INTRODUÇÃO: Vou tentar explicar em tais fundamentos simples da prática de Aeromodelismo, pilotado por vídeo (FPV). Este não é um guia, mas uma história simples sobre a FPV. Pouco a pouco iremos acrescentando novos tutoriais.
O modelo de avião pilotado por câmera de vídeo (FPV de visão em primeira pessoa em Inglês) refere-se basicamente ao piloto do avião R/C através de um sistema de vídeo sem fio. O sistema de vídeo vai dar ao piloto a mesma perspectiva visual que "como se estive dentro do avião".
O aeromodelista deixa de ver seu avião da terra para vê-lo apartir do ar ...
De que eu preciso?
Ter experiência em nível médio ou avançado em aeromodelismo. Muito familiarizado com a área onde se está indo voar (com mapas ou fotos do tipo terra da área do google.)
Podem ser divididos em 2 grupos: Equipe de Vôo e Equipe Terra (base em solo). Ambas as equipes vão assistir o "piloto poder ver o que o avião vê."
Equipamento de vôo: avião modelo completo, câmera, o transmissor de vídeo do computador (Tx), antena Tx, baterias para alimentar a câmera e um transmissor, os servos para movimentar a câmera de vídeo (opcional), modem de telemetria (opcional), de dados sem fio (opcional).
Equipamento de terra: Transmissor R/C, receptor de sinal de vídeo convencional (Rx), receptor de vídeo por satélite (Rx), equipamento para visualização de imagens ou óculos virtual ou monitores e bateria.
Dito isto vou detalhar cada uma das componentes:
Detalhes de equipamento de vôo:
AVIÃO:
Eu não vou me extender muito, vou apenas dizer que qualquer avião R/C seria válido, em princípio, só tem de ter capacidade de voar com a "carga extra" peso do equipamento de vôo. Alguns gostam mais de aviões mais lentos (ideal para o aprendizado) e planadores ou modelos de asa alta e outros mais acrobáticos, e sendo que nestes o piloto tem que ser experiente em FPV.
Aviões elétricos são preferidos por questões de segurança, pequenas vibrações e peso final. Dentro dos materiais elétricos, tais como aviões de ISOPOR ou similares são ideais para o aprendiz FPV. Sem pretender fazer qualquer publicidade, o Multiplex EasyStar FPV é o treinador mais bem sucedido. Suas qualidades como a direção fácil em alta ou baixa altitude, por ter a hélice para trás, capacidade de carga, o desembarque rápido no FPV e, especialmente, seu duro choque faz com que todos os seus proprietários recomendo para iniciantes. O Easyglider, partes as mesmas vantagens que o EasyStar mas tem seu hélice na frente da câmera (alguns tem modificado e colocado o motor por trás).
FPV também voa helicópteros, quadrcópteros, parapente e asa-delta. Nós recomendamos começar pelos modelos de asa fixa e uma vez testado e equipamentos de vídeo e experiência, vá a outros sistemas, se desejar.
CÂMERA:
O ideal é o uso de mini ou micro câmeras por seus tamanhos e baixo peso. Existem dois tipos, aqueles com sensor CCD e os que possuem sensor CMOS. O CCD é o mais indicado. CCD tem a melhor qualidade de imagem do que CMOS, CCD também é mais tolerante com ruídos elétricos provenientes de um motor elétrico, glow ou o TX.
O problema com CMOS é que a imagem é afetada por cargas eletromagnéticas (por exemplo, o motor elétrico em execução). Outra desvantagem e grande é que se eu voar com uma câmera CMOS, o sol brilha sobre a imagem, ela fica preta por alguns segundos até que ele retorne ao normal. Estes segundos "negros" deixam o piloto sem imagem com suas conseqüências. O CMOS tem balanço de branco ruim em situações de movimento (de vôo).
As câmeras também são classificados de acordo com seu tamanho do sensor: pode ser 1/2, 1/3 ou 1/4. As FPVs mais comumente usadas são o 1/3 e 1/4, nesta ordem.
Lentes da Camera: As lentes mais usadas são as que dão um ângulo de visão entre 60 e 110 graus. Para os iniciantes, é melhor aprender com uma lente grande angular (80 a 100 graus), pois melhora a visão e a localização do piloto.
