segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aeroescolinha visita cidade do ferro

 Neste domingo (23/09) a galera da  Aeroescolinha fez uma visita na cidade de Açailanda com o objetivo da divulgaçao do aeromodelismo, na mesma ocasiao foi entregue o aeromodelo do futuro aspira Thiago. Foi uma manha de muitos voos....
 Neste proximo domingo a nossa visita sera na cidade de augustinopolis, quem tiver afim de embarca nessa aventura, procuro Mesaque ou o Neto.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que é Trimar?

Trimar – Introdução

Essas palavrinhas do aeromodelismo sempre nos pegam, mas essa na verdade é uma palavra comum para várias áreas, de qualquer forma, como gosto de ser objetivo, não iremos nos ater a isso. Trimar é o ajuste fino (as vezes bem mais que fino) para deixar o aeromodelo voar limpo, ou seja, voar reto como deveria e não penso para um lado ou outro, para frente ou para trás. Existem vários métodos para trimar um aeromodelo, do mais simples e cuidadoso, ao mais experiente e despreocupado. Vou falar aqui sobre alguns dos quais conheço, mas com certeza não aborda todos. O importante é você pegar a ideia e aplica-la de uma forma que você se sinta confortável e seguro em pilotar seu aeromodelo.
Para compreender melhor o que é trimar, há um paralelo que já houvi e achei bem interessante, quando você está empinando uma pipa e por algum motivo ela começa a puxar para a esquerda, para resolver o problema, normalmente contrabalanceamos com um peso (fita) no lado direito, isso faz com que ela se equilibre e voe como deve. Guardada as devidas proporções e combinações isso é “trimar” a pipa.

Trimagem Básica

A trimagem mais trivial que se há é a de antes de decolar, olhar se todos os comandos do aeromodelo (ailerons, leme, profundor, etc) estão em sua posição neutra quando os sticks do controle estão no neutro. Isso quer dizer que se a construção do aeromodelo estiver ok, se o posicionamento dos componentes internos estiverem dentro do que se espera, ele voará nivelado.
Se você não tem ideia do que seja aileron, leme e profundor e por isso não sabe o que seria a posição neutra, olhe na imagem ao lado


Trimagem Média

Na trimagem média (isso não é uma nomenclatura, é só a forma de identificar a dificuldade e itens a trimar), você realiza o mesmo procedimento anterior, mas adiciona as verificações relativas ao peso e não só os comandos, essa garante que você tenha mais segurança para decolar o aeromodelo. Nessa verificação você deverá fazer a checagem do CG e se o aeromodelo está mais pesado para um lado ou outro.

Trimagem Avançada

A trimagem avançada, não deve ser feita por iniciantes, por ser arriscada, mas apesar disso é bem eficiente, pois você vai “arrumando” o nivelamento do aeromodelo em condições reais, ou seja, no vôo. Então através do controle você vai trimando (normalmente são aqueles controladores de regulagem fina que ficam envolta dos sticks do controle) para compensar se estiver penso para esquerda você dá mais comando para direita, até estabiliza-lo em vôo.

Conclusão

Então caso você esteja vendo seu aeromodelo decolando e já caindo de bico, ou puxando de lado, ou seja, desnivelado é muito provável que tenha que trimar ele, verificar o CG também é um tipo de trimagem.
Espero que tenha ajudado a todos que tiveram a dúvida e se ainda a tem, não perca tempo, utilize o espaço de comentários abaixo e faça sua pergunta
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