do chão, porém não se anime ainda, eu disse tirar do chão e não voar.
Bem, acelere o heli novamente, lembre-se de sempre iniciar com ele de costas para você. Tire-o do solo, mas com as bolinhas do X ainda não chão, coloque o stick da direita um pouco para frente, bem suavemente. O heli se inclinará nessa direção, volte o stick da direita para o meio e pouse. Repita esse exercício para todas as direções, frente-trás-direita-esquerda, indo e pousando para cada uma das direções, sendo uma de cada vez evidentemente.
Repetido o exercício passado várias vezes, faça-o agora sem pousar: vá para frente, volte ao meio, vá para trás volte e assim por diante, lembrando que o heli não deve voar, você tem que fazer esses exercícios com as bolinhas do X pegando no chão. Para esse exercício aconselho desenhar um círculo de mais ou menos 1 metro e meio de diâmetro no chão e fazer os movimentos sem deixar o heli sair dele.

7. Bem, agora já temos a sensibilidade de ambos os sticks, caso você tenha feito tudo certo até aqui já conseguira iniciar no treinamento do hover (pairar no ar). Nessa etapa, vamos continuar a usar o círculo no chão que falei antes como referência.
Com a cauda do heli apontada para você, vamos tirá-lo do chão, devagar, nunca mais que 1 metro, no início tente voar a poucos centímetros do chão, o efeito solo irá lhe atrapalhar, mas persista. Se ver que está saindo do seu controle não pense duas vezes, volte totalmente o acelerador. Sempre dê comandos “carinhosos” no heli, pois o bicho é arisco, se você trata ele com violência ele responde da mesma forma. Vá aumentando a altura aos poucos. Seu final objetivo agora é este: manter o heli parado de costas para você a mais ou menos um metro do chão, sem sair do círculo.
Não se iluda, helicópteros são difíceis de pilotar, não passe para a fase seguinte até dominar o hover, eu disse DOMINAR, entenda-se manter ele TOTALMENTE parado pelo tempo que você quiser.
Pronto, já consegue hoverar perfeitamente? Parabéns, o maior passo já foi dado, o hover é o início das demais manobras.

8. Vamos ao deslocamento lateral. Faça dois círculos no chão como mostra a imagem. Com o heli com a cauda para si, decole e fique em hover, mova o stick levemente para a direita até que o heli chegue ao segundo círculo, entre em hover novamente e pouse. Repita o exercício para a esquerda. Faça isso várias vezes para um lado e para o outro.
Já domina o movimento? Passe a fazê-lo agora sem pousar, ou seja, vá para um lado, hovere, vá para o outro e hovere.


9. Deslocamento frontal agora. Faça o que fez no exercício anterior, só que para frente e para trás.

Dominada essa fase, intercale os dois exercícios anteriores , frontal e lateralmente.
Normalmente quando dominamos essa fase, começamos a nos sentir eufóricos, e achamos que já temos domínio sobre o heli, se sentir isso, desligue o heli, desligue o rádio e vá tomar uma água e conversar com alguém. Isso evitará uma grande lenha.
10. Sossegou? Então vamos à etapa seguinte. Coloque o heli no círculo do meio. Decole, hovere e vire o bico do heli para o lado esquerdo. Hovere nessa posição. Não passe para o seguinte enquanto não conseguir hoverar com o heli de lado.
Conseguiu? Ótimo, leve o heli para o círculo da esquerda e hovere, volte para o meio e hovere, vá para o da direita e hovere. Repita essa seqüência até fazer com perfeição.

11. Seguindo o exercício anterior, faça a mesma sequencia só que indo com o heli para o círculo da frente e para o de trás, com o heli sempre com o bico para a esquerda.

12. Repita os exercícios 10 e 11 com o bico do heli virado para a direita.



13. Ótimo, dominamos o heli em todas as direções, vamos agora aos pequenos circuitos.
Utilizando como referência os pontos utilizados anteriormente, faça:
13.1

a. Decole do meio, vire o bico para a direita e vá para o círculo daquele lado;
b. Sobre o círculo da direita, vire o heli de forma que o bico aponte para o círculo da frente e vá para ele;
c. Vire a cauda para o círculo do meio e volte o heli para essa posição.
d. Repita o exercício para o lado esquerdo.



13.2
a. Decole do meio, e vá com o heli “de ré” para o círculo de trás;
b. Sobre esse círculo, vire o heli de forma que o bico aponte para o círculo da direita e vá para ele;
c. Vire o bico do heli para o círculo do meio e vá para ele. Vire a cauda para você e pouse.
d. Repita o exercício para o lado esquerdo.



14. Pronto, você já faz pequenos circuitos, chegou uma hora importante: Retire o X de treino.
Com o heli livre, repita os circuitos feitos anteriormente e vá aumentando a altura, no máximo à 3 metros.

15. Já domina os circuitos citados com o heli a 3 metros de altura? É hora de fazermos o popular oito, veja como na figura abaixo:



Pegou confiança e já faz o oito bem? Faça-o cada vez maior, aumente altura e velocidade até onde achar possível. Domine bem esse voo, quando tiver o oito dominado você praticamente não terá mais dificuldades.
Pronto, você já pode dizer que pilota um helicóptero! Parabéns.
16. Vamos a uma nova fase, o temido Nose-in, é o heli “de cara” para você. Como você já deve saber, quando o heli está de frente para você os comandos ficam invertidos, o que causa uma certa confusão de reflexos no iniciante.

Por essa razão, não se acanhe e coloque novamente o X de treino, admito que nos sentimos um pouco ridículos usando o X depois de já termos certo domínio sobre o heli, mas acredite, é bom usar.
Como disse, os comandos ficarão invertidos com o heli de frente para você. Para pegar os reflexos, vá para o simulador e perca um bom tempo voando somente com o heli de frente para você, isso automatizará seus movimentos. Tentar se imaginar dentro do heli ajuda bastante. Eu usava a seguinte técnica quando estava aprendendo: colocar o stick para o lado que o heli estiver pendendo, ou seja, se ele estiver caindo para a direita, por exemplo, mova o stick para esse lado, como os comandos estão invertidos, ele alinhará para a esquerda.
Tente primeiro hoverar, depois de dominado o hover, refaça os circuitos feitos anteriormente com o heli “te encarando”. Lembre-se de usar sempre o X nessa nova fase até quando se sentir seguro.
17. Pronto pessoal, passadas e dominadas todas as fase você já tem sua CNHm (Carteira Nacional de Helimodelismo). Espero ter ajudado. Como disse, esse é só um método de aprendizado, usei e gostei do resultado, mas não tomem o que escrevi aqui como única forma certa de se aprender a voar.
Boa sorte e bons voos a todos. "

Esse é o  cara!! rsrs





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...