Traduzido para a linguagem das lentes seria algo como lentes de 4 mm a 2,5 mm, no mínimo, quanto menos mm se tem é a lente que tenho mais cobertura angular (2,5 mm = 120 graus em câmaras de cerca de 1/3). No entanto, uma lente de "X" mm não têm o mesmo campo visual em uma câmara em semelhante. Isso ocorre porque existem lentes específicas para sensores de 1/2, 1/3 e 1/4. Assim, para saber o ângulo que eu tenho direito do campo visual, tem que saber se o meu sensor é 1/2, 1/3 ou 1/4. Estes dados são fornecidos pelo fabricante da câmera e da lente. É melhor usar uma lente de câmera para uma troca. Para dar um exemplo que usam lentes são CS tipo de montagem, montagem de mesa, etc Os mais utilizados são o tipo FPV "Board Mount". O tipo de lente "Pin Hole ou cabeça de alfinete" não é recomendado para FPV. Uma lente de FPV muito boa é de sensor de 2,8 milímetros 1/3.
Resolução da Câmera: as mais utilizadas são de 380-520 linhas.
Alimentação da câmera: Basicamente, baterias de 12V ou 5V, tem-se que levar em conta ao escolher as pilhas apropriadas e equipamentos elétricos.Normas da camera: Na Europa e na América do Sul utilizam PAL e EUA, Canadá e México NTSC.
Vídeo transmissores TX:
Há alguns anos atrás vários testes com diferentes freqüências e competências no Tx. A conclusão foi que na modelagem o ideal é ter pelo menos 200 mW de potência e, em seguida, para 3000 MW (3W). Para o vôo interno utilizado a menos de 500 mW. (Há experiências FPV voando com potência inferior a 200mW, mas são casos muito específicos). A freqüência utilizada é de 2,4 GHz (gigahertz), mas há alguns que usam de 900 MHz ou 1,2 Ghz e 1,3 Ghz. Quanto maior a freqüência (2,4 GHz é de 900 MHz ou superior q), mas "linear" é o sinal. "
2.4 Ghz é comumente usado por causa da ampla disponibilidade de antenas no mercado (a mesma banda como sinais Wi-Fi em computadores).
Tendo pouco ou muita potencia tem seus inconvenientes. Se eu tiver pouca potencia meu alcance será limitado e se eu tenho um muita (3W) poderá interferir com o controle do avião e com o receptor (Rx), apesar da diferença de freqüência. Os mais usados são Tx de 500-1000mW. O melhor é o de 1000mW. Há pessoas que testam o equipamento de 500 MW até 2,5 km do piloto sem problemas. Isto foi conseguido usando Tx, Rx e antenas de boa qualidade. Tambem temos experiências pessoas voando até 6 km, com 3000 MW.
O alcance do sinal não pode ser calculado tendo em conta apenas a potência do TX, mas que entram em jogo um monte de coisas como o tipo de antena de TX, RX, o nível de interferência entre os componentes electrónicos a bordo, as condições meteorológicas; etc
É aconselhável comprar equipamentos onde o TX é fora da câmara, ou seja, Tx pra um lado e uma camera no outro. Atenção: Existem kits no mercado que se unem e câmera Tx (Tx e Camara é um único item.) Sua aparência externa é uma câmera com uma antena saindo dela. (Normalmente Chinês), esses dispositivos não são adequados para FPV.
Antena TX: Uma antena de maior potencia de dBi tem a maior sensibilidade de recepção e transmissão. Dbi também quantos mais tiver, menor será o ângulo de cobertura. Os mais utilizados são antenas omnidirecional 3 dBi. As omnidirecionais são muitas vezes também chamada de "dipolo" (irradiam em todas as direções ao seu lado, menos em suas extremidades).Ao utilizar antenas de mais de 3dBi de potencia se dimunui ângulo de cobertura que aumenta o risco de perder o sinal em curvas apertadas, assim como quando se inclina, desanconselha-se entao, o uso de antenas de 5dbi. A forma mais utilizada em omnidirecional é "rubber duck" tambem conhecida como rabo de rato. São como palitos de menos de 30cm. Tem-se mais sucesso quando de coloca na posição vertical para cima ou para baixo. Há outras posições, mas são utilizados apenas para voos muito específicas (alta altitude, etc.).
BATERIAS: As mais usadas são as lipos devido baixo peso e baixa tensão. Tx e câmeras geralmente têm uma ampla gama de tensão, e um q precisa Tx 12 V iria trabalhar bem com os 11,1 V de uma lipo de 3 células. Se a câmera for 5V ou TX e precisaria de um transformador DC-DC. É comumente utilizada a mesma bateria para TX e da Câmara e um separado para o motor da aeronave. Use 2 baterias. Em menor escala, outros usam uma única bateria que alimenta tudo (aviões de pequeno porte) que exigem maior cuidado na instalação para evitar a interferência.
Movimento da câmera (opcional): Este é em Inglês é chamado de "Pan e Tilt". A mais utilizada é colocar um servo vertical e sobre este, dito de outra horizontal. Com isto como eu tenho os 2 eixos de rotação para movimentar a câmera. Há uma abundância de projetos. A idéia de mover a câmera é projetado para ajudar a orientar o piloto. Como um piloto "real" a câmera móvel irá proporcionar a possibilidade de olhar para o chão e se orientar. Em subidas íngremes e descidas girar a câmera para saber o ângulo do avião em relação ao solo é muito útil. Também é útil quando o sol está baixo e fico com a imagem. Ligue a câmera pode ajudá-lo a evitar ser ofuscado pelo sol. Quanto menor a cobertura da lente da câmera ângulo, terei mais necessidade de movimentos.
Os desenhos pan & tilt vão desde: Movimento em um plano único eixo plana (1 servo) de movimento em um eixo, mas plano inclinado de rotação. Servo é alcançada pela inclinação de alguns graus para baixo (um servo) o movimento em dois eixos, vertical e horizontal (2 servos). Atenção: Não sobrecarregue o consumo eléctrico dos servos da câmara, por q vai precisar usar alimentadores de acordo com o consumo (BEC, ESC, etc)
Links de alguns dos muitos movimentos de câmera (em espanhol):
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=49
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=821
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=692
Telemetria (opcional):
Este é um longo assunto. Telemetria melhora a interação ambiente-piloto. A telemetria é os dados relativos à localização e operação da aeronave. FPV telemetria em modelagem pode ser visto em sobreposição à imagem de vídeo (isso é chamado de ORL-Over Screen Display) ou também pela visão direta e uma montagem simples voltimetro na frente da câmera.
O OSD é conectado entre a câmera de vídeo e Tx. Existem aeromodelistas que fazem os seus próprios dispositivos de telemetria e outros que compram feitos. Telemetria em R/C dá principalmente: Altitude, velocidade, posição, tensão da bateria, distância e posição de decolagem ponto (pista), RPM, variômetro (taxa em q vai para cima ou para baixo do avião). Ele usa equipamentos como GPS, sensores de alta pressão, tubo de pitot, etc. Há muitas casas que fabricam esses dispositivos para R / C. Um modelador disse que o melhor Telemetria q é o olho. Este é um opcional e não um 100%obrigatório. Para ler mais ou comentário ir para a telemetria, fórum ou lojas / fabricantes de telemetria.
MODEM (opcional): Usado por alguns aeromodelistas para transmitir dados de aeronaves e piloto para piloto da aeronave, como alguns tipos de telemetria e dados para o piloto - automático, posição, waypoints, etc Geralmente precisam de um computador no chão para mostrar os dados recebidos. Eles tendem a ser econômicos. Os modems podem ser unidirecional ou bidirecional. O mais comum é que os dados que trafegam no canal de vídeo de áudio Tx (se estiver usando o modem eu não consigo ouvir o áudio do modelo a menos que o vídeo Tx é estéreo, usando um canal para tudo). Instalação: Basicamente Rx de solo é conectado entre o vídeo eo computador. As ligações entre o modelo de GPS e Tx vídeo. Eles são freqüentemente usados como uma redundância de telemetria injetado vídeo (OSD) para construir a confiança.
Para ler mais ou comentário ir ao fórum de telemetria e projetos de UAV / lojas e fabricantes.
Equipamentos:
RADIO R/C: O de sempre. Seria bom ter dois canais livres para o Pan e Tilt dos servos que movimentam a câmera. Q Os mais utilizados são potenciômetros para mover ou servo-sistemas de movimento usando o movimento da cabeça (HEADTRACKING). O headtracking é colocada sobre a cabeça e move os servos aos movimentos deste. Este sinal entra na estação através da pupila de entrada/ professor. Fabricados e vendidos ou há algum aeromodelistas "especialistas" que fazem seu proprio equipamento eletrônico. Para ler mais ou comentário sobre Headtracking eletrônicos vão para o fórum.
sinal de vídeo RX RECEPTOR:
Normalmente se vende em um pacote com o transmissor. Deve ser a mesma freqüência que o transmissor senão não funciona (TX e RX devem ser compatíveis.) O mais utilizado tem 8 canais para escolher. Eles se alimentam normalmente de 12 V e muitos já tem saída RCA Áudio e Vídeo.
ANTENA RX VIDEO :
Sem dúvida, depois de muitos testes em todo o mundo o tipo PATCH (painel) direcional e omnidirecional tipo 3dBi q foram os mais bem sucedidos. Essas antenas são vendidas ou há modelistas que fazem deles. Uma antena de 8 dBi Patch seria o mínimo de qualidade aceitável. A antena de maior ganho de dBi tem a melhor qualidade de imagem que temos. Nos primeiros dias de utilização de um OMNIDRECIONAL 3dBi porque vamos voar raio de 360 graus livremente (há pessoas que voaram para 4 km com esta antena de ambientes livre de interferência). O patch apesar de ter recursos para voar mais longe e mais alto, FPV é para pilotos experientes como sendo "sector" é necessária para permanecer dentro de sua área de cobertura para receber vídeo.
Muitos dizem que a desvantagem de ter um sinal omnidirecional é recebida pelo 360 graus ao redor, sendo capaz de "pegar" a interferência nas populações nas proximidades de aeródromos (Wi-Fi, etc). Em áreas de deserto usando uma omnidirecional, não mente. Se, em vez de usar uma antena, a ser direcional, deve "apontar" para o avião, só assim filtrar interferências de áreas próximas. A antena de maior ganho de dBi tem o menor ângulo de sua cobertura, e um 8 dBi antena pode ser cerca de 90 graus de cobertura, uma antena de 21 dBi é de apenas 20. Se a antena é altamente direcional (de baixo ângulo e dbi muitos) já não ser q úteis e que o avião está em movimento e pode "sair" com facilidade na área de recepção da antena. Há q encontrar com uma antena como a DBI muito e com o ângulo maior cobertura possível. O mais utilizado em antenas patch são 8 e 14 dBi (este último é o mais parecido com eles mesmos).
O patch baixa dbi, pode voar "atrás" deles algumas dezenas de metros.
Para saber mais ou comentar Antenas ir ao fórum.
Equipamento para ver as imagens:
Se os óculos, monitores de TV. Com o desenvolvimento da tecnologia eram mais baratos, por isso os mais usados são os óculos. Os óculos dão a vantagem de um "tele-imersão", que facilita a orientação do piloto. Em alguns modelos precisam uns óculos escuros de fora para apreciar plenamente as imagens (colocar um pano escuro sobre sua cabeça, e assim por diante. Os novos óculos são brilhantes o suficiente para não precisar deste último.
Resolução: o gosto do piloto, maior a resolução terá óculos mais caros. Considere Q se eu tiver uma câmera de vídeo de má qualidade não faz sentido ter óculos de alta resolução (800 x 600).
Outro ponto a considerar é o ângulo de visão (FOV - campo de visão) dos videos. O FOV maior ângulo com óculos de sol, mas "grande" Eu olho para a tela. O mais comumente usado em FPV tem um FOV de 28 ° a 42 ° diagonal. No campo profissional varia entre 80 º a 180 º.FPV é no campo de visão deve ser priorizada sobre a resolução e FOV que quanto mais você tiver, maior será ver a tela e, portanto, obter mais tele-imersão. Óculos geralmente operam em 5 ou 12 V. Para ler mais ou comentário ir para os copos fórum.
FOV OLHO DE IMAGEM DO HOMEM:
BATERIA DA BASE DE SOLO: Nós usamos geralmente baterias 12V chumbo com seus adaptadores. É bom acrescentar miliamperes de cada dispositivo para determinar qual bateria usar. Os mais usados são de 3 a baterias 7A, mas qualquer bateria de carro serve tb. Algumas pessoas também usam lipos 3s (11,1 v) ou NiMH de 10 células.
TÉCNICAS DE VÔO. Sensilas é mais do que você pensa. Este desenvolvido no fórum, mas recomendamos que quando você é um novato FPV, iniciar a contagem em um "spotter", ou seja, alguém que mantêm contato visual com o avião e dizer ao piloto se ele está se afastando demais e você pode orientar qualquer momento de dúvida.
Visite o segmento TÉCNICA DE VÔO FPV:
http://www.aeromodelismovirtual.com/viewtopic.php?t=557
ONDE COMPRAR OS COMPONENTES FPV?
Eu não recomendo comprar no Ebay se você não sabe "exatamente" o que você quer. Se você é um iniciante modo, se abstenham de comprar no Ebay inovar para evitar o risco de comprar coisas, então você não pode fazer. Peça conselhos de pilotos experientes.É melhor comprar em lojas conhecidas e com prestígio FPV UAV, onde vai orientar e fornecer suporte pós-vendas. lojas FPV UAV em sua maioria, possuem equipamentos testados pelos pilotos. Poupe tempo e dinheiro.
O melhor equipamento é o que se ajusta ao nosso plano de vôo e estilo. Se existe uma equipe pronta para voar, certamente nós não seria útil.
FPV componentes foram criados para outros fins que não a nossa, de modo que sua compra foi feita em lojas que anteriormente Tinian nada a ver com este passatempo. Hoje, graças ao dinamismo e à expansão desta modalidade, havia lojas online em várias partes do mundo dedicado exclusivamente à FPV.
Da mesma forma, não hesite em visitar a seção "Electronica feita no fórum" onde está exposto o mais relevante e FPV por membros deste fórum. Este endereço é opcional e pode ser comprado solicitar aos seus criadores.
http://www.aeromodelismovirtual.com/...lectronica.php
ou compras on-line:
http://www.aeromodelismovirtual.com/...isplay.php?f=9
Eles também podem visitar a seção "Shop" do fórum onde uma grande variedade de lojas FPV onde você pode comprar os componentes.
Modelo básico Conexões Elétricas:
COMPONENTES:
* Câmera
* Vídeo TX (transmissor Tx =)
* Bateria
* Microfone (opcional)
* Alarme sonoro de Fail Safe (Opcional)
Alimentação:
a) Se TX e operacional cam em 12V seria uma Lipo 3S 11,1 V
b) Se TX e Cam rodando a 5V o Lipo 2S seria 7,4 V além de um regulador de 5V
c) Se algum componente que a 12V a 5V eo lipo outras graves 3S 11,1 V a 5V regulador sobre o componente que você precisa.
Sugerimos que a bateria LIPO que alimenta o SISTEMA FPV NÃO SEJA O MESMO QUE ALIMENTA O MOTOR, a menos que tenha experiência em conexões elétricas deworm interferência.
A capacidade do LIPO dependem do consumo dos componentes é normalmente em torno de 600mA aprox tempo (veja as especificações de cada item.) LIPO assim uma 10C 800mA ou 1000mA descarga seria suficiente.
OPCIONAL:
tipo de microfone * opcional deve ser pré-amplificados, ou deveria levar suprimentos.
* Fail Safe é um alarme começa a soar o alarme começa a perder o sinal cuendo RC e permite ao piloto para avisar que este não continue se afastando. Está conectado e ligado diretamente a partir do RX r / c programa bar da estação de som ativadas a prova de falhas.Ambos microfone e alarme são vendidos em lojas ou você pode construir um a seu gosto. Alarmes são normalmente vendidos para os receptores PCM.
FPV TÉCNICA DE VÔO
e convidamos você a descobrir todas as informações e expericias dunk neste fórum que fica maior a cada dia, graças aos seus utilizadores.
Voar FPV é maravilhoso e abrir uma "dimensão nova" no nosso hobby, no entanto você deve ter uma boa experiência como um clássico modelador de tomar todas as precauções / classificações relevantes.
Voos Boa!
IMAGENS:
Electric exemplo de configuração de mapas para um trabalho em torno de 12V
1) Instalação com microfone e alarme à prova de falhas
2 Instalação) com microfone
3) Configuração básica
Muito bom!
ResponderExcluirMas se é uma "Introdução ao FPV" o mínimo que vocês teriam que explicar para o internauta que passa pela primeira vez aqui é o que quer dizer essa sigla.
